O governo Lula tem veiculado anúncios sobre a construção do túnel Santos-Guarujá na TV aberta, rádio e redes sociais que não mencionam a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos), o que gerou incômodo no governo estadual.
Tarcísio é cotado para disputar a Presidência contra o petista no ano que vem.
O custo da obra será bancado pelos governos federal e estadual, com ambos dividindo uma conta de R$ 5,14 bilhões, além de R$ 1,66 bilhão da iniciativa privada.
A previsão é que a obra tenha início no ano que vem e fique pronta em 2028.
No Palácio dos Bandeirantes, a ação de marketing foi vista como tentativa de Lula de explorar o bônus político de um projeto que poderá beneficiar quase 150 mil pessoas, por dia.
No ato de lançamento do edital, em fevereiro deste ano, Lula e Tarcísio estiveram juntos em Santos.
Apesar da parceria, as peças publicitárias não trazem nenhuma menção ao governo paulista. “O governo do Brasil vai construir o túnel Santos-Guarujá. Uma obra inovadora que antes só se via fora do Brasil e que vai beneficiar mais de 2 milhões de pessoas, reduzindo um trajeto de 50 minutos para 5”, diz a narração do comercial.
“É o governo do Brasil trabalhando para melhorar a vida das pessoas.”
Ao Painel a gestão Tarcísio afirmou, por nota, que a construção do túnel é “aguardada há mais de cem anos” e “teve o projeto executivo desenvolvido pelo Estado”. O primeiro projeto de túnel entre as duas cidades foi divulgado em 1927.
“O túnel será o primeiro do tipo no Brasil, com 1,5 mil km de extensão, com três faixas por sentido, faixa exclusiva para o VLT, e galeria para pedestres e ciclistas”, diz o governo paulista.
Procurada pela coluna, a Secretaria de Comunicação de Lula não se manifestou.
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