
GIF – Policial militar fica ferido após acidente em Campinas
Redes sociais
O trânsito de Campinas (SP) registrou aumento nos acidentes em janeiro. Segundo o Sistema de Informações de Acidentes de Trânsito em São Paulo (Infosiga-SP), foram 177 ocorrências tanto na malha urbana quanto em rodovias, alta de 14,9% em relação ao mesmo período do ano anterior (154).
Mas embora as ocorrências tenham crescido, o número de óbitos em acidentes de trânsito caiu na cidade. Foram seis, o menor número para janeiro desde 2021, quando o Infosiga contabilizou quatro mortes.
📊 Mortes no trânsito de Campinas em janeiro:
2026: 6
2025: 13
2024: 9
2023: 9
2022: 7
2021: 4
De acordo com o Infosiga, em relação aos acidentes no primeiro mês de 2026, o maior número de vítimas estava em motocicletas (124), seguida por automóveis (121). Isso representa uma inversão ao registrado no mesmo mês do ano anterior: 101 vítimas em carros, e 97 em motos.
Especialista em mobilidade urbana, Luiz Vicente destaca que o aumento de acidentes é expressivo e está relacionado ao comportamento das pessoas no trânsito.
“E o comportamento, ele só melhora com a mudança do hábito. Se nós continuarmos conduzindo os veículos com excesso de velocidade, utilização de aparelho celular ao volante e consumo de bebida alcoólica nos finais de semana e feriados, isso agrava ainda mais”, defende.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
Ainda de acordo com o especialista, mudar o comportamento é primordial para a redução nos acidentes em um cenário de mudanças nas regras para novas habilitações. Para Luiz Vicente, é preciso conscientizar os condutores, em especial os de motocicletas.
“As campanhas devem ser direcionadas para as pessoas jovens do sexo masculino utilizando a motocicleta, que é o público, infelizmente, que nessas colisões, envolvendo automóvel ou não, é que está ocorrendo maior número de vítimas. Então, essa mudança começa com o jovem”, afirma.
Queda nas mortes
A metrópole já havia registrado queda no total de mortes em 2025, quando encerrou o ano com 145 óbitos, redução de 7,6% em relação a 2024, quando o infosiga mapeou 157 mortes.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
No entanto, a cidade havia registrado um número elevado de acidentes fatais em dezembro, com 20 ocorrências.
LEIA TAMBÉM
Retrato do trânsito em Campinas: maior letalidade na madrugada, mais acidentes nos horários de pico
Homens de 26 anos concentram maior nº de mortes em acidentes de trânsito da região de Campinas
Acidente deixa uma pessoa ferida na Avenida Aquidabã, em Campinas
Jessica Stuque/g1
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Harris Reed Fall 2026 Ready-to-Wear Collection
Here comes the Harris Reed brides. In the made-over Claridges Hotel ballroom, a quartet of them walked the aisles swathed...
leia mais















