A AOL anunciou que seu serviço de internet discada será encerrado no mês que vem após cerca de 30 anos de existência.
Se é assim que você descobriu que a internet discada da AOL ainda existe —provavelmente você está lendo isso em uma conexão de banda larga— você não está sozinho.
O serviço, visto por muitos como uma relíquia dos primórdios da internet, será descontinuado em 30 de setembro junto com seu software associado, informou a empresa. A AOL fez o anúncio discretamente por meio de uma declaração em seu portal de ajuda na sexta-feira (8): “A AOL avalia rotineiramente seus produtos e serviços e decidiu descontinuar a internet discada.”
Para muitos, a parte mais surpreendente da notícia pode ter sido que a AOL ainda oferecia o serviço de internet discada.
Em 2023, de acordo com dados do Censo dos EUA, aproximadamente 163 mil residências nos Estados Unidos usavam apenas internet discada —representando pouco mais de 0,1% das assinaturas de internet residencial do país.
Mas, nos anos 1990, os barulhos de discagem da AOL —uma série de bipes, rajadas de estática e guinchos— e o alerta de email “Você tem uma mensagem” eram a trilha sonora para muitos americanos que aprendiam a navegar na internet.
O serviço se junta a uma crescente lista de produtos dos primeiros anos da internet aposentados nos últimos anos. A Microsoft descontinuou o Skype em maio e o Internet Explorer em 2022. O próprio serviço de mensagens instantâneas da AOL, o AIM, que conectou uma geração aos seus colegas de turma e paqueras, foi encerrado em 2017.
O anúncio da AOL também provocou nostalgia online pela era da internet discada, quando as páginas da web demoravam minutos para carregar em vez de segundos; atender um telefone fixo significava perder sua conexão com a internet; e muitos viam a World Wide Web através de uma lente de entusiasmo, admiração e possibilidade.
A AOL também foi um elemento-chave no enredo da comédia romântica “Mensagem para Você” de 1998, na qual personagens interpretados por Tom Hanks e Meg Ryan se apaixonam através de mensagens da AOL.
Os CDs da empresa, oferecendo horas gratuitas de internet, eram uma forma familiar de correspondência indesejada nos Estados Unidos nos anos 1990. Em 2000, a America Online, como a empresa era conhecida na época, era a maior empresa de internet do mundo.
Mas o serviço caiu no esquecimento à medida que as conexões discadas foram substituídas por linhas de alta velocidade. Em 2004, um usuário de internet discada disse ao The New York Times que ele “trazia um jornal e sentava para ler” enquanto esperava os dados serem baixados.
A velocidade da internet discada é em média de cerca de 56 kilobytes por segundo; as conexões modernas nos Estados Unidos são, em média, milhares de vezes mais rápidas.
Em 2015, o serviço de internet discada da AOL tinha mais de 2 milhões de usuários, gerando mais de US$ 40 milhões em receita por mês. A AOL, que pertence ao Yahoo, não divulgou informações sobre quantas pessoas usam seu serviço de internet discada atualmente.