Com uma estrela no Guia Michelin, o G Restaurante, em Bragança, Portugal, une tradição e alta gastronomia, trabalhando essencialmente com produtos de Trás-os-Montes, em projeto dos irmãos Óscar e António Geadas. A cozinha está no DNA do chef e do sommelier, respectivamente. Os dois cresceram acompanhando o trabalho dos pais no restaurante O Geadas, hoje com quase 40 anos de serviço na mesma cidade.
Para elaborar o cardápio com raízes transmontanas, os irmãos buscam produtores locais de vinho, queijos, castanha, fumeiro, mel e até facas. Os pães que dão início ao serviço são servidos com dois tipos de azeite da região e fornecidos pela padaria Pão de Gimonde, de Elizabete Ferreira, considerada a melhor padeira do mundo em 2024.
Outro exemplo é o primeiro vinho da seleção feita por António, o Menina D’Uva, produzido em uma pequena aldeia chamada Uva, na cidade de Viminoso.
Os sabores das terras frias de Bragança e do Porto também estão presentes na bola de carne defumada, servida na grelha e com molho de cinzas e chouriço. E no botelo, enchido de porco típico da região, que acompanha a garoupa e um creme com cascas de feijão bragançano. Um lámen local surge em uma massa de urtigas e cogumelos da temporada.
A bola de Berlim, o sonho de padaria brasileiro, também ganha releitura em uma versão salgada, com galinha e churra (ovelha), uma referência aos verões que os irmãos passavam no Algarve, quando António estudava na região e recebia visitas de Óscar. Depois de uma noite de farra, os dois iam para a praia e comiam bolas de Berlim.
“É o imaginário de um transmontano na praia. Ou seja, eu e o meu irmão na praia, o transmontano, a pensar em queijo e presunto, e que ficava melhor dentro da bola de Berlim do que o doce”, conta António.
De sobremesa, o chef Óscar apresenta um mousse de iogurte com gelado de caramelo e azeite doce e um pastel desconstruído, com um creme muito leve e uma massa crocante.
Com dez anos de vida, o G está instalado na Pousada G, um hotel dos anos 1950 de arquitetura modernista. Das grandes janelas do restaurante, se vê o Castelo de Bragança e a cidadela antiga.
Estrelados portugueses
Cada vez mais reconhecido por sua gastronomia rica e diversa, Portugal possui 46 restaurantes com estrelas no Guia Michelin na edição de 2025. Além deles, há 26 estabelecimentos com o selo Bib Gourmand (boa cozinha a preços acessíveis) e 116 recomendados.
G Restaurante
estrada do Turismo, s/n, Bragança
A jornalista viajou a convite de TAP Air Portugal e Turismo de Portugal