Estudantes de jornalismo podem se inscrever até 31 de agosto para a 24ª edição do Curso de Jornalismo em Guerra e Violência Armada, promovido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) em parceria com a Oboré. As aulas serão online, aos sábados, de 6 de setembro a 18 de outubro.
O curso tem como foco a cobertura ética de conflitos armados e outras situações de violência.
Os participantes terão aulas sobre o trabalho humanitário do CICV, o Direito Internacional Humanitário (DIH) —conhecido como “leis da guerra”— e as normas internacionais que regem a atuação de forças policiais em contextos de violência.
Uma aula magna será realizada em 6 de setembro, às 9h, com acesso liberado a todos os inscritos. A presença nesse encontro faz parte do processo seletivo. Os demais encontros serão restritos aos 50 estudantes selecionados.
A formação também contará com jornalistas convidados que já atuaram em zonas de conflito. Eles compartilharão experiências sobre os desafios da cobertura, como lidar com as fontes e lidar com contextos de risco.
Criado em 2003, o Projeto Repórter do Futuro tem parceria com a Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo, com o Instituto de Pesquisa, Formação e Difusão em Políticas Públicas e Sociais (IPFD) e com a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
As inscrições podem ser feitas aqui. Mais informações estão disponíveis no site da instituição.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS