sábado, agosto 2, 2025
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
No Result
View All Result
Home Notícias

Agora réu por tentativa de homicídio, Oruam é obrigado a tirar tinta de cabelo em presídio

Redação by Redação
julho 30, 2025
in Notícias
0
0
Agora réu por tentativa de homicídio, Oruam é obrigado a tirar tinta de cabelo em presídio
https://www.facebook.com/profile.php?id=61571047525821 Share on Twitter




Oruam com cabelo preto após tirar a tinta vermelha
Reprodução/TV Globo
Após se tornar réu por tentativa de homicídio contra dois policiais civis, Mauro Davi Nepomuceno, o Oruam, foi obrigado a tirar, dentro de unidade prisional da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a tinta vermelha que usava no cabelo quando foi preso.
A juíza Tula Melo, da 3ª Vara Criminal, aceitou a denúncia contra Oruam e um amigo dele por tentativa de homicídio contra dois policiais civis.
Em nota, a assessoria de Oruam afirmou que não há respaldo técnico para afirmar que o rapper jogou pedra em policiais.
Com cabelo vermelho, Oruam se entrega à polícia
Kleyton Cintra/TV Globo
A magistrada lembrou que a ação policial na casa de Oruam, que terminou com a prisão dele dias depois, teve a reação do rapper e seus amigos contra os policiais, atirando pedras contra o delegado Moyses Santana e o oficial de cartório Alexandre Ferraz.
Tula, que é viúva do policial João Pedro Marquini, assassinado por bandidos, citou ainda que uma das pedras lançadas, com 4,85 kg, poderia ter matado um dos policiais.
“Foram lançadas várias pedras com massas entre 130g e 4,85 kg, algumas das quais, se atingissem a cabeça de uma pessoa, produziriam impacto superior a 9000 N, valor muito acima do limiar de fratura craniana (3500-5000 N), podendo ser letal”
Na ocasião, os policiais procuravam “Menor Piu”, um menor de idade suspeito de atuar como segurança de Doca, um dos chefes do Comando Vermelho, e atuar como ladrão de carros.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias do RJ em tempo real e de graça
Oruam responde por sete crimes
Oruam já vinha respondendo a outros 7 crimes — pelos quais está preso preventivamente — após a confusão do dia 21, quando ele e amigos impediram o cumprimento de um mandado de busca e apreensão contra um menor procurado por tráfico e roubo. Mas é a 1ª vez que o artista se torna réu pelo episódio — e Tula ainda expediu um novo mandado de prisão preventiva por isso.
Um novo vídeo daquela noite mostra Oruam esmurrando um carro de polícia, antes de os agentes deixarem o local.
Segundo a denúncia, após a apreensão do adolescente, os dois denunciados e outros indivíduos não identificados passaram a lançar pedras contra os policiais de uma altura de 4,5 metros, da varanda da casa de Oruam. Um dos agentes foi atingido nas costas, e outro precisou se abrigar atrás da viatura.
Veja a íntegra da nota do artista
“A assessoria do artista Oruam manifesta-se acerca da recente notícia de que a denúncia por tentativa de homicídio foi aceita contra o referido pelo Ministério Público. É oportuno esclarecer que Oruam já havia sido alvo de denúncia anterior relacionada aos mesmos fatos, pela qual encontra-se atualmente preso, havendo sido considerada, inicialmente, a fragilidade das provas relativas ao tráfico de drogas e associação para o tráfico, tendo o MP optado por não acatar o indiciamento por esses crimes.
A tentativa de reclassificar a acusação como tentativa de homicídio parece uma manobra jurídica infundada, evidenciando uma perseguição de caráter pessoal e uma estratégia de criminalização midiática, sem respaldo consistente na prova.
Chama atenção também o fato de, diante da possibilidade de revogação de sua prisão preventiva, as autoridades terem tomado a iniciativa precipitada de decretar uma nova detenção baseada em alegações frágeis e artificiais. Tal atitude reforça uma narrativa de persecução, claramente motivada por interesses midiáticos e não por aspectos concretos e técnicos.
