Mutirão do projeto Coral Vivo fará parte do Dia Mundial da Limpeza, o World Cleanup Day
Divulgação
O Rio de Janeiro terá mutirões de limpeza de praia nos dias 17 e 20 de setembro, dentro da programação do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day 2025).
Na capital, a ação acontece no dia 20, das 8h30 às 12h, na Praia da Amendoeira, na Ilha do Fundão. O ponto de encontro é no hangar da Cidade Universitária.
Na Região dos Lagos, também haverá mutirões em:
Cabo Frio, no dia 17, em horário a confirmar. O ponto de encontro é no Centro de Visitantes do Projeto Albatroz, na Lagoa de Araruama.
Macaé, no dia 20, das 9h às 12h. O ponto de encontro é na Praia de Cavaleiros, Posto 2 – Guarda Vidas (esquina da Av. Atlântica com a Rua Valparaíso).
O evento é organizado pelo Projeto Coral Vivo e faz parte de uma mobilização que será realizada em mais de 190 países. No Brasil, as atividades vão ocorrer entre sábado (13) e 27 de setembro, em diferentes estados (veja a lista completa de locais e datas).
Como participar
A inscrição é gratuita e pode ser feita até esta terça-feira (9) (clique aqui para se inscrever).
Os voluntários devem levar: luvas reutilizáveis, garrafa de água, protetor solar e lanche leve.
17 toneladas retiradas em 7 anos
Desde 2018, o Coral Vivo e a Rede Biomar já mobilizaram mais de 4,4 mil voluntários e retiraram 17 toneladas de resíduos de áreas costeiras e marinhas.
Além da coleta, o material recolhido é separado por tipo e registrado em bancos de dados nacionais e internacionais. Essas informações já embasaram medidas como a lei que proibiu canudos plásticos em Porto Seguro (BA).
Segundo o Coral Vivo, a maioria do lixo encontrado não vem das correntes marinhas, mas do descarte feito por frequentadores e comerciantes locais.
Dá para tirar o plástico dos oceanos?