quarta-feira, setembro 10, 2025
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
No Result
View All Result
Home Política

Líder do PL insiste em anistia para Bolsonaro concorrer – 04/09/2025 – Poder

Redação by Redação
setembro 5, 2025
in Política
0
0
Líder do PL insiste em anistia para Bolsonaro concorrer – 04/09/2025 – Poder
https://www.facebook.com/profile.php?id=61571047525821 Share on Twitter


O líder do PL, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), elaborou uma nova versão do projeto de lei de anistia aos condenados de 8 de Janeiro que libera Jair Bolsonaro (PL) para concorrer na eleição de 2026 e perdoa crimes desde o inquérito das fake news, em 2019.

A versão ainda não foi protocolada, mas a Folha obteve acesso ao texto. Ele é o mais abrangente desde que começou a discussão na Casa, porque retrocede até o início do governo Bolsonaro. O ex-presidente está detido em prisão domiciliar, inelegível e em meio a um julgamento que pode condená-lo a mais de 40 anos de detenção.

O inquérito das fake news, criado em março de 2019, deu início a todos os outros em andamento no STF (Supremo Tribunal Federal) que têm o ex-presidente e seus aliados como alvo. Eles são relatados pelo ministro Alexandre de Moraes.

Em meio ao fôlego que o tema ganhou no Congresso, o presidente Lula (PT) citou o “risco de anistia” em conversa com moradores e influenciadores da periferia de Belo Horizonte, afirmou que a extrema direita é forte no Legislativo e disse que, nesse campo, a “batalha que tem que ser feita também pelo povo”.

“Se for votar no Congresso, nós corremos o risco da anistia. O Congresso, vocês sabem, não é um Congresso eleito pela periferia. O Congresso tem ajudado o governo, o governo aprovou quase tudo que o governo queria, mas a extrema direita tem muita força ainda. Então é uma batalha que tem que ser feita também pelo povo”, declarou.

O petista afirmou ainda que “a gente está em um momento delicado” e que é preciso “politizar as nossas comunidades”. “Precisamos combater a fake news. A mentira voa, a verdade engatinha”, disse ele.

Lula também defendeu mobilização para ter mais representantes das periferias no Congresso. “Temos dois deputados do MST e temos 240 ruralistas, como é que a gente vai aprovar as coisas? Sabe qual é o maior castigo de quem não gosta de política? É ser governado por quem gosta. E se quem gosta é indiferente, a gente vai continuar padecendo”, disse.

O petista foi a Minas Gerais também para lançar o Programa Gás do Povo, aposta de vitrine eleitoral.

Proposta de Sóstenes

A proposta de Sóstenes para a anistia contraria a estratégia do centrão, que tem defendido a anistia, mas com a manutenção da inelegibilidade de Bolsonaro, num esforço para viabilizar a candidatura presidencial do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que passou a atuar na linha de frente da articulação a favor do perdão.

Em paralelo, há outra versão do texto que circula entre bolsonaristas. A proposta é muito similar à do líder do PL e leva a assinatura do deputado Rodrigo Valadares (União-SE), relator da anistia na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). Valadares nega a interlocutores ser o autor dessa versão.

O parecer foi atualizado na semana passada e também é mais abrangente do que o apresentado no ano passado, quando a ideia era anistiar apenas atos relacionados à eleição de 2022.

Ambas as propostas de anistia, a de Sóstenes e a que tem a assinatura de Valadares, valeriam para ilícitos cometidos desde 14 de março de 2019 e preveem perdão também a crimes eleitorais, além de livrarem os anistiados de inelegibilidade. Já a anistia em discussão até agora, tratava apenas de situações correlatas aos ataques golpistas de 8 de Janeiro.

O texto desenhado por Sóstenes, porém, menciona especificamente o 8 de Janeiro e os acampamentos de bolsonaristas, além de citar o STF e o TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O líder do PL consultou constitucionalistas para elaborar sua proposta.

O texto defendido pelo PL estabelece anistia para alvos de inquéritos instaurados pelo Supremo com base no artigo 43 do regimento interno da corte, que é o dispositivo que embasa o inquérito das fake news. Ele também perdoa aqueles investigados com base em informações e relatórios produzidos pelo setor de combate à desinformação do TSE.

“Fica concedida anistia a todos aqueles que, no período compreendido entre 14 de março de 2019 e a data de entrada em vigor desta Lei, tenham sido ou estejam sendo ou, ainda, eventualmente, possam vir a ser investigados, processados ou condenados”, diz o texto do líder do PL, antes de elencar as condutas anistiadas, entre elas os crimes contra o Estado democrático de Direito.

