terça-feira, agosto 5, 2025
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
No Result
View All Result
Home Mundo

Bolívia: direita lidera pesquisas para presidência após 19 anos

Redação by Redação
agosto 4, 2025
in Mundo
0
0
Bolívia: direita lidera pesquisas para presidência após 19 anos
https://www.facebook.com/profile.php?id=61571047525821 Share on Twitter


Com o ex-presidente Evo Morales pregando o voto nulo, a Bolívia chega às eleições gerais do dia 17 de agosto com a esquerda dividida e a direita liderando as pesquisas de intenção de voto.

O mega empresário Samuel Medina aparece como favorito e o ex-líder cocaleiro e presidente do Senado, Andrónico Rodriguez, ex-aliado de Evo, não tem alcançado os dois dígitos nas pesquisas. 

Além de presidente e vice, o país elege 130 deputados e 36 senadores. Com cerca de 12 milhões de pessoas, a nação andina faz fronteira com Acre, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

O racha no Movimento ao Socialismo (MAS) – partido que lidera o país desde 2006 – pode consolidar o fim do ciclo de governos de esquerda no país sul-americano que já dura 19 anos. 

A exceção foi o governo da Jeanine Áñez, que assumiu a presidência de 2019 a 2020 depois de golpe militar que levou à renúncia de Evo, após acusações de fraude eleitoral.

Em novembro de 2020, o MAS voltou ao poder pelas urnas ao eleger, com 55% dos votos, o candidato Luis Arce, ex-ministro da Economia de Evo.

Ao voltar do exílio, no entanto, Morales racha com Arce e uma parte do MAS, fiel a ele, se transforma em oposição ao governo.

Impedido de se candidatar pela Justiça eleitoral por já ter governado o país por três mandatos, Evo Morales passou a defender o voto nulo e atacar antigos aliados, denunciando que sofre perseguição política enquanto responde por acusação de estupro de uma menor de idade, o que ele nega.

Em junho deste ano, bloqueios de rodovias a favor da candidatura de Evo paralisaram parte do país por 15 dias com um saldo de, pelo menos, quatro mortos.

Esquerda rachada

Em meio aos embates com Evo e diante da baixa avaliação do seu governo influenciada, entre outros motivos, por uma crise econômica persistente, o presidente Luiz Arce desistiu de concorrer à reeleição.

No lugar, Arce indicou pelo MAS seu ex-ministro Eduardo De Castillo, que amarga cerca de 2% em pesquisas de intenções de votos. A escolha de Arce também foi questionada por movimentos de base do partido.

O ex-aliado de Evo e atual presidente do Senado, Andrónico Rodríguez, apontado como possível alternativa à esquerda para presidência boliviana, vem derretendo nas pesquisas nas últimas semanas.

Ele caiu de um terceiro colocado com cerca de 14% das intenções de votos para cerca de 6%, segundo pesquisa da Unitel.

Ex-líder cocaleiro da mesma região de Evo Morales, Andrónico deixou o MAS para se candidatar, aderindo ao partido Alianza Popular. Desde que anunciou a candidatura, Andrónico vem sendo atacado por Evo como “traidor”.

Outra figura da esquerda que entrou na disputa foi a Eva Copa, que era do MAS, mas deixou a legenda e criou, neste ano, o partido Morena para poder se candidatar. Ela era presidente do Senado pelo MAS durante o governo da direitista Áñez. Atualmente, é prefeita da importante cidade El Alto.

Porém, no final de julho, Eva desistiu da campanha alegando que o partido ainda não estava maduro nacionalmente para disputar a presidência.

O professor de sociologia da Universidade Federal do Ceará (UFC), Clayton Mendonça Cunha Filho, disse à Agência Brasil que a insistência de Evo em se colocar como único candidato possível do MAS acabou implodindo o partido que, de 2009 a 2019, contou com maioria qualificada de dois terços no Parlamento.

“Na ambição de ser o candidato eterno, Evo Morales implodiu o partido. O MAS é uma legenda que, basicamente, é um grande agrupamento de muitas tendências, de grupos marxistas, sindicatos, indigenistas e tudo o mais. É muito heterogêneo. O que aconteceu é que o Evo Morales implodiu essa frente ampla”, destacou.

