O curso do RenovaBR para formação de interessados em concorrer nas eleições de 2026 terá maioria de mulheres, pretos e pardos, de acordo com dados divulgados pela organização, que diz que o percentual de raça é recorde histórico.
Ao todo, serão 109 alunos de 19 partidos e de todos os estados no curso, que terá aula magna realizada de 15 a 17 de agosto, em Brasília.
Segundo o RenovaBR, 58,18% dos selecionados são pretos (12,73%) e pardos (45,45%), enquanto 40,91% são brancos e 0,91%, indígena. No recorte de gênero, as mulheres compõem 54,55% dos escolhidos, enquanto os homens somam 45,45%.
“O resultado deste processo seletivo reafirma o compromisso da escola com uma política mais plural e democrática”, afirma Rodrigo Cobra, diretor-executivo do RenovaBR. “Ao reunir lideranças de diferentes regiões, partidos e realidades, seguimos preparados para formar agentes públicos capazes de promover mudanças estruturais com ética e responsabilidade.”
O curso terá níveis, considerando a experiência dos inscritos: um para quem quer entrar para a política, o segundo para quem já foi eleito e quer mais desafios e o terceiro será destinado a destaques em nível estadual, federal ou municipal de grandes cidades.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.