Apesar de ser uma peça um tanto atemporal, que sobreviveu às diferentes ondas da moda, a sapatilha não é lá uma unanimidade. Houve um tempo, aliás, em que a versão tradicional com bico redondo e laço embutido era motivo de piada entre a gen Z. O motivo? Ela seria particular demais aos millennials. Brigas de gerações à parte, a sapatilha quadrada e outras opções modernizadas – e até a tradicional, estilo bailarina – colocaram o sapato de novo nos holofotes.
Exemplo disso é a sapatilha de pontas quadradas e assimétricas da Sandy Liang, designer cobiçada entre a juventude. No couro, tule ou cetim, o modelo traz um twist pequeno, mas interessante, que faz o calçado fugir do blasé.
Foto: Divulgação/Sandy Liang.
O sapato de bailarina ganha outra atualização na Maison Margiela, marca na qual o bico quadrado é acompanhado também do efeito tabi – nele, o dedão do pé recebe um espaço reservado que o destaca dos demais dedos. O modelo, diga-se de passagem, é um dos atuais favoritos e aparece em uma diversidade de produções.
Miu Miu, um dos principais nomes responsáveis pelo retorno da tendência, também apresenta suas interpretações da sapatilha quadrada, simulando uma sapatilha de ponta.
Sapatilha tabi da Maison Margiela.
Foto: Divulgação
LEIA TAMBÉM: NÃO SUPORTA SAPATILHAS? TUDO BEM, MAS JÁ EXPERIMENTOU ESSAS NOVAS VERSÕES?
Fato é que a sapatilha quadrada se apresenta como uma alternativa bem-vinda, e talvez menos batida, ao sapato tradicional, oferencendo um frescor imediato ao visual. Looks mais básicos, com jeans e blusa neutra, ganham um novo apelo quando recebem a adição.
Foto: Getty Images
Mas não só: o modelo pode elevar um mix and match de texturas e informações, como é o caso do visual abaixo com saia de renda e camiseta de algodão. Quem quiser dar um turbinada no guarda-roupa de trabalho sem fugir totalmente do dresscode pode introduzir a sapatilha quadrada no seu look de alfaiataria.
Tal versatilidade faz com que o elemento se torne destaque entre os lançamentos e, dessa forma, é provável que você o veja cada vez mais por aí – nas vitrines e nas ruas.
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
LEIA TAMBÉM: AS SAPATILHAS DE BALÉ CONTINUAM MAIS EM ALTA QUE NUNCA
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes