Nada é o que parece ser, avisa o Blind, no Porto, a quem decide embarcar no que chama de viagem aos sentidos dos chefs Vitor Matos e Rita Magro. Inspirado na obra “Ensaio Sobre a Cegueira”, de José Saramago, e estrelado pelo Guia Michelin neste ano, o restaurante promete um jantar lúdico e cheio de surpresas aos visitantes.
A primeira vem logo no início, quando uma ampulheta é virada na mesa, determinando o tempo que os convidados têm para decorar um número. Logo, dizem, teremos de recordá-lo. A brincadeira continua nas entradas, com um mini hambúrguer, um waffle com ovas e um canudinho de mousse com geleia de tomate.
E como nada é o que parece ser, a vela que acompanha o pão de semente de abóbora é a manteiga que usamos para recheá-lo e falsas cerejas são, na verdade, foie gras.
A seguir, um centopeia colorida e de plástico é entregue aos convidados. Será uma pista do próximo prato? É o momento de sermos vendados, a referência à obra de Saramago. Após experimentar o que foi servido, somos instados a descobrir o que comemos, uma combinação de escargots e cogumelos.
Chega a hora de limpar o paladar, em mais uma brincadeira do Blind. Os visitantes recebem uma escova de bambu, uma pasta e um copo de gim. Na mesa, escovamos os dentes com o creme dental, feito de cítricos, e completamos com um gole da bebida. É uma preparação para os próximos pratos, um carabineiro com algas, caviar, emulsão de alcatrão e salmonete e um borrego (ovelha) a quatro molhos.
A primeira sobremesa, uma tartele de chocolate e mousse de framboesa, é servida em uma caixa acrílica com um cadeado. Temos de lembrar o número memorizado no início da noite. Caso contrário, nada do doce. Ufa, conseguimos!
Para acompanhar, o sommelier brasileiro Wagner Martins prepara um Porto sour, versão do famoso coquetel peruano com um Tawny Quinta da Vacaria 10 anos. A próxima sobremesa, batizada de “lembranças da minha infância” pelo chef Matos, traz algodão doce, caramelos com plástico comestível, macarrons e sorvete de maracujá.
Para completar, chá e café chegam à mesa com petit fours de inspiração japonesa, servidos em um bonsai e em uma caixinha que lembra um jardim nipônico.
Estrelados de Portugal
Cada vez mais reconhecido por sua gastronomia rica e diversa, Portugal possui 46 restaurantes com estrelas no Guia Michelin, na edição de 2025. Além deles, há 26 estabelecimentos com o selo Bib Gourmand (boa cozinha a preços acessíveis) e 116 recomendados.
Blind Restaurante
Rua de Entreparedes, 40, Porto
A jornalista viajou a convite da TAP Air Portugal e do Turismo de Portugal