A mãe de Jeff Bezos, Jackie Bezos, morreu nessa quinta-feira (14), aos 78 anos, em Miami. Ela foi uma das primeiras investidoras da Amazon ao aportar, em 1995, pouco mais de US$ 245 mil na livraria online recém-criada pelo filho. O investimento foi feito em conjunto com o marido, Miguel Bezos. A empresa cresceu e se tornou uma das mais valiosas do mundo, avaliada hoje em quase US$ 2,5 trilhões.
Nas redes sociais, Bezos prestou uma homenagem à mãe e informou que ela sofria de demência por corpos de Lewy, um distúrbio neurodegenerativo lento e progressivo.
Jeff Bezos usou a lista de desejos online de sua mãe em uma exposição em Nova York em 2000 para mostrar como era fácil encomendar presentes no site. A lista dela incluía uma câmera Casio e walkie-talkies da Motorola.
Jackie Bezos nasceu em Washington, em 29 de dezembro de 1946. Foi criada em Albuquerque, Novo México, onde teve seu primeiro filho, Jeff, aos 17 anos.
“Estar grávida no ensino médio não era popular em Albuquerque em 1964. Foi difícil para ela”, disse Jeff Bezos em 2020 em uma audiência no Congresso. A escola onde Jackie Bezos estudava tentou expulsá-la inicialmente, mas seu pai negociou com o diretor para permitir que ela terminasse o ensino médio. De acordo com Jeff Bezos, Jackie não teve permissão para subir ao palco para receber seu diploma.
A mãe do dono da Amazon então se matriculou em cursos noturnos e conseguiu um emprego em um banco. Bezos disse que sua mãe escolhia cursos com professores que permitissem que ela levasse um bebê para a aula.
Ela aparecia com duas bolsas —uma cheia de livros didáticos e outra com fraldas, mamadeiras e qualquer coisa que pudesse me manter interessado e quieto por alguns minutos
Durante esse período, ela conheceu seu segundo marido, Miguel Bezos, um imigrante de Cuba. Eles estiveram casados por quase 60 anos até a morte dela e tiveram dois filhos, Christina e Mark, além de Jeff, que Miguel adotou.
Aos 45 anos, ela voltou à faculdade, recebendo um diploma de bacharel em psicologia pela Universidade Saint Elizabeth em Nova Jersey.
Jackie Bezos foi diagnosticada com demência com corpos de Lewy em 2020, disse a Fundação Família Bezos em um comunicado. Ela era presidente da fundação, que iniciou com seu marido em 2000 para fornecer bolsas educacionais.
Ela deixa seu marido, seus três filhos, 11 netos e um bisneto, de acordo com a fundação.