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O ano de 2025 registra um crescimento tímido, mas estável, no número de gamers ao redor do mundo e no consumo de jogos. A base global de jogadores é projetada em 3,6 bilhões de pessoas, representando 61,5% da população online mundial, ante 3,4 bilhões no ano passado, uma alta de 4,4%.
Ainda, a receita global obtida em jogos eletrônicos neste ciclo deve chegar a US$ 188,8 bilhões (R$ 1,02 trilhão, na cotação atual), crescendo 3,4% em relação a 2024, quando foi registrada arrecadação total de US$ 182,5 bilhões.
É o que diz a consultoria holandesa Newzoo em seu novo relatório global do mercado de games, publicado anualmente e divulgado nesta terça-feira (9).
A pesquisa tem alcance mundial e combina dados coletados pela consultoria, além de fontes públicas e de parceiros para dimensionar todo o setor de jogos. A empresa usa como parte de seus dados a Global Gamer Study, levantamento com 73 mil respondentes em 36 países, além de informações do FMI (Fundo Monetário Internacional), do Banco Mundial e de empresas da área.
Com os dados, cria-se um modelo que estima e projeta o mercado por região e por plataforma (console, computador ou dispositivos móveis) diante dos dados financeiros disponíveis. Leva-se em conta o crescimento da população online e indicadores como receita média por usuário e quantidade de pagantes em cada jogo, além de fatores comportamentais, coletados em pesquisa qualitativa.
Segundo a consultoria, a tendência é de queda no gasto médio por jogador pagante até 2028. O número de jogadores pagantes em títulos lançados deve crescer mais do que a receita total em games.
A Newzoo também projeta uma estabilização no percentual de crescimento entre jogadores, chegando a 3,9 bilhões de usuários daqui a três anos.
A maior quantidade de gamers está na Ásia, segundo o relatório, com quase 1,9 bilhões de pessoas. Na América Latina, são 372,3 milhões de jogadores.
Olhando para as plataformas usadas, 3 bilhões dos jogadores estão em dispositivos móveis, como celulares. Outros 645 milhões usam consoles e 936 milhões jogam em computadores. Vale lembrar que o número é cumulativo, ou seja, jogadores em celular também podem usar computadores ou videogames de mesa.
Do total de US$ 188,8 bilhões de receita em 2025, US$ 103 bilhões (R$ 559 bilhões, aproximadamente) vem de jogos em smartphones, representando 55% da arrecadação total do setor —com destaque para o uso desta plataforma em países emergentes.
Um destaque para os telefones é o “Roblox”, que segue ganhando força como título que prioriza experiências sociais. Outros em alta são jogos que combinam alguns desafios com quebra-cabeças, como “Royal Match”, “Travel Town” e “Seaside Escape”.
Por outro lado, a consultoria cita a dificuldade de descoberta de jogos de qualidade, com a saturação de lojas de aplicativos com novos títulos, o que demandaria uma maior curadoria de catálogo.
O mercado de PCs ocupa 21% da receita total. A Newzoo aponta para uma forte safra de lançamentos que podem aquecer o consumo da plataforma, como “Monster Hunter Wilds” e “Assassin’s Creed Shadows”. Entretanto, a queda de desempenho em títulos já consolidados, como “League of Legends” e “Tom Clancy’s: Rainbow Six Siege”, afetou a arrecadação entre computadores.
Nos consoles, que chegam a 24% da receita, o Nintendo Switch 2 reaqueceu as vendas e deu impulso à gigante japonesa, que já via as vendas do Switch original desacelerarem, e ao mercado como um todo. Também é mencionado o aumento dos preços de games, que devem elevar os ganhos das empresas apesar de poucos lançamentos de impacto.
Manu Rosier, diretora de inteligência de mercado da Newzoo, diz ver um amadurecimento da indústria de games, apontando maior engajamento das novas gerações por já terem sido expostas aos jogos. Para ela, o crescimento futuro acompanha o aumento populacional, com vantagens vindas de mercados ainda pouco explorados e com novas formas de engajamento.
Ela cita as pressões macroeconômicas como um desafio para o mercado, e afirma que, apesar dos desafios com o aumento de preços, o setor se mantém resiliente pelo seu papel como infraestrutura de entretenimento e pelo comportamento dos gamers, que seguem ativos enquanto comunidade.
“Preços mais altos, sejam por tarifas, inflação ou variações cambiais, afetaram o sentimento do consumidor. Os jogadores permanecem engajados, mas gastam com mais cautela, priorizando títulos gratuitos, serviços de assinatura ou compras premium seletivas”, afirmou a diretora.
“O crescimento será mais seletivo daqui para frente. Gêneros, plataformas e modelos de negócios que se adaptam a padrões de atenção em constante mudança (tela dupla, competição com vídeos curtos) manterão a resiliência, enquanto outros poderão estagnar. Em suma, a força do mercado perdurará — mas dependerá cada vez mais da adaptabilidade, não da inércia”, disse.
