terça-feira, agosto 5, 2025
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
No Result
View All Result
Home Mundo

Líder anti-imperialista em Burkina Faso, Traoré se destaca na África

Redação by Redação
maio 25, 2025
in Mundo
0
0
Líder anti-imperialista em Burkina Faso, Traoré se destaca na África
https://www.facebook.com/profile.php?id=61571047525821 Share on Twitter


Com forte discurso anti-imperialista, nacionalista e pan-africanista, o presidente interino de Burkina Faso, Ibrahim Traoré, tem reivindicado a herança política de históricos líderes anticoloniais da África, como Thomas Sankara, da própria Burkina, e Patrice Lumumba, do Congo.

“Gostaria de expressar minha gratidão a todos os patriotas amantes da paz e da liberdade e pan-africanistas que se reuniram ao redor do mundo para apoiar nosso compromisso e nossa visão de um novo Burkina Faso e uma nova África, livre do imperialismo e do neocolonialismo”, afirmou Ibrahim Traoré após seu governo desmantelar outra tentativa de golpe de Estado, em abril deste ano.

Traoré assumiu como chefe de Estado após um golpe militar, em setembro de 2022, na esteira da onda de levantes militares do Sahel africano que tomou os governos no Mali, em 2020, e no Níger, em 2023. 

O jovem militar tem se destacado como símbolo dessa transformação no Sahel da África Ocidental, chamando a atenção do continente e do mundo, assim como atraindo a hostilidade de potências ocidentais, em especial dos Estados Unidos e da França.

O imperialismo é o conceito usado quando “um país central se vale de seu maior poderio econômico, político e militar para subordinar países periféricos de acordo com seus próprios interesses”, explicou o sociólogo Raphael Seabra, professor da Universidade de Brasília (UnB).

A expulsão das tropas francesas de Burkina Faso, a nacionalização de minas, a criação de bancos públicos, acordos com Rússia e China, medidas para se desvincular da moeda francesa, o franco CFA, projetos de industrialização e a proibição de exportação de alimentos foram algumas das ações tomadas pelo novo governo.

O país tem uma população de cerca de 23 milhões de habitantes, um pouco acima de Minas Gerais (MG), em um território com área semelhante à do Rio Grande do Sul (RS). A nação vive há cerca de 15 anos uma guerra civil contra grupos terroristas islâmicos, que vitimou dezenas de milhares de pessoas.  

Ibrahim Traoré estudou geologia na Universidade de Uagadugu, nome da capital do país. Entrou no exército e lutou contra esses grupos insurgentes no norte de Burkina.

Che Guevara africano

Segundo o jurista e analista geopolítico Hugo Albuquerque, além de contar com forte apoio popular dentro de Burkina, Traoré tem ampliado sua influência política para toda a região.

“Como Che Guevara era um símbolo para a América Latina inteira, ele é um símbolo para aquela região. Ele se assenta em uma legitimidade popular grande dentro do país porque tem feito reformas e distribuído a renda da exploração mineral. Os militares reconhecem nele uma liderança importante”, avalia.

O pesquisador do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Sobre África, Ásia e Relações Sul-Sul (NIEAAS), o historiador Eden Pereira Lopes da Silva, avalia que Ibrahim resgata, não apenas em termos teóricos, mas também práticos, figuras históricas que promoveram o pan-africanismo, corrente política que prega a união da África contra o assédio estrangeiro.

“Eram figuras que tinham uma visão mais revolucionária e anti sistêmica para os seus países, mas também para o continente africano como um todo. Eles defendiam uma posição contrária ao sistema colonial e capitalista que explora os países africanos durante décadas e séculos”, diz o pesquisador. 

Para Silva, Ibrahim Traoré percebeu que o mundo está em transformação e concluiu que Burkina Faso não deveria manter a relação comercial subordinada aos interesses franceses.

“Ele se afirma como um governo de caráter nacionalista e se identifica em solidariedade com vários países que lutam pela sua soberania. E a população de Burkina Faso expõe isso em suas manifestações constantemente”, acrescentou.  

Para o especialista Hugo Albuquerque, Traoré herdou a cultura política socialista iniciada por Thomas Sankara, líder da fundação de Burkina Faso.

“Intelectuais que sobreviveram, mesmo depois da derrubada de Sankara, continuaram militando e se articulando, inclusive com participação nas Forças Armadas, que é a grande instituição nacional no fim das contas”, destacou.


Burkina Faso chama atenção do mundo com medidas nacionalistas promovida pelo governo do jovem militar e geólogo Ibrahim Traoré, com forte discurso anti-imperialista e pan-africanista. 
Burkina Faso chama atenção do mundo com medidas nacionalistas promovida pelo governo do jovem militar e geólogo Ibrahim Traoré, com forte discurso anti-imperialista e pan-africanista. 

Arte/Dijor

História

Na década de 1980, cerca de 20 anos após a independência formal de Alto Volta, atual Burkina Faso, uma revolta eclodiu no país liderado por Sankara, que mudou o nome do país para Burkina Faso.

Em 1987, Sankara foi assassinado em uma emboscada. Depois disso, uma ditadura de mais de 30 anos se instalou no país com apoio das potências ocidentais. O ditador Blaise Compaoré governou o país até 2014, quando foi deposto por outro golpe militar.   

A manutenção da economia colonial, da moeda da França e de tropas francesas no país, além do crescimento populacional e da guerra contra o terrorismo, foram fatores que, para os especialistas, viabilizaram a ascensão de Traoré ao poder em 2022.

“Esses movimentos militares são uma resposta aos anseios de partes da população que se sentem excluídas do poder e que não possuem condições de manifestar isso por meio do processo político eleitoral”, comentou o historiador Eden Pereira Lopes da Silva.

Democracia

O governo de Burkina Faso, assim como os demais governos militares que assumiram após golpes de Estado no Mali e no Níger, são acusados de terem se tornado ditaduras. Para os especialistas, não é possível chamar os regimes anteriores de democracias liberais como conhecemos no Brasil.

O pesquisador Eden Pereira, que também é doutorando em história pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), explica que Burkina passa, neste momento, pela construção de suas instituições políticas após uma ruptura institucional, não sendo possível ainda antecipar que tipo de regime deve prevalecer.

“Evidentemente que alguns países podem tender a um regime um pouco mais autoritário, e outros podem tender a reformas sociais e políticas profundas que os transformem em democracias de novo tipo. É o caso, por exemplo, pelo que observo, de Burkina Faso, mas isso ainda pode mudar no futuro”, avaliou.

O analista Hugo Albuquerque, por sua vez, destaca que os regimes depostos não eram democracias e cita a exclusão completa de parte da sociedade das decisões políticas.

“A ilusão principal é que havia uma democracia de massas e que os militares foram lá e derrubaram. Era um regime muito mais semelhante ao da República Velha aqui no Brasil. Disso para pior, mas um cenário de exploração colonial pior do que o que acontecia na Palestina antes do massacre de agora”, avaliou.


Burkina Faso. 23/05/2025 Presidente  Ibrahim Traoré  de Burkina Faso. Foto @CapitaineIb226/ Instagram oficial
Burkina Faso. 23/05/2025 Presidente  Ibrahim Traoré  de Burkina Faso. Foto @CapitaineIb226/ Instagram oficial

Presidente Ibrahim Traoré de Burkina Faso. Foto @CapitaineIb226/ Instagram oficial

Terrorismo

O terrorismo, um dos graves problemas do Sahel africano, tem crescido em Burkina Faso desde que Traoré assumiu o poder, segundo cálculos do Centro Africano de Estados Estratégicos.

O instituto aponta que triplicou o número de mortos pelo terrorismo se comparado com os 18 meses antes do golpe de 2022.

“Essa violência, somada à disseminação geográfica de atividades extremistas que cercam Uagadugu, coloca Burkina Faso mais do que nunca à beira do colapso”, diz o estudo.

O analista Hugo Albuquerque avalia que o terrorismo islâmico no Sahel é financiado pelas petro-monarquias aliadas do ocidente no Oriente Médio para manter o controle sobre essa região. “São movimentos mercenários com dinheiro de fora e cumprem o papel de ocupação territorial do norte do país para possibilitar a extração de recursos naturais”, avaliou.

O pesquisador Silva alerta que os problemas sociais e a exclusão de grupos étnicos do jogo político estão entre as raízes do terrorismo na região do Sahel. 

“A guerra ao terror naquela região promoveu a destruição de vários estados. E essa destruição foi ocupada por um vazio social e econômico que proliferou uma série de problemas sociais”, comentou.

Em seu encontro com o presidente da Rússia, Vladmir Putin, no início de maio, Traoré argumentou que o terrorismo na região vem do imperialismo.

“Acreditamos que o terrorismo que estamos testemunhando hoje vem do imperialismo, e estamos lutando contra ele. Se acabarmos com esta guerra, se tivermos um exército forte, seremos capazes de nos engajar no desenvolvimento de nossa pátria”, afirmou.


Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

Aulas de teatro em Guadalupe ajudam crianças neurodivergentes a desenvolver a sociabilidade | Globo Comunidade RJ

Next Post

Nunes se diz incrédulo com promessa de parque no Jockey – 25/05/2025 – Painel

Redação

Redação

Related Posts

Bolívia: direita lidera pesquisas para presidência após 19 anos
Mundo

Bolívia: direita lidera pesquisas para presidência após 19 anos

agosto 4, 2025
Entidade que financia imprensa pública nos EUA vai encerrar atividades
Mundo

Entidade que financia imprensa pública nos EUA vai encerrar atividades

agosto 2, 2025
Trump diz que Lula pode ligar para ele quando quiser
Mundo

Trump diz que Lula pode ligar para ele quando quiser

agosto 1, 2025
Trump envia submarinos nucleares para Rússia após crítica de Medvedev
Mundo

Trump envia submarinos nucleares para Rússia após crítica de Medvedev

agosto 1, 2025
Líder de campanha global pela Lei Magnitsky critica sanção a Moraes
Mundo

Líder de campanha global pela Lei Magnitsky critica sanção a Moraes

julho 31, 2025
Judiciário no Brasil é independente, diz Mauro Vieira a Rubio
Mundo

Judiciário no Brasil é independente, diz Mauro Vieira a Rubio

julho 31, 2025
PGR diz que recebeu com “assombro” sanções contra Alexandre de Moraes
Mundo

PGR diz que recebeu com “assombro” sanções contra Alexandre de Moraes

julho 31, 2025
Tarifaço de Trump deixa de fora aeronaves, minérios e suco de laranja
Mundo

Tarifaço de Trump deixa de fora aeronaves, minérios e suco de laranja

julho 31, 2025
Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes
Mundo

Entenda a Lei Magnitsky aplicada pelos EUA contra Alexandre de Moraes

julho 31, 2025
Mauro Vieira se reúne com Marco Rubio nos Estados Unidos
Mundo

Mauro Vieira se reúne com Marco Rubio nos Estados Unidos

julho 30, 2025
carregar mais
Next Post
Nunes se diz incrédulo com promessa de parque no Jockey – 25/05/2025 – Painel

Nunes se diz incrédulo com promessa de parque no Jockey - 25/05/2025 - Painel

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Como se proteger do golpe do boleto falso: dicas essenciais para não cair em fraudes financeiras

Como se proteger do golpe do boleto falso: dicas essenciais para não cair em fraudes financeiras

julho 17, 2025
Pobreza gourmet, tendência nos bares da zona oeste de São Paulo – 08/07/2025 – Cozinha Bruta

Pobreza gourmet, tendência nos bares da zona oeste de São Paulo – 08/07/2025 – Cozinha Bruta

julho 8, 2025
Homem é preso pelo ‘golpe da falsa imobiliária’; grupo prometia casa e fugia com o dinheiro

Homem é preso pelo ‘golpe da falsa imobiliária’; grupo prometia casa e fugia com o dinheiro

julho 25, 2025
Homem é preso por matar, esquartejar e cozinhar partes do corpo de amigo, que armazenava na geladeira, diz polícia

Homem é preso por matar, esquartejar e cozinhar partes do corpo de amigo, que armazenava na geladeira, diz polícia

julho 17, 2025
Os assustadores grupos online de tortura de gatos desvendados pela BBC

Os assustadores grupos online de tortura de gatos desvendados pela BBC

agosto 5, 2025
Prêmio Lincoln de Jornalismo abre inscrições – 05/08/2025 – Novo em Folha

Prêmio Lincoln de Jornalismo abre inscrições – 05/08/2025 – Novo em Folha

agosto 5, 2025
PF prende 2 em operação contra a venda de anabolizantes irregulares | Rio de Janeiro

PF prende 2 em operação contra a venda de anabolizantes irregulares | Rio de Janeiro

agosto 5, 2025
ONG faz atos por veto a projeto de licenciamento – 05/08/2025 – Painel

ONG faz atos por veto a projeto de licenciamento – 05/08/2025 – Painel

agosto 5, 2025

JASMIRA IMÓVEIS (038) 9.8831-0162

JASMIRA IMÓVEIS
JASMIRA IMÓVEIS: COMPRA, VENDA E ADMINISTRA
portalnardelazuoz.com.br

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

No Result
View All Result
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
%d