sábado, agosto 2, 2025
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
No Result
View All Result
Home Notícias

O que é a 'mudança de realidades', fenômeno viral de se 'transportar para outros mundos' com poder da mente

Redação by Redação
março 9, 2025
in Notícias
0
0
O que é a 'mudança de realidades', fenômeno viral de se 'transportar para outros mundos' com poder da mente
https://www.facebook.com/profile.php?id=61571047525821 Share on Twitter




Uma tendência curiosa que se tornou popular nas mídias sociais levanta questões filosóficas intrigantes sobre a natureza da realidade. Você já quis escapar para um mundo diferente apenas com o poder da mente?
Getty Images
“Eu lembro que era uma noite muito fria de outubro. Eu senti que aquela noite seria diferente. Decidi tentar.”
O depoimento é de Kristin, do Canadá, quando ela tinha 22 anos.
Durante várias semanas, ela tentou encontrar uma maneira de realizar seu sonho de visitar uma mansão no interior do Reino Unido, como a da famosa série Downton Abbey.
Mas naquela noite ele não fez as malas nem foi ao aeroporto. Seu meio de transporte era outro.
“Eu me deitei na cama. Ouvi música e me acalmei”, disse ela à BBC.
“Quando acordei, senti o vento no rosto e pensei: ‘Não deixei a janela aberta, que estranho.’
“Eu saí da cama e não conseguia acreditar. Eu estava lá!”
Kristin não estava sonhando, nem havia se teletransportado magicamente para a Inglaterra.
Ela havia simplesmente “mudado”.
“Eu me lembro de olhar para minhas mãos, me beliscar e pensar: será que realmente mudei?”
A antiga casa para a qual Kristin se mudou não fica de verdade no interior do Reino Unido. Existe dentro de uma realidade desejada por ela — um mundo paralelo onde tudo é exatamente como ela imaginou.
Ela é uma “reality shifter” (termo em inglês para “alteradora