Cumpre destacar, com base nos depoimentos colhidos, especialmente do delegado Moisés e de outros policiais civis presentes, que em nenhum momento a integridade física dos agentes foi efetivamente colocada em risco. Ao contrário, as ações dos policiais demonstraram prudência, inclusive ao optarem por se retirarem, com o objetivo de evitar uma escalada de violência e preservar a própria segurança e a dos demais presentes.
O processo apresenta uma narrativa quase ficcional, na qual busca-se identificar, com precisão absoluta, o objeto lançado por Oruam em meio ao tumulto. No entanto, a técnica pericial necessária para confirmar de forma inequívoca a identificação dessa pedra por meio de exames de DNA ou impressões digitais não foi realizada ou não consta nos autos. Não há laudo técnico que assegure, de modo categórico, que a pedra recolhida seja de fato a mesma arremessada pelo acusado.
Assim, a acusação insiste em uma narrativa fragilizada, sustentada apenas por testemunhos subjetivos e frágeis, tentando transformar um ato de desespero após um show de horrores, agressões, ataques, danos materiais e que não apresenta provas materiais ou periciais concretas em uma tentativa de homicídio qualificado, uma imputação de grave repercussão social e jurídica, que não possui respaldo fático ou probatório suficiente.
Ademais, a conduta dos policiais também evidencia que, ao momento, não existia risco real de morte. Se assim fosse, não teriam agredido fisicamente o grupo, não teriam entrado na casa do cantor e causado danos materiais a objetos pessoais, como roupas e móveis, xingamentos e as constantes ameaças com armas de fogo, demonstrando que não havia um perigo iminente de morte ou ferimentos graves, como podemos ver no vídeo fornecido por nós, no momento em que as pedras eram lançadas nos carros descaracterizado, os policiais apontavam armas na direção do grupo.
Além disso, a ausência de qualquer prova material que comprove a ligação da pedra ao acusado, junto à inexistência de lesões ou ameaças concretas à integridade dos policiais, reforça a desigualdade de tratamento. O procedimento policial, sem a devida fundamentação técnica e pericial, revela uma imposição desproporcional, incompatível com a gravidade atribuída pela acusação ao fato.
Por fim, tudo indica que estamos diante de uma construção jurídica e midiática, baseada em suposições e testemunhos frágeis, e não em provas concretas capazes de sustentar uma acusação de tentativa de homicídio qualificada. Nosso compromisso é com a Justiça, com o Estado de Direito e com a preservação dos princípios constitucionais que garantem a razoabilidade e a prova material como base para qualquer condenação.
Reiteramos a plena confiança no sistema judiciário, na imparcialidade das instituições e na importância de que atos de violência, ameaças ou manipulações midiáticas não prejudiquem a vida, a liberdade e a reputação de cidadãos inocentes. É imprescindível que a racionalidade jurídica prevaleça, evitando-se que a justiça seja conduzida com base em provas concretas, e não por suposições ou narrativas infundadas que possam comprometer a integridade do processo democrático.
Por tudo isso, reafirmamos nossa confiança no trabalho do Poder Judiciário e na segurança de que, ao final, a verdade dos fatos prevalecerá. A racionalidade deve prevalecer, garantindo que nenhuma pessoa seja condenada ou penalizada sem o devido respaldo técnico e investigativo, resguardando, assim, os direitos e a dignidade do nosso cliente Oruam.
Por fim, estaremos vigilantes e atuantes na defesa de seus direitos, pleiteando sempre a Justiça e a transparência em todas as etapas deste processo. Seguimos confiantes no sistema judicial e na devida apuração dos fatos, com o compromisso de respeitar os princípios que regem a liberdade, a justiça e o Estado de Direito. Acreditando assim, que não possa existir uma “caça às bruxas” que já vem ocorrendo há alguns meses pelo mesmo delegado em direção a artistas de realidade periférica”


Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

ONGs criticam uso de Lei Magnitsky contra Moraes – 30/07/2025 – Poder

Next Post

Como usar conjuntos de alfaiataria como uma verdadeira fashionista

Redação

Redação

Related Posts

Jovem morre em batida entre moto e carro na RJ-140, entre Cabo Frio e Arraial do Cabo
Notícias

Jovem morre em batida entre moto e carro na RJ-140, entre Cabo Frio e Arraial do Cabo

agosto 2, 2025
Linha Amarela é fechada após confronto entre bandidos e policiais
Notícias

Linha Amarela é fechada após confronto entre bandidos e policiais

agosto 2, 2025
Rio Museu Olímpico: cidade ganha espaço interativo com lembranças dos Jogos 2016
Notícias

Rio Museu Olímpico: cidade ganha espaço interativo com lembranças dos Jogos 2016

agosto 2, 2025
VÍDEOS: RJ1 de sábado, 2 de agosto de 2025
Notícias

VÍDEOS: RJ1 de sábado, 2 de agosto de 2025

agosto 2, 2025
Três homens são mortos pela polícia em SG; segundo Civil, bandido que ordenou ataque a delegacia em SG está entre eles
Notícias

Três homens são mortos pela polícia em SG; segundo Civil, bandido que ordenou ataque a delegacia em SG está entre eles

agosto 2, 2025
Paes dá a entender que sai em 2026 e que vice assumirá o cargo: ‘O Cavalieri vai ser o prefeito mais jovem da história do Rio’
Notícias

Paes dá a entender que sai em 2026 e que vice assumirá o cargo: ‘O Cavalieri vai ser o prefeito mais jovem da história do Rio’

agosto 2, 2025
Jovem é espancado com barra de ferro em Barra Mansa | Sul do Rio e Costa Verde
Notícias

Jovem é espancado com barra de ferro em Barra Mansa | Sul do Rio e Costa Verde

agosto 2, 2025
Essas são as principais tendências de sapatos dos próximos meses
Moda

Essas são as principais tendências de sapatos dos próximos meses

agosto 2, 2025
Guia indonésio relata último contato com Juliana e diz que ela pedia ‘socorro’: 'Eu gritava para ela não se mover'
Notícias

Guia indonésio relata último contato com Juliana e diz que ela pedia ‘socorro’: 'Eu gritava para ela não se mover'

agosto 2, 2025
Capitania dos Portos libera saída da Baía de Guanabara após fim de aviso de ressaca na orla do RJ
Notícias

Capitania dos Portos libera saída da Baía de Guanabara após fim de aviso de ressaca na orla do RJ

agosto 2, 2025
carregar mais
Next Post
Como usar conjuntos de alfaiataria como uma verdadeira fashionista

Como usar conjuntos de alfaiataria como uma verdadeira fashionista

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Como se proteger do golpe do boleto falso: dicas essenciais para não cair em fraudes financeiras

Como se proteger do golpe do boleto falso: dicas essenciais para não cair em fraudes financeiras

julho 17, 2025
Pobreza gourmet, tendência nos bares da zona oeste de São Paulo – 08/07/2025 – Cozinha Bruta

Pobreza gourmet, tendência nos bares da zona oeste de São Paulo – 08/07/2025 – Cozinha Bruta

julho 8, 2025
Homem é preso pelo ‘golpe da falsa imobiliária’; grupo prometia casa e fugia com o dinheiro

Homem é preso pelo ‘golpe da falsa imobiliária’; grupo prometia casa e fugia com o dinheiro

julho 25, 2025
Homem é preso por matar, esquartejar e cozinhar partes do corpo de amigo, que armazenava na geladeira, diz polícia

Homem é preso por matar, esquartejar e cozinhar partes do corpo de amigo, que armazenava na geladeira, diz polícia

julho 17, 2025
Jovem morre em batida entre moto e carro na RJ-140, entre Cabo Frio e Arraial do Cabo

Jovem morre em batida entre moto e carro na RJ-140, entre Cabo Frio e Arraial do Cabo

agosto 2, 2025
Apoio a Lula no tarifaço vai aparecer, diz ministro – 02/08/2025 – Painel

Apoio a Lula no tarifaço vai aparecer, diz ministro – 02/08/2025 – Painel

agosto 2, 2025
Linha Amarela é fechada após confronto entre bandidos e policiais

Linha Amarela é fechada após confronto entre bandidos e policiais

agosto 2, 2025
Três Poderes: STF é o vencedor da semana e Carla Zambelli, a perdedora

Três Poderes: STF é o vencedor da semana e Carla Zambelli, a perdedora

agosto 2, 2025

JASMIRA IMÓVEIS (038) 9.8831-0162

JASMIRA IMÓVEIS
JASMIRA IMÓVEIS: COMPRA, VENDA E ADMINISTRA
portalnardelazuoz.com.br

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

No Result
View All Result
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
%d