Marcada para ocorrer entre 16 e 19 de outubro, a 9ª edição da Semana Criativa de Tiradentes contará com circuito de instalações, agenda de palestras, oficinas e sessões de cinema, além de uma homenagem ao artista Fábio Francino, que faz esculturas em papel machê. Parte da programação foi anunciada na manhã desta terça (02.09), em coletiva de imprensa.
Outra novidade a ser apresentada na edição deste ano é a Escola da Semana, informam os idealizadores do evento, a jornalista e curadora Simone Quintas e o produtor Júnior Guimarães. Situada no distrito Caixa D’água da Esperança, o espaço terá cursos e eventos, com a missão de preservação do artesanato. Sua concepção contou com os arquitetos Paulo Alves e Bel Lobo.
A escola já estará em funcionamento durante a Semana. Guimarães conta que eles pensaram em fazer a inauguração durante o evento, mas optaram por abrir antes para a comunidade: “Para entenderem que é deles”.
Artista Fábio Francino, que faz esculturas lúdicas em papel machê, é o homenageado da edição.
Foto: Divulgação
LEIA TAMBÉM: 7 PEÇAS DE DESIGN BRASILEIRO PARA DEIXAR A CASA MAIS ESTILOSA
A Semana Criativa terá instalações assinadas por Renato Imbroisi, Ana Vaz, Pietro Oliveira, André Ferri, entre outros. O estilista Ronaldo Fraga apresentará os projetos As Mudas e Casa Bordada, feito com bordadeiras do município de Barra Longa.
Haverá também as casas Paraíba e Pará, voltadas para mostras de criativos dos respectivos estados, e exposição sobre benzedeiras do Vale do Jequitinhonha, montada a partir de pesquisas e livro de Aline Gomez Ruas e Lori Figueiró.
LEIA TAMBÉM: 3 DICAS PARA GARIMPAR MÓVEIS E OBJETOS ANTIGOS
Semana Criativa de Tiradentes: na foto, uma das exposições de 2024.
Foto: Cacá Bratke / Divulgação.
Como tradição, a edição contará com a exibição de peças feitas em colaboração entre designers e artesãos, produzidas a partir de imersões. Neste ano, participaram os designers Ana Vaz, Bruno Niz, Igor Sabá, Stephanie Ribeiro e Estevão Toledo.
Entre os artesãos, há os coletivos Construindo Sonhos, de bordadeiras de César de Pina, o Ceramistas do Elvas, além do cuteleiro Bruno Timochenco, o escultor Michael Ferreira, o marceneiro Beto Romero e a tecelã Silvânia Mendonça Machado.
Segundo a organização, em 2024, mais de 14 mil visitantes circularam por Tiradentes durante os quatro dias do festival. Os ingressos para as oficinas começarão a ser vendidos em outubro – o restante da programação é gratuito e será divulgado, na íntegra, durante o mês de setembro no site.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes