O presidente Lula (PT) tem vantagem contra todos os adversários em um eventual segundo turno nas eleições presidenciais de 2026, mas com uma liderança mais apertada sobre Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Ratinho Jr. (PSD) do que sobre Ronaldo Caiado (União Brasil) e Romeu Zema (Novo), segundo a mais recente pesquisa Datafolha.
O instituto pesquisou o desempenho do presidente contra governadores de centro-direita cotados como pré-candidatos ao Palácio do Planalto.
Contra o chefe do Executivo estadual de São Paulo, Lula aparece com 45%, ante 41% de Tarcísio. Os dois estão no limite máximo da margem de erro (de dois pontos percentuais, para mais ou para menos), quando um empate é considerado improvável pelo Datafolha.
A pesquisa, que ouviu 2.004 eleitores maiores de 16 anos em 130 cidades, foi realizada nos dias 29 e 30 de julho — data da confirmação do tarifaço de Donald Trump. Lula ganhou vantagem sobre Tarcísio em relação ao levantamento anterior, feito entre os dias 10 e 11 de junho, quando havia um empate técnico (43% a 42%).
Contra o governador do Paraná, Lula tem no segundo turno 45%, ante 40% de Ratinho Jr. Foi a primeira vez que esse cenário foi testado.
Contra Caiado, o petista chega a 47%, enquanto o governador goiano obtém 35%.
Já a vitória de Lula sobre o mineiro Zema seria de 46% a 36% caso o segundo turno entre os dois políticos fosse agora, de acordo com a pesquisa.