A startup de inteligência artificial xAI, do bilionário Elon Musk, anunciou nessa segunda-feira (25) que entrou com processo contra a Apple e a OpenAI, acusando-as de conspirar ilegalmente para impedir a concorrência no setor de inteligência artificial.
“[A Apple e a OpenAI] fecharam os mercados para manter seus monopólios e impedir que inovadores como X e xAI concorressem”, afirma a empresa de Musk no processo apresentado em um tribunal federal dos Estados Unidos, no Texas.
Uma parceria da Apple com a OpenAI integrou o ChatGPT em iPhones, iPads e Macs. A OpenAI afirmou que o processo é parte da tática de assédio de Musk, enquanto a Apple não respondeu a pedido de comentários.
O processo afirma que, “se não fosse por seu acordo exclusivo com a OpenAI, a Apple não teria motivos para não apresentar de forma mais proeminente os aplicativos X e Grok em sua App Store”.
Na ação judicial, a xAI disse que está buscando bilhões de dólares em indenização por danos.
Em comunicado, um porta-voz da OpenAI afirmou que “esse processo mais recente é consistente com o padrão contínuo de assédio do Sr. Musk”. A Apple não respondeu de imediato a um pedido de comentário.
Musk tinha ameaçado processar a Apple neste mês, ao afirmar em uma publicação no X que o comportamento da Apple “torna impossível para qualquer empresa de IA, além da OpenAI, alcançar o ”primeiro lugar na App Store”.
O ChatGPT, da OpenAI, se tornou o aplicativo de consumo de crescimento mais rápido da história nos meses seguintes ao seu lançamento, que ocorreu no final de 2022.
Em março deste ano, a xAI comprou o X por US$ 33 bilhões para aprimorar seus recursos de treinamento de chatbot. O bilionário também integrou o chatbot Grok aos veículos fabricados pela Tesla, sua empresa de automóveis elétricos.
A startup de inteligência artificial, lançada há menos de dois anos, concorre com a chinesa DeepSeek e com a OpenAI, apoiada pela Microsoft.
Separadamente, Musk está processando a OpenAI e seu presidente-executivo, Sam Altman, em um tribunal federal na Califórnia para impedir a conversão da empresa em uma companhia com fins lucrativos. Musk cofundou a OpenAI com Altman em 2015 como uma empresa sem fins lucrativos.
As práticas da App Store, por sua vez, têm sido o foco de diversas ações. Em um processo da Epic Games, criadora do “Fortnite”, um juiz determinou que a Apple permitisse maior concorrência entre opções de pagamento de aplicativos.