O voto do ministro Flávio Dino (STF) foi considerado “político” por bolsonarista, ao sinalizar alívio de pena para os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira. Seria uma forma, avalia o defensor de um dos réus, de mandar um recado de distensão para as Forças Armadas.
Já para o Congresso, ele enviou sinais trocados. Por um lado também defendeu amenizar as responsabilidades do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Abin. Ao mesmo tempo, bateu duro na possibilidade de aprovação de anistia.
O ministro defendeu a condenação deles, mas que seja considerada a “participação de menor importância” quando for definido o tamanho da pena. “Creio que uma técnica justa […] é considerarmos que há possibilidade de redução da pena abaixo do mínimo legal”, sugeriu.
Sobre Ramagem, Dino afirmou que ele deixou o governo Bolsonaro em março de 2022 e, portanto, “tem uma menor eficiência causal”. No caso de Heleno, o ministro disse que não identificou ações do ex-ministro do GSI na trama golpista no segundo semestre de 2022. Sobre Paulo Sérgio, ele argumenta que o militar em algum momento mudou sua posição sobre a trama golpista e passou a demover Bolsonaro das ações antidemocráticas.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS