Em abril de 2025, a marca de Isa Silva completou dez anos. O desfile que rolou na segunda-feira (28.07), no Museu Afro Brasil Emanoel Araújo, em São Paulo, foi apenas a primeira etapa das comemorações. Esqueça as cores vibrantes, os volumes exagerados e a profusão de estampas e texturas que sempre marcaram a trajetória da estilista. Desta vez, Isa apresentou uma coleção toda em preto e branco, feita majoritariamente de algodão e com silhuetas contidas.
Isa Silva, 2025.
Foto: Jordan Vilas
Isa Silva, 2025.
Foto: Jordan Vilas
Isa Silva, 2025.
Foto: Jordan Vilas
Leia mais: Casa de Criadores 56: NotEqual
O ponto de partida são os adinkras, um conjunto de símbolos que representam valores sociais e códigos de conduta do povo Ashanti, hoje espalhado por países da África Ocidental. São desenhos de traços simples e contornos arredondados – muito comuns em portões de ferro no Brasil também. Na passarela, eles aparecem bordados em vestidos midi, tops, camisas polo e macacões.
Um desses símbolos lembra um coração. É um sankofa. Isa explica: “Sankofa é um pássaro que voa para frente, olhando para trás. Nos ensina que é preciso voltar ao passado para pensar no futuro”.
Vêm daí as modelagens dos anos 1960 e 70, como as silhuetas em A, comprimentos míni e calças boca de sino. Uma das imagens do moodboard era do grupo The Supremes com roupas de Pierre Cardin. A cartela de cores segue o viés retrô, porém com duplo sentido. O desfile de verão 2019, inspirado em Xica Manicongo (considerada a primeira travesti do Brasil), também foi inteiro em preto e branco. “Em momentos de passagem, sempre escolho essas cores”.
Isa Silva, 2025.
Foto: Jordan Vilas
Isa Silva, 2025.
Foto: Jordan Vilas
Isa Silva, 2025.
Foto: Jordan Vilas
Leia mais: Casa de Criadores 56: Nalimo
O visual repaginado simboliza um recomeço. A Isa Isaac Silva Brand passa a ser apenas Isa Silva, ganha um novo logotipo e, até o fim do ano, inaugura uma loja em Salvador. Nos bastidores, a designer explica: “Eu transicionei e agora a marca está transicionando”.
A etiqueta passa a ser dividida em dois braços. O primeiro, chamado de Acredite no seu Axé, é composto de ofertas básicas com influência do streetwear. O segundo contempla roupas de execução mais elaborada, como as deste desfile, com venda e produção sob medida. Aliás, Isa garante que todas as peças podem ganhar versões coloridas, a gosto do freguês.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes