Muito além do branco e do preto ou dos beges e cinzas, uma cozinha colorida anima a casa, convida ao estar, exibe personalidade e pode ser muito mais aconchegante. As cores, estampadas em armários e revestimentos, podem surgir em combinações únicas e surpreendentes, seja em projetos onde o contraste cromático impera, com verdes, amarelos e laranjas combinados aos seus pares opostos – azuis, rosas e roxos – ou em espaços com propostas de cores complementares em dupla, como rosas junto de azuis ou vermelhos intensos ao lado de tons terrosos.
“A cozinha deve ir além da técnica – precisa ser funcional, mas também aconchegante, afinal é um lugar de permanência e presença, onde as pessoas se reúnem, conversam, cozinham e criam memórias afetivas”, acredita a arquiteta Juliana Fabrizzi, que gosta de propor paletas que fogem do lugar-comum para clientes que buscam projetos com toques de cor, mas sempre em harmonia com o estilo de vida de cada morador. “As cores e materiais devem estar conectados com a identidade de quem vai habitar aquele espaço”, lembra ela.
Entre os tons sugeridos pela profissional para colorir cozinhas, estão o rosa-queimado, o azul-petróleo, o verde-água e o terracota. “Eles funcionam muito bem para trazer vida e originalidade ao espaço, desde que equilibrados com materiais que transmitam aconchego e se harmonizem entre si”, ensina Juliana. A arquiteta também sugere criar composições de materiais, contrastes sutis e transições bem resolvidas entre texturas e superfícies para incrementar os ambientes. “É possível misturar cores com madeiras naturais, cerâmicas artesanais, vidros canelados e metais com acabamento fosco ou escovado, criando camadas visuais e táteis interessantes”, diz.
Para se inspirar e talvez adicionar mais cor ao seu espaço de receber e cozinhar, veja abaixo sete projetos inspiradores de cozinhas coloridas.
Leia também:
Cozinhas pequenas, práticas e apaixonantes
Cozinha colorida com laranja vibrante e detalhe em azul
Foto: Instagram/@swarfhardware
A cozinha do cozinheiro e escritor Ed Smith exibe uma combinação criativa e surpreendente – o laminado que reveste todos os armários inferiores é de um laranja pastel aceso, enquanto os armários superiores, brancos e aparentemente convencionais, revelam um laminado azul ultramarino aplicado na parte interna das portas.
Combinação de tons quentes com terracota e madeira
Foto: Instagram/@hana.lerner.arquitetura | André Nazareth
Com projeto da arquiteta Hana Lerner, esta pequena cozinha integrada ganhou armários em uma nuance terracota avermelhada, que se combina com os traços dos azulejos que revestem a bancada de refeições. A cor fica harmônica junto da madeira dos armários inferiores e das superfícies claras.
Lilás e roxo com toques de rosa e amarelo nos objetos
Foto: Instagram/@mirapaloneva
A cozinha da finlandesa Mira Paloneva, que se descreve como uma pessoa apaixonada pela vida e suas cores, traz uma combinação ousada: armários lilases e azulejos roxos. Pouco convencional, a composição fica leve com elementos de outras cores, pois elas são complementares e opostas no círculo cromático.
Leia também:
Cozinha retrô: 8 dicas de decoração para uma viagem no tempo
Tons complementares: azul profundo e rosa queimado
Foto: Instagram/@julianafabrizzi_arquitetura | Foto: Wesley Diego Emes
Neste projeto assinado pela arquiteta Juliana Fabrizzi, a cozinha ganhou armários em tons fechados de rosa e azul e referências retrô, a exemplo das pastilhas sextavadas em branco e azul-claro no piso. “A moradora queria uma cozinha que refletisse força e feminilidade, em harmonia com a fase de vida em que está vivendo”, conta a arquiteta.
Tons opostos: azul médio e laranja queimado
Foto: Instagram/@home_at_brookes | Megan Taylor
Desenvolvida pelo estúdio de design de interiores Brooke Copp-Barton, esta cozinha integrada ganhou uma bancada de refeições revestida de madeira ripada pintada em um tom de laranja intenso, que também colore as laterais do móvel instalado junto da peça. A cor forma um belo par com o azul contrastante dos demais módulos.
Cozinha com base clara e armários bordô em destaque
Foto: Instagram/@makers.uk | Mary Wadsworth
Nesta proposta da fabricante britânica Makers não há combinações de cores, mas sim o destaque de um único tom que cobre os armários, pintados com a cor incarnadine red (ou vermelho encarnado), da marca Farrow & Ball. A ideia vai bem para quem quer apostar em uma única matiz no ambiente.
Uma cozinha colorida monocromática, toda rosada
Foto: Instagram/@studio_92arquitetura | Mariana Orsi
Assinada pelo Studio 92, esta cozinha tem toda a marcenaria abaixo da bancada com acabamento em laca num tom de rosa antigo, que também foi aplicado na serralheria que compõe os módulos superiores. A cor é combinada com madeiras claras, bancadas brancas e com o piso de microcimento pigmentado.
Leia também:
6 dicas de decoração para uma cozinha moderna
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes