Cada vez mais reconhecido por sua gastronomia rica e diversa, Portugal possui 46 restaurantes com estrelas no Guia Michelin, na edição de 2025. Além deles, há 26 estabelecimentos com o selo Bib Gourmand (boa cozinha a preços acessíveis) e 116 recomendados. A seguir, conheça quatro indicados.
Mercearia Gadanha
Recomendado
Comandado pela chef brasileira Michele Marques, há quase 20 anos em Portugal, o restaurante oferece uma releitura do cardápio alentejano, desde as entradas com pão, azeite, azeitona e croquetes ao porco preto com miga (pão amolecido e frito) e molho de mariscos. O prato mais pedido é o mil-folhas de bacalhau e presunto. A chef tentou tirá-lo do cardápio, mas a clientela não deixou.
As sobremesas de Michele transitam entre o toque tropical brasileiro, no sorvete de maracujá, cítricos e outras frutas, e a reverência aos produtos locais, como o queijo de cabra que recheia a maçã de chocolate branco. No mesmo local do restaurante fica a Mercearia do Gadanha, onde é possível comprar azeites, pães, vinhos, entre outros.
Rua da Vasco da Gama, nº 4, Estremoz
Tasca do Zé Tuga
Recomendado
O chef Luís Portugal era bancário quando participou do Masterchef Portugal. A partir do programa, decidiu dedicar-se à gastronomia. Na tasca batizada com seu apelido, privilegia a cozinha transmontana. Pão de trigo e centeio, bolinho com massa de butelo, um enchido de porco, e bacalhau com purê de tremoços estão presentes no cardápio. Um dos destaques é a sopa de castanha, produto essencialmente bragançano, com presunto e servida em tubos. De sobremesa, a tasca oferece torta de azeite e azeitona e o doce de chocolate do Tuga, com o qual o chef venceu a edição de Natal do Masterchef em 2018.
Rua da Igreja, 68, Bragança
O Javali
Bib Gourmand
Com 22 anos de história, o restaurante baseado em carnes de caça pertence é familiar, tocado por Alberto Gonçalves, sua mulher, Maria do Carmo, que comanda a cozinha, e o filho do casal, Flávio. Todos os preparos são feitos de forma tradicional. As entradas já mostram a alma do estabelecimento. Queijo de ovelha, patê de azeitonas, embutidos, alheiras, chouriço de javali e presunto são algumas delas.
A carne de caça está presente na empada de perdiz, no lombo de javali acompanhado de purê de castanhas e no arroz de lebre ao molho cabidela. De sobremesa, pudim de castanha e torta de frutas são acompanhados por um delicioso leite creme. Flávio, proprietário de outros estabelecimentos na cidade, diz que recentemente a família decidiu dar uma cara mais contemporânea ao Javali. “Mas mantivemos a alma do restaurante, a cozinha”, afirma.
Estrada do Portelo, km 5, em Bragança
Flor de Liz
Recomendado
O bistrô leva este nome em homenagem aos ladrilhos do palacete que o abriga, assim como o hotel de luxo Vila Foz. Em um ambiente despretensioso, o chef Arnaldo Azevedo oferece menus de almoço, com dois ou três pratos, ou à escolha do visitante. Na entrada, são oferecidos pão e manteiga feitos na casa. A reportagem escolheu no menu executivo o filé de espada com arroz no tomate, um clássico das casas portuguesas e, para fechar, um quindim. Mesas externas são um convite à refeição ao ar livre, mesmo em dias mais frios, com a ajuda de mantinhas oferecidas pelo restaurante.
Avenida de Montevideu, 236, Porto
A jornalista viajou a convite de TAP Air Portugal e Turismo de Portugal