A anistia abrange, portanto, os crimes contra a soberania nacional, o que poderia ajudar a livrar também o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA, de onde articula punições a autoridades brasileiras com o objetivo de influenciar o julgamento do pai.

Segundo a proposta, inquéritos e processos em curso seriam arquivados. A anistia alcançaria ainda “ilícitos civis, administrativos e eleitorais vinculados ou associados às condutas referidas no caput, afastando-se, inclusive, todas as inelegibilidades já declaradas ou que venham a ser declaradas pela Justiça Eleitoral contra os beneficiários desta lei”.

Segundo a advogada Mariana Rabelo, sócia do Ubaldo Rabelo Advogados, a anistia é geralmente usada para perdão de delitos de natureza criminal, o que não beneficiaria Bolsonaro eleitoralmente, já que ele foi condenado pelo TSE por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

“Certamente cientes dessa circunstância, os redatores da minuta desse PL concedem perdão não apenas para delitos de natureza criminal, mas também ilícitos civis, administrativos e eleitorais, de forma a não deixar margem para questionamentos no sentido de que, uma vez aprovado o texto, estaria afastada a inelegibilidade de Bolsonaro”, explica Mariana.

Brasília Hoje

Receba no seu email o que de mais importante acontece na capital federal

O líder do PL afirmou, nesta quinta-feira (4), que só interessa ao partido uma anistia que inclua Bolsonaro, o que é considerado mais difícil de ser aprovado do que um texto que contemple apenas os presos do 8 de Janeiro.

Ele rechaçou ainda a proposta defendida pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), de um texto que apenas reduza penas de condenados pelo 8 de Janeiro, sem inclusão do andar de cima.

Uma anistia ampla, geral e irrestrita aos golpistas de 8 de Janeiro é a prioridade do ex-presidente desde que foi apresentada, mas o tema ganhou fôlego na última semana com a adesão do centrão à proposta e, sobretudo, com o embarque de Tarcísio —principal nome da direita para suceder Bolsonaro na eleição presidencial.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), admitiu nesta semana a possibilidade de votar a proposta, algo considerado remoto nos meses anteriores.

Motta vem sendo cobrado por líderes do PL, Republicanos, União Brasil e PP, mas o grupo diverge a respeito de a anistia incluir a inelegibilidade de Bolsonaro ou não. O ex-presidente foi declarado inelegível pelo TSE por ter realizado uma reunião com embaixadores no Palácio do Planalto em que atacava o sistema eletrônico de urnas.

A atuação do centrão e de Tarcísio pela anistia vem em resposta a críticas dos filhos de Bolsonaro de que esses políticos estariam disputando seu espólio eleitoral sem um verdadeiro empenho em tirá-lo da prisão. O gesto, portanto, seria necessário para viabilizar a candidatura de Tarcísio, que precisa do aval do ex-presidente.


Condutas anistiadas, segundo proposta do PL

  • manifestações verbais ou escritas, inclusive em redes sociais e meios de comunicação, que possam ser consideradas:

  1. ofensa ou ataque a instituições ou seus integrantes
  2. descrédito ao processo eleitoral ou aos Poderes
  3. reforço à polarização política
  4. geração de animosidade na sociedade brasileira

  • crimes contra o Estado democrático de Direito
  • prestar apoio administrativo, logístico ou financeiro ou outra forma de contribuição, estímulo ou incentivo às condutas acima
  • manifestações voltadas à produção ou veiculação de desinformação ou dados inverídicos em relação a partidos, candidatos, governos, eleições ou agentes políticos
  • dano contra o patrimônio da União, deterioração de patrimônio tombado, incitação ao crime, apologia de crime ou criminoso, organização criminosa, associação criminosa ou constituição de milícia privada
  • inquéritos instaurados com base no artigo 43 do regimento interno do STF (que embasa o inquérito das fake news) ou que tenham informações da assessoria de enfrentamento à desinformação do TSE
  • ilícitos civis, administrativos e eleitorais vinculados ou associados às condutas acima, afastando-se, inclusive, todas as inelegibilidades já declaradas ou que venham a ser declaradas pela Justiça Eleitoral
  • crimes políticos ou conexos, eleitorais e aqueles que tiveram seus direitos sociais e políticos violados
  • movimentações e acampamentos ocorridos em frente a prédios, sedes e equipamentos administrados por instituições militares, bem como os protestos ocorridos na capital federal em 8 de janeiro de 2023


Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

Opinião: A geração que testa a IA e que está sendo testada por ela

Next Post

Estampa poá: 5 formas de usar o print mais atemporal da moda

Redação

Redação

Related Posts

Bolsonaro está ‘bastante chateado’ com votos de Moraes e Dino, diz advogado – 10/09/2025 – Brasília Hoje
Política

Bolsonaro está ‘bastante chateado’ com votos de Moraes e Dino, diz advogado – 10/09/2025 – Brasília Hoje

setembro 10, 2025
Julgamento Bolsonaro: Quem é Luiz Fux? – 10/09/2025 – Poder
Política

Julgamento Bolsonaro: Quem é Luiz Fux? – 10/09/2025 – Poder

setembro 10, 2025
Quais são os próximos passos do julgamento de Bolsonaro? – 10/09/2025 – Tv Folha
Política

Quais são os próximos passos do julgamento de Bolsonaro? – 10/09/2025 – Tv Folha

setembro 10, 2025
Governo de SP tenta blindar setor de combustíveis do PCC – 10/09/2025 – Painel
Política

Governo de SP tenta blindar setor de combustíveis do PCC – 10/09/2025 – Painel

setembro 10, 2025
Podcast: Os votos de Moraes e Dino para condenar Bolsonaro – 10/09/2025 – Podcasts
Política

Podcast: Os votos de Moraes e Dino para condenar Bolsonaro – 10/09/2025 – Podcasts

setembro 10, 2025
‘Pilar antigolpe’, general foi alvo de suspeita e bronca – 10/09/2025 – Poder
Política

‘Pilar antigolpe’, general foi alvo de suspeita e bronca – 10/09/2025 – Poder

setembro 10, 2025
Julgamento de Bolsonaro adia evento no Senado – 09/09/2025 – Painel
Política

Julgamento de Bolsonaro adia evento no Senado – 09/09/2025 – Painel

setembro 10, 2025
Especialistas se dividem em voto de Moraes sobre Bolsonaro – 09/09/2025 – Poder
Política

Especialistas se dividem em voto de Moraes sobre Bolsonaro – 09/09/2025 – Poder

setembro 10, 2025
Bolsonarismo amarga derrota com votos no STF – 09/09/2025 – Poder
Política

Bolsonarismo amarga derrota com votos no STF – 09/09/2025 – Poder

setembro 10, 2025
Ameaça da Casa Branca é incompreensível, dizem professores – 10/09/2025 – Poder
Política

Ameaça da Casa Branca é incompreensível, dizem professores – 10/09/2025 – Poder

setembro 10, 2025
carregar mais
Next Post
Estampa poá: 5 formas de usar o print mais atemporal da moda

Estampa poá: 5 formas de usar o print mais atemporal da moda

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Nunes desapropria Clube Banespa para construir parque – 28/08/2025 – Painel

Nunes desapropria Clube Banespa para construir parque – 28/08/2025 – Painel

agosto 29, 2025
Presidente de Associação de Moradores é morto no Rio

Presidente de Associação de Moradores é morto no Rio

agosto 27, 2025
INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

agosto 24, 2025
Batismo no Leblon: família diz que padre se recusou a falar nome de criança

Batismo no Leblon: família diz que padre se recusou a falar nome de criança

agosto 27, 2025
Opinião: Queremos mais bateria, mas o iPhone Air faz o contrário

Opinião: Queremos mais bateria, mas o iPhone Air faz o contrário

setembro 10, 2025
Quem era Marilha Menezes, jovem morta em procedimento estético no Rio

Quem era Marilha Menezes, jovem morta em procedimento estético no Rio

setembro 10, 2025
Bolsonaro está ‘bastante chateado’ com votos de Moraes e Dino, diz advogado – 10/09/2025 – Brasília Hoje

Bolsonaro está ‘bastante chateado’ com votos de Moraes e Dino, diz advogado – 10/09/2025 – Brasília Hoje

setembro 10, 2025
Operação de desmonte de lava a jatos tem incêndios sob trilhos da Supervia

Operação de desmonte de lava a jatos tem incêndios sob trilhos da Supervia

setembro 10, 2025

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

JASMIRA IMÓVEIS (038) 9.8831-0162

JASMIRA IMÓVEIS
JASMIRA IMÓVEIS: COMPRA, VENDA E ADMINISTRA
portalnardelazuoz.com.br

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

No Result
View All Result
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
%d