Miami (EUA) – Apesar de toda expectativa pela chance do centésimo título da carreira de Novak Djokovic, o tcheco Jakub Mensik impediu a comemoração do sérvio e conquistou seu primeiro Masters 1000 em Miami. Mensik, de apenas 19 anos e 54º do ranking, derrotou Djokovic com parciais de 7/6 (7-4) e 7/6 (7-4) em 2h03 de partida. Foi o segundo encontro do jovem tcheco contra seu ídolo de infância. Ano passado, Djokovic havia vencido em Xangai.
Até então, Mensik só havia disputado uma final de ATP na carreira e ficado com o vice em Doha no ano passado. Com a grande campanha em Miami, onde também venceu os top 10 Jack Draper e Taylor Fritz, o tcheco garante um salto no ranking e está entrando no top 30 da ATP, chegando ao 24º lugar.
Mensik se tornou o quarto jogador tcheco a vencer um Masters 1000, juntando-se a Karel Novacek, Petr Korda e Tomas Berdych. O título de Berdych nas quadras duras e cobertas de Paris em 2005 havia sido o último de um tenista tcheco em torneis deste nível. Ele também se torna o novo mais jovem campeão de Masters 1000 na história da série e o segundo mais jovem em Miami, atrás de Carlos Alcaraz, aos 18 anos, em 2022.
+ Clique aqui e siga o Canal do TenisBrasil no WhatsApp
Já Djokovic disputou a final de número 142 da carreira e segue com 99 títulos de primeira linha, sendo que o mais recente foi a medalha de ouro olímpica nos Jogos de Paris. Em torneios Masters 1000, ele já o recordista de títulos, com 40 conquistas e jogou a 60ª final.
Em Miami, o veterano de 37 anos tem seis títulos, o último ainda em 2016, mas não disputava a competição desde 2019. Esta foi sua oitava final no evento. Apenas outros dois homens chegaram à marca de cem títulos na elite do tênis profissional. O recordista é Jimmy Connors, com 109, seguido por Roger Federer, com 103.
The Student Becomes The Master(s) Champion 🏆
The moment @mensik_jakub_ completed his 7-6 7-6 victory over Novak Djokovic! #MiamiOpen pic.twitter.com/GDqFHrvsPB
— Tennis TV (@TennisTV) March 31, 2025
Longa espera por chuva e condições de jogo mais lentas
A final deste domingo estava inicialmente programada para às 16h (de Brasília), mas teve quase seis horas de atraso por chuva. Por ser um jogo noturno e com maior umidade relativa do ar, as condições da superfície da quadra e das bolas ficam um pouco mais lentas. E também por isso o saque não era um fator tão determinante, o que ajudou Djokovic a disputar mais pontos nos games de serviço do Mensik, reconhecidamente um grande sacador. E ainda assim, jovem o tcheco teve um ótimo início de partida e prevaleceu durante o primeiro set.
Mensik conseguiu uma quebra logo cedo e saiu vencendo por 3/0. E só então, Djokovic confirmou o serviço pela primeira vez. O sérvio então deu um susto em todos que estavam assistindo à partida, ao escorregar na quadra e sofrer uma queda. Mas nada muito grave. Depois de estar perdendo por 4/1, ele conseguiu buscar o empate no oitavo game e passou a confirmar seus games de serviço de forma mais tranquila, além de atacar mais o segundo serviço do tcheco. A definição ficou para o tiebreak, que venceu dois pontos seguidos nas devoluções e saiu vencendo por 5-0. Com uma grande vantagem construída, o tcheco sustentou a liderança até o fim da parcial, ainda que Djokovic tenha escapado de dois set-points.
Seizing the moment. @mensik_jakub_ is FIRED UP!!! @MiamiOpen | #MiamiOpen pic.twitter.com/sXIjeNJc1g
— ATP Tour (@atptour) March 31, 2025
A disputa do segundo set seguiu saque a saque, sendo que Djokovic escapou de dois break-points quando o placar estava empatado por 2/2. Já no oitavo game, foi a vez do tcheco encarar um game mais longo em seu serviço, mas não enfrentou break-points. Ele conseguiu se salvar com uma sequência de aces. E mais uma vez, um set foi definido no tiebreak.
Mensik, que havia vencido os outros seis tiebreaks que disputou no torneio, começou vencendo por 2-0. Djokovic conseguiu buscar o empate por 2-2, mas não resistiu a um longo rali, que permitiu ao tcheco recuperar a vantagem antes da virada de lado. Os ralis longos ficaram mais frequentes no fim do jogo e o tcheco prevalecia, ampliando a vantagem para chegar a três match-points. O sérvio salvou o primeiro com um winner de devolução, mas a distância no placar possibilitou a Mensik novamente sacar muito bem e derrubar o ídolo na final. Na lente da câmera, deixou um recado para o futuro e escreveu: “O primeiro de muitos”.
“First Of Many” 🤩@mensik_jakub_ #MiamiOpen pic.twitter.com/wnNa3TdSMO
— Tennis TV (@TennisTV) March 31, 2025