Em meio ao desembarque do seu partido ao governo Lula, o ministro Celso Sabino (União) enviou uma carta à ONU Turismo para demonstrar interesse na reeleição do Brasil à presidência do conselho executivo do órgão.
O documento é entregue nesta terça-feira (9) para o secretário-geral da ONU Turismo, Zurab Pololikashvili.
Como forma de convencer Pololikashvili, Sabino elenca que o Brasil registra 72 países já confirmados na COP30 —isto, a dois meses do início do evento em Belém.
“O Brasil vem exercendo papel de liderança na condução das agendas prioritárias da Organização para a promoção do turismo responsável, acessível e resiliente, o que reforça o protagonismo do país nos organismos multilaterais e favorece uma ação mais integrada entre os países das Américas e o sistema internacional de turismo”, diz o ministro, que ocupa o cargo desde 2024″, diz um trecho da carta.
A Assembleia-Geral da ONU Turismo, que elegerá o novo presidente ocorrerá em novembro, em Riad, na Arábia Saudita. O ministro, no entanto, não tem garantias se continuara no governo Lula.
Sabino tem conversado com a cúpula do União Brasil e com integrantes do governo Lula para tentar continuar à frente da pasta, sob justificativa para fortalecer sua candidatura ao Senado em 2026.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.