Imigrante é hoje uma palavra maldita e campo de batalha, mas por vezes eles podem mesmo ser a salvação.
O preconceito contra imigrantes não é de hoje. Quando as sociedades atravessam crises e ressentimento, procuram-se bodes expiatórios para todos os males. Já na Bíblia, Jesus surgia como defensor dos estrangeiros maltratados, ao longo dos tempos, muitos outros imigrantes foram alvo de preconceitos. Estou a pensar nos ciganos, nos muçulmanos ou nos judeus.
Neste século, com grandes deslocações da população pelo globo, a direita radical encontrou aqui um vilão. Aproveitou-se da xenofobia e do racismo estrutural que persiste em muitas sociedades e encontrou um inimigo para odiar. Se o ódio é poderoso, ele rende atenção e dá votos.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS



