Play
dica de game, novo ou antigo, para você testar
The Rogue Prince of Persia
(PC, PS5, Xbox Series X|S)
O jogo, antes testado pela Folha em acesso antecipado, é um lançamento bem-vindo e que traz uma nova forma de jogar a franquia “Prince of Persia”. O game cria uma confluência entre o estilo roguelite ao unir a clássica história do príncipe da Pérsia, que precisa salvar sua nação dos Hunos, com dinâmica e desafios reformulados. O título, desenvolvido pela Evil Empire —mesmo estúdio que criou as DLCs de “Dead Cells”— e distribuído pela Ubisoft, passou por uma transformação entre o beta e o jogo final, com várias adaptações gráficas, mudanças artísticas e de mecânica, tornando-o mais fluído.
Update
novidades, lançamentos, negócios e o que mais importa
- Memorando interno da EA Sports obtido pelo blog Extra Points mostrou que a empresa estava disposta a competir nos jogos de basquete com a 2K, que publica games com a marca NBA, mas desistiu da ideia. Segundo o documento, a EA discutia voltar a lançar o “NCAA Basketball”, destinado às modalidades americanas universitárias, mas os times declinaram as propostas da companhia por receberem ofertas com melhores valores da 2K.
- A Valve, dona da Steam, registrou no escritório de patentes dos Estados Unidos dois documentos, referindo-se a um computador e um console. Os registros são do dia 2 de setembro e pedem autorização para o uso da marca Steam Frame em aparelhos eletrônicos. Não há mais detalhes sobre os produtos em que a marca deve ser utilizada.
- A Supercell, desenvolvedora de jogos como “Clash of Clans” e “Clash Royale”, e a SYBO, estúdio do “Subway Surfers”, anunciaram uma colaboração entre o jogo de corrida interminável e “Brawl Stars”. Ao longo de quatro semanas, os games compartilharão mapas e itens temáticos, além de inaugurarem novas modalidades de jogo, um inspirando o outro. Será possível usufruir da parceria até o dia 5 de outubro no jogo de corrida, e 1º de outubro no game de batalha.
- A DiversiGames, iniciativa social brasileira que utiliza os jogos como forma de inclusão digital e transformação profissional, abrirá um polo em São Paulo, expandindo sua atuação para além do Rio de Janeiro. O novo espaço, disponível ainda em setembro, será localizado nos Campos Elíseos, no centro da capital paulista, e oferecerá cursos profissionalizantes como criação e desenvolvimento de games, programação, arte digital, narrativa para jogos, e outros. O espaço terá capacidade para atender cerca de 150 alunos.
- O “Roblox” terá, até o fim de 2025, um sistema obrigatório de verificação de idade para utilizar os recursos de comunicação dentro do jogo. A medida é parte de uma série de novas políticas de segurança para evitar interações inadequadas entre adultos e crianças na plataforma. Segundo Matt Kaufman, diretor de segurança da Roblox Corporation, a checagem ocorrerá por verificação de identidade, consentimento parental e estimativa de idade por reconhecimento facial.
- A Paramount e a Legendary Entertainment anunciaram um filme de Street Fighter para outubro de 2026, como parte de um novo contrato de distribuição cinematográfica. O longa contará com elenco com Noah Centineo, interpretando Ken, alén de Jason Momoa, como Blanka, e 50 Cent, como Balrog.
- A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza usou a estrutura do Fortnite para criar o Guardiões do Futuro, minijogo para brasileiros sobre a crise climática e a questão ambiental. Os jogadores estarão em missão para proteger o clima e restaurar as sete ilhas temáticas, cada uma com um evento diferente, como enchentes, seca, inundação ou incêndio florestal.
Download
games que serão lançados nos próximos dias e promoções que valem a pena
8.set
“Drive Thru Simulator” (PC)
“Star Fire: Eternal Cycle” (PC)
9.set
“Backyard Football ‘99” (Android, iOS, PC)
“Bubsy in the Purrfect Collection” (Nintendo Switch, PC, PS5, Xbox Series X|S)
“Dragon Ball Gekishin Squadra” (Android, iOS, Nintendo Switch, PC, PS4, PS5)
“Firefighting Simulator: Ignite” (PC)
10.set
“Garfield Kart 2: All You Can Drift” (Nintendo Switch, PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S)
“Karma: The Dark World” (Xbox Series X|S)
“Katanaut” (PC)
“Star Birds” (PC)
11.set
“Otherwar” (Xbox Series X|S)
“Shape of Dreams” (PC)
“Trasmoz Legends” (Nintendo Swich, PS4, Xbox Series X|S)
12.set
“Borderlands 4” (PC, PS5, Xbox Series X|S)
“Captured” (PS5)
“Gloomy Eyes” (Nintendo Switch, PC, PS5, Xbox Series X|S)
“NHL 26” (PS5, Xbox Series X|S)
“Roman Sand RE:Build” (Nintendo Switch, PC, PS4, PS5, Xbox One, Xbox Series X|S)
13.set
“Cozy Organizer” (PC)