A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Câmara aprovou na última quarta-feira (3) o projeto de lei que estabelece a Política Nacional para Recuperação da Vegetação da Caatinga e incluiu no texto a criação do Fundo da Caatinga para ajudar a financiar as ações de preservação do bioma.
A criação do instrumento, inspirado no Fundo da Amazônia, foi proposta por emenda do deputado Pedro Campos (PSB-PE) na Comissão de Meio Ambiente da Câmara. O próprio deputado foi relator na CCJ do projeto, que volta ao Senado. Já existe uma articulação para que o presidente Lula (PT) sancione o mecanismo.
O objetivo do mecanismo é financiar a recuperação de áreas degradadas e combater a desertificação, além de apoiar a produção sustentável e comunidades tradicionais do semiárido. Hoje, a Caatinga ocupa cerca de 10% do território do país, espalhando-se por oito estados do Nordeste e parte de Minas Gerais.
“O fundo vai garantir transformar a riqueza da biodiversidade em riqueza para a população da região, historicamente marcada pela seca e pela falta de infraestrutura”, afirma Campos. “Esse projeto é um passo decisivo para um desenvolvimento mais justo e sustentável.”
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS