Miami (EUA) – Pela primeira vez em sua carreira profissional, Jakub Mensik disputará uma final de Masters 1000. O jovem tcheco de 19 anos e 54º do ranking garantiu vaga na final em Miami depois de derrotar o norte-americano Taylor Fritz, número 4 do mundo, por 7/6 (7-4), 4/6 e 7/6 (7-4) em 2h25 de partida nesta sexta-feira.
Mensik ainda busca o primeiro título de ATP, depois de ter perdido uma final em Doha no ano passado. Ao superar Fritz, o tcheco também marcou sua sétima vitória contra top 10 na carreira, a terceira na temporada e a segunda no torneio. Ele já havia derrotado o britânico Jack Draper, recente campeão de Indian Wells.
Terceiro jogador mais jovem a chegar à final em Miami, atrás apenas dos espanhóis Rafael Nadal e Carlos Alcaraz, Mensik desafia Novak Djokovic no próximo domingo às 16h (de Brasília). O sérvio venceu o único duelo anterior entre eles, no ano passado em Xangai. Seis vezes campeão em Miami, Djokovic é o recordista de títulos de Masters 1000, com 40 no total. O veterano de 37 anos disputará sua 60ª final em torneios deste nível. Outra busca para o sérvio é o 100º título de ATP na carreira.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
A grande campanha em Miami também garante um salto no ranking para Mensik. Ele está entrando no top 30 da ATP, ao subir 24 posições. E se for campeão, pde chegar ao 24º lugar do ranking.
Já Fritz disputou sua sexta semifinal de Masters 1000. Ele tem um título de Indian Wells em 2022, vencendo Rafael Nadal na decisão. O norte-americano de 27 anos fez a melhor campanha da carreira em Miami.
MASTERFUL MENSIK 😱
The moment @mensik_jakub_ defeated Fritz to become the first Czech to reach a Masters final since 2015! #MiamiOpen pic.twitter.com/jDkxwKzs7i
— Tennis TV (@TennisTV) March 29, 2025
Partida de apenas uma quebra e dois tiebreaks
O primeiro set foi inteiramente sem quebras ou break-points. E Mensik, que disparou 10 aces, era quem vinha confirmando seus games de serviço de forma mais tranquila. E essa pequena vantagem apareceu durante o tiebreak, em que o jovem tcheco venceu dois pontos importantes nas devoluções de saque e fechou a parcial.
Fritz reagiu rápido e quebrou logo no início do segundo set. O norte-americano seguiu sem enfrentar break-points na parcial para igualar a partida. Assim como aconteceu no set inicial, a parcial decisiva também não teve quebras, mas Fritz precisou salvar dois break-points quando perdia por 2/1. Mensik fez mais 10 aces antes do tiebreak e só havia perdido seis pontos no saque antes do game-desempate.
Já no tiebreak, o tcheco abriu uma pequena vantagem logo cedo e saiu vencendo por 3-1, mas jogou para fora um backhand em um ponto que dominava, permitindo a reação de Fritz, que buscou o empate e a virada para 4-3. O tcheco respondeu com um ace e um winner na paralela. Pouco depois, sustentou um longo rali para chegar ao match-point. Confiante, ele encaixou uma ótima devolução e assumiu o controle do ponto para definir a disputa em três sets. Mensik disparou 25 aces na partida. Ele fez um winner a mais que Fritz, 40 contra 39, e cometeu 37 erros não-forçados contra 35 do norte-americano.