quarta-feira, setembro 10, 2025
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
No Result
View All Result
Home Política

Getúlio é o ex-presidente que mais dá nome a logradouros – 23/08/2025 – Poder

Redação by Redação
agosto 24, 2025
in Política
0
0
Getúlio é o ex-presidente que mais dá nome a logradouros – 23/08/2025 – Poder
https://www.facebook.com/profile.php?id=61571047525821 Share on Twitter


Getúlio Vargas dá nome à principal praça de Alegrete, no interior do Rio Grande do Sul. No meio desse espaço público, há um busto do homem que governou o país em dois períodos, de 1930 a 1945 e depois de 1951 a 1954.

Lá no alto, na outra ponta do mapa, em Boa Vista, capital de Roraima, uma das principais avenidas também leva o nome de Getúlio, morto há 71 anos, em 24 de agosto de 1954.

Levantamento realizado pela Folha a partir de dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostra que o líder gaúcho é o mais homenageado em logradouros considerando aqueles que governaram o Brasil no período republicano. São 2.593 menções em ruas, avenidas, alamedas, praças, travessas e outros espaços de uso público nas cinco regiões do país.

Dos 5.565 municípios do Brasil, 35% têm pelo menos um logradouro com o nome de Getúlio.

“Logradouros são lugares de memória, que perpetuam o imaginário do país. Têm um sentido importante do ponto de vista da história da política brasileira”, diz Angela de Castro Gomes, professora titular aposentada de história do Brasil na Universidade Federal Fluminense (UFF).

Em geral, os nomes de ruas e outros espaços públicos dentro dos limites de um município são decididos pela Câmara de Vereadores. Em 2019, porém, o STF (Supremo Tribunal Federal) reconheceu também a competência do prefeito para a denominação de logradouros. No caso de rodovias federais e estaduais, a incumbência recai principalmente sobre os deputados das duas esferas, mas a iniciativa também pode partir do Executivo.

A população pode se organizar para sugerir nomes ou mudanças de nomes, mas a decisão final sempre passa pelos representantes políticos.

A presença ostensiva de Getúlio nas placas país afora pode ser associada à sua força como liderança partidária, com influência inigualável na época sobre deputados e vereadores.

De 1945 a 1965, quando o presidente Castello Branco extinguiu o pluripartidarismo, as três legendas mais competitivas no país eram PSD (Partido Social Democrático), PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) e UDN (União Democrática Nacional). Getúlio foi o principal responsável pela fundação do PTB e figura-chave nas articulações que levaram ao surgimento do PSD.

Foi a aliança dessas duas siglas que sustentou seu último período no poder e também o governo seguinte, de Juscelino Kubitschek (1956-1961), não por acaso o segundo nome mais lembrado nos espaços públicos do país.

“Acredito que uma grande parte desses logradouros tenha recebido o nome de Getúlio durante as décadas de 1940 e 1950. É principalmente a partir dos anos 1940 que ele se projeta como o grande nome da política nacional e, praticamente, não tem concorrentes”, afirma Castro Gomes, autora de livros como “Getulismo e Trabalhismo”, em parceria com Maria Celina d´Araújo.

Um exemplo é a Presidente Vargas, uma das principais avenidas do Rio de Janeiro, então capital do país. Foi inaugurada em 1944.

Para Lira Neto, o principal biógrafo do político nascido em São Borja (RS), dois fatores são preponderantes para tamanha presença de Getúlio nas placas dos espaços públicos. “Ninguém provocou tantas transformações na vida do Brasil como ele. O país de antes de Getúlio e o que vem depois são dois Brasis completamente diferentes, para o bem e para o mal.”

Além disso, segundo ele, Getúlio “continua vivo nessa memória coletiva porque até hoje as principais pautas das discussões política, econômica e social passam por ele. Veja a matriz energética. Falar sobre petróleo remete à era Vargas. Se o tema é flexibilização da legislação trabalhista, também voltamos àquele período”.

Castro Gomes ressalta o pacote de conquistas sociais, com a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) à frente, como uma das razões para a liderança de Getúlio nesse quesito. Mas não só.

Para a historiadora, o fato de ele ter se matado contribuiu bastante para o que ela trata como “construção memorial”. Chamada inicialmente de 15 de Novembro, a praça de Alegrete –lembrada no primeiro parágrafo– ganhou o nome do líder gaúcho justamente no ano do suicídio, 1954.

A socióloga Maria Victoria Benevides também enfatiza a “marca do mártir” e se lembra do impacto. “Eu estudava em um colégio de freiras, radicalmente antigetulista, no Rio de Janeiro. Mesmo essa escola, assim como todas as outras, cancelaram as aulas no dia da morte dele. Foi uma comoção.”

A existência de quase 2.600 logradouros mantém vivo o legado de Getúlio, inclusive o autoritarismo do Estado Novo. Nesse período, que vai de 1937 a 1945, ele exerceu seus poderes como um ditador.

Em maio deste ano, a Justiça determinou que a prefeitura de São Paulo apresentasse um cronograma para mudar os nomes de ruas que homenageiam figuras ligadas à repressão durante a ditadura militar. A decisão tomou como base a ação pública movida pelo Instituto Vladimir Herzog em conjunto com a Defensoria Pública da União.

A medida leva à dúvida: por que não existem iniciativas para tirar o nome de Getúlio de praças e avenidas considerando que ele esteve à frente do aparato repressivo do Estado Novo?

De acordo com Castro Gomes, “a construção memorial obscureceu esse ponto”, referindo-se às mortes e perseguições dos opositores naquela fase. No imaginário da população, na visão dela, a preocupação em proteger os direitos conquistados na era Vargas acabou falando mais alto.

Além disso, segundo a historiadora, Getúlio se beneficiou de uma “sofisticada máquina de propaganda” e, não menos importante, soube renovar sua imagem ao ser eleito presidente em 1950, cinco anos depois do fim da fase autoritária.

Uma curiosidade vem à tona quando os dados são divididos por unidades da federação. Embora seja o estado mais populoso do país pelo menos desde a década de 1940, São Paulo não ocupa a liderança nem em número total de logradouros nem em número de municípios com ao menos um logradouro com o nome de Getúlio.

No total de logradouros, está em quarto lugar, atrás de Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul. Já em número de municípios com ao menos um logradouro, fica entre os últimos, na 21ª posição.

Para os especialistas, esse descompasso pode ser compreendido pela Revolução de 1932, um dos maiores confrontos armados do século 20 no Brasil. O conflito opôs duas grandes forças: os paulistas de um lado e as forças federais comandadas por Getúlio de outro.

“O fato é que 1932 deixou muitas sequelas nessa relação do estado de São Paulo com a memória de Getúlio”, diz Lira.

METODOLOGIA

A reportagem utilizou a Base de Faces de Logradouros do IBGE, atualizada para o Censo 2022, para chegar a todos os nomes de endereços únicos no Brasil por meio da linguagem de programação Python. A partir do resultado, foi feito o cruzamento com a lista de todos os presidentes que ocuparam o cargo, ainda que interinamente ou em juntas.

Além das correspondências exatas com cada nome completo, também foram filtradas variações de grafia e composições com o cargo. No caso do primeiro presidente da ditadura, por exemplo, foram considerados tanto “Humberto de Alencar Castello Branco” quanto variações como “presidente Castello Branco”, “marechal Castello Branco” ou “Humberto Castelo Branco”.

Foram excluídos casos de nomes mais comuns que aparecem sem o título de presidente, para descartar possíveis homônimos quando a checagem não foi possível. Em casos como o de “Juscelino Kubitschek”, apesar de diversas variações de grafia terem sido consideradas, alguns logradouros podem ter ficado de fora devido a erros de digitação na base.

Como os dados do IBGE estão atualizados até 2022, alguns nomes de logradouros podem ter sofrido alterações.


Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

Next Post

Viatura da PM capota após ser atingida por carro na Linha Amarela

Redação

Redação

Related Posts

Podcast: Os votos de Moraes e Dino para condenar Bolsonaro – 10/09/2025 – Podcasts
Política

Podcast: Os votos de Moraes e Dino para condenar Bolsonaro – 10/09/2025 – Podcasts

setembro 10, 2025
‘Pilar antigolpe’, general foi alvo de suspeita e bronca – 10/09/2025 – Poder
Política

‘Pilar antigolpe’, general foi alvo de suspeita e bronca – 10/09/2025 – Poder

setembro 10, 2025
Julgamento de Bolsonaro adia evento no Senado – 09/09/2025 – Painel
Política

Julgamento de Bolsonaro adia evento no Senado – 09/09/2025 – Painel

setembro 10, 2025
Especialistas se dividem em voto de Moraes sobre Bolsonaro – 09/09/2025 – Poder
Política

Especialistas se dividem em voto de Moraes sobre Bolsonaro – 09/09/2025 – Poder

setembro 10, 2025
Bolsonarismo amarga derrota com votos no STF – 09/09/2025 – Poder
Política

Bolsonarismo amarga derrota com votos no STF – 09/09/2025 – Poder

setembro 10, 2025
Ameaça da Casa Branca é incompreensível, dizem professores – 10/09/2025 – Poder
Política

Ameaça da Casa Branca é incompreensível, dizem professores – 10/09/2025 – Poder

setembro 10, 2025
Bolsonaristas avaliam que voto de Dino foi político – 09/09/2025 – Painel
Política

Bolsonaristas avaliam que voto de Dino foi político – 09/09/2025 – Painel

setembro 10, 2025
Leia frases do voto de Dino no julgamento de Bolsonaro – 09/09/2025 – Poder
Política

Leia frases do voto de Dino no julgamento de Bolsonaro – 09/09/2025 – Poder

setembro 10, 2025
Voto de Moraes ainda deixa em aberto quantidade de crimes – 09/09/2025 – Poder
Política

Voto de Moraes ainda deixa em aberto quantidade de crimes – 09/09/2025 – Poder

setembro 10, 2025
Julgamento de Bolsonaro: 3° dia tem citação a Mickey e 7/9 – 09/09/2025 – Poder
Política

Julgamento de Bolsonaro: 3° dia tem citação a Mickey e 7/9 – 09/09/2025 – Poder

setembro 9, 2025
carregar mais
Next Post
Viatura da PM capota após ser atingida por carro na Linha Amarela

Viatura da PM capota após ser atingida por carro na Linha Amarela

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Nunes desapropria Clube Banespa para construir parque – 28/08/2025 – Painel

Nunes desapropria Clube Banespa para construir parque – 28/08/2025 – Painel

agosto 29, 2025
Presidente de Associação de Moradores é morto no Rio

Presidente de Associação de Moradores é morto no Rio

agosto 27, 2025
INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

agosto 24, 2025
Batismo no Leblon: família diz que padre se recusou a falar nome de criança

Batismo no Leblon: família diz que padre se recusou a falar nome de criança

agosto 27, 2025
Rio das Flores recebe neste sábado o projeto ‘Conexão Globoplay’

Rio das Flores recebe neste sábado o projeto ‘Conexão Globoplay’

setembro 10, 2025
Podcast: Os votos de Moraes e Dino para condenar Bolsonaro – 10/09/2025 – Podcasts

Podcast: Os votos de Moraes e Dino para condenar Bolsonaro – 10/09/2025 – Podcasts

setembro 10, 2025
Golpe virtual com link que rouba dados é o mais comum no Brasil, com 553 milhões de ataques

Golpe virtual com link que rouba dados é o mais comum no Brasil, com 553 milhões de ataques

setembro 10, 2025
Morre aos 77 anos, Waldir Jorge, baixista da banda Blue Angels

Morre aos 77 anos, Waldir Jorge, baixista da banda Blue Angels

setembro 10, 2025

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

JASMIRA IMÓVEIS (038) 9.8831-0162

JASMIRA IMÓVEIS
JASMIRA IMÓVEIS: COMPRA, VENDA E ADMINISTRA
portalnardelazuoz.com.br

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

No Result
View All Result
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
%d