Miami (EUA) – Assim como já fez outras tantas vezes, o sérvio Novak Djokovic voltou a enaltecer o jovem carioca João Fonseca, que vem se destacando neste começo de temporada, com dois títulos de challenger e seu primeiro ATP 250, no saibro de Buenos Aires. Porém, o ex-número 1 do mundo lembrou que o brasileiro não é o único nome promissor de sua geração.
“Ele tem sido muito comentado no circuito nos últimos meses. Quero dizer, merecidamente, pois é um ótimo jogador de tênis. Mesmo tão jovem, simplesmente tem um poder de fogo incrível de ambos os lados da linha de base e um bom saque. Ele é um jogador muito completo”, comentou o sérvio ao ser questionado sobre Fonseca.
“O que impressiona é a maneira como ele bate na bola, mas ainda mais é como lida com o nervosismo em quadra para alguém que não tem experiência alguma jogando no mais alto nível”, acrescentou Djokovic, em entrevista coletiva após sua vitória na segunda rodada do Masters 1000 de Miami, batendo o lucky-loser argentino Camilo Carabelli em sets diretos.
+ Djokovic destaca o equilíbrio e o profissionalismo de Fonseca
+ Impressionado, Djokovic exalta João Fonseca
+ “Estilo de jogo de Fonseca lembra o meu”, afirma Djokovic
Novak destacou a importância de uma nova estrela para um mercado como o Brasil. “Para o nosso ecossistema de tênis, é super importante ter um futuro superstar vindo do Brasil. Um país tão grande, um mercado tão grande. Estamos em Miami, acho que todo mundo sabia que ele teria um grande apoio aqui”, comentou o sérvio.
Porém, ele fez questão de lembrar que o carioca não é o único nome promissor de sua geração. “Temos também o (Jakub) Mensik. As pessoas falam tanto sobre Fonseca, que talvez se esqueceram dele, que têm a mesma idade. (Learner) Tien também. Todos esses jogadores são muito jovens, mas eles têm rankings tão bons e são tão bons quanto Fonseca”, comentou.
“Obviamente, (Jannik) Sinner e (Carlos) Alcaraz são os líderes de hoje do circuito e ainda muito jovens. Mas então esses caras, parece que estarão batendo na porta dos dois nos próximos anos”, acrescentou o número 5 do mundo, que terá pela frente nas oitavas de final em Miami o italiano Lorenzo Musetti.