Ainda segundo o especialista, como o sistema eleitoral da Bolívia é de lista fechada proporcional atrelada ao voto do candidato à presidência, o MAS corre o risco de virar minoritário no parlamento, a não ser que candidatos locais fortes consigam evitar uma perda maior.

“O maior e, em muitos sentidos, único partido com laços sociais efetivos e verdadeiramente nacional da Bolívia nas últimas duas décadas, corre o sério risco de literalmente desaparecer caso não atinja a cláusula de barreira vigente de 3% dos votos nacionais, demolido por disputas internas de liderança e o personalismo exacerbado de Evo Morales”, escreveu Clayton para o Observatório Político Sul-Americano.

Direita liderando  

Nesse cenário de fragmentação da esquerda boliviana, a direita vem liderando as pesquisas de intenções de votos com Samuel Medina (Alianza Unidad) e Jorge “Tuto” Quiroga (Alianza Libertad Y Democracia) nos primeiros lugares. Somados, os dois candidatos da direita teriam cerca de 47% dos votos, afirma pesquisa do jornal El Deber, publicada nesse domingo (3).

Para ganhar no primeiro turno, o candidato precisa de 50% dos votos mais um, ou 40% dos votos e uma distância de 10 pontos percentuais do segundo candidato. Caso as pesquisas se confirmem, haverá um segundo turno inédito na Bolívia, marcado para 19 de outubro.  

O professor da UFC Clayton Mendonça Cunha Filho explicou que esses dois candidatos são de uma direita tradicional, não chegando a ser uma extrema-direita.

O Samuel Medina, que tem aparecido à frente nas pesquisas, por exemplo, é um mega empresário boliviano que já foi candidato à presidência duas vezes, ficando em segundo lugar no pleito de 2014.

Medina foi ainda ministro de Estado nos anos 1990, responsável por uma das primeiras ondas de privatização na Bolívia, tendo começado a carreira política em organizações de centro-esquerda até caminhar, com o tempo, para centro-direita.

Já o ‘Tuto’ Quiroga é outro político tradicional da direita boliviana. Ele foi ministro da Fazenda em 1992 e eleito vice-presidente da Bolívia em 1997. Em 2005, na primeira eleição que o MAS ganhou, o Tuto Quiroga ficou em 2º lugar, perdendo para o Evo.

Quiroga chegou à presidência do país em 2001-2002 após a renúncia, por problemas de saúde, do presidente Hugo Banzer. Em 2019, no governo interino de Áñez, Quiroga foi nomeado porta-voz internacional do país.

Estado plurinacional

O movimento político que levou o MAS ao poder faz parte do que alguns pesquisadores chamam de “maré rosa” da América Latina, que seria uma onda de governos de esquerda ou progressistas que chegaram ao poder no continente ao longo da primeira década dos anos 2000, com Hugo Chávez na Venezuela, Lula no Brasil, Evo na Bolívia, Nestor Kirchner na Argentina e Rafael Correia no Equador.

Nos casos da Venezuela, Equador e Bolívia, foram promulgadas novas constituições. Com Evo Morales, a Bolívia aprovou em 2009 um novo modelo constitucional baseado na plurinacionalidade das diversas etnias indígenas que compõem o povo boliviano.

Para o professor Cunha Filho, essa nova institucionalidade deve passar por um teste crítico com a chegada de um governo de direita.

Porém, como o cenário é de fragmentação política, o especialista avalia que o novo governo não deve ser capaz de alterar a institucionalidade da Constituição de 2009, já que deve precisar compor com outras forças políticas para governar.  

“Vai ser a primeira vez que um presidente eleito sob esse novo modelo do Estado Plurinacional não vai ter participado da construção desse Estado. O que é que vão tentar modificar desse arranjo institucional? Sendo otimista, pode ser uma consolidação desse modelo. Você deixa de identificar esse formato de Estado com um projeto de governo, como muita gente às vezes trata, como se fosse um modelo só do MAS”, comentou à Agência Brasil.


Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

Morto por linha chilena na Via Light festejava título do filho no futsal: ‘Era um guerreiro’, diz sogra | Rio de Janeiro

Next Post

Cappelli defende frente ampla com centro-direita para DF – 04/08/2025 – Painel

Redação

Redação

Related Posts

Entidade que financia imprensa pública nos EUA vai encerrar atividades
Mundo

Entidade que financia imprensa pública nos EUA vai encerrar atividades

agosto 2, 2025
Trump diz que Lula pode ligar para ele quando quiser
Mundo

Trump diz que Lula pode ligar para ele quando quiser

agosto 1, 2025
Trump envia submarinos nucleares para Rússia após crítica de Medvedev
Mundo

Trump envia submarinos nucleares para Rússia após crítica de Medvedev

agosto 1, 2025
Líder de campanha global pela Lei Magnitsky critica sanção a Moraes
Mundo

Líder de campanha global pela Lei Magnitsky critica sanção a Moraes

julho 31, 2025
Judiciário no Brasil é independente, diz Mauro Vieira a Rubio
Mundo

Judiciário no Brasil é independente, diz Mauro Vieira a Rubio

julho 31, 2025
PGR diz que recebeu com “assombro” sanções contra Alexandre de Moraes
Mundo

PGR diz que recebeu com “assombro” sanções contra Alexandre de Moraes

julho 31, 2025
Tarifaço de Trump deixa de fora aeronaves, minérios e suco de laranja
Mundo

Tarifaço de Trump deixa de fora aeronaves, minérios e suco de laranja

julho 31, 2025
Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes
Mundo

Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes

julho 31, 2025
Mauro Vieira se reúne com Marco Rubio nos Estados Unidos
Mundo

Mauro Vieira se reúne com Marco Rubio nos Estados Unidos

julho 30, 2025
Trump cita Bolsonaro, Moraes e plataformas para justificar taxação
Mundo

Trump cita Bolsonaro, Moraes e plataformas para justificar taxação

julho 30, 2025
carregar mais
Next Post
Cappelli defende frente ampla com centro-direita para DF – 04/08/2025 – Painel

Cappelli defende frente ampla com centro-direita para DF - 04/08/2025 - Painel

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Como se proteger do golpe do boleto falso: dicas essenciais para não cair em fraudes financeiras

Como se proteger do golpe do boleto falso: dicas essenciais para não cair em fraudes financeiras

julho 17, 2025
Pobreza gourmet, tendência nos bares da zona oeste de São Paulo – 08/07/2025 – Cozinha Bruta

Pobreza gourmet, tendência nos bares da zona oeste de São Paulo – 08/07/2025 – Cozinha Bruta

julho 8, 2025
Homem é preso pelo ‘golpe da falsa imobiliária’; grupo prometia casa e fugia com o dinheiro

Homem é preso pelo ‘golpe da falsa imobiliária’; grupo prometia casa e fugia com o dinheiro

julho 25, 2025
Homem é preso por matar, esquartejar e cozinhar partes do corpo de amigo, que armazenava na geladeira, diz polícia

Homem é preso por matar, esquartejar e cozinhar partes do corpo de amigo, que armazenava na geladeira, diz polícia

julho 17, 2025
Prêmio Lincoln de Jornalismo abre inscrições – 05/08/2025 – Novo em Folha

Prêmio Lincoln de Jornalismo abre inscrições – 05/08/2025 – Novo em Folha

agosto 5, 2025
PF prende 2 em operação contra a venda de anabolizantes irregulares | Rio de Janeiro

PF prende 2 em operação contra a venda de anabolizantes irregulares | Rio de Janeiro

agosto 5, 2025
ONG faz atos por veto a projeto de licenciamento – 05/08/2025 – Painel

ONG faz atos por veto a projeto de licenciamento – 05/08/2025 – Painel

agosto 5, 2025
Motociclista escapa por pouco de ferimento grave com linha chilena: ‘Senti um arranhão no meu pescoço’ | Rio de Janeiro

Motociclista escapa por pouco de ferimento grave com linha chilena: ‘Senti um arranhão no meu pescoço’ | Rio de Janeiro

agosto 5, 2025

JASMIRA IMÓVEIS (038) 9.8831-0162

JASMIRA IMÓVEIS
JASMIRA IMÓVEIS: COMPRA, VENDA E ADMINISTRA
portalnardelazuoz.com.br

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

No Result
View All Result
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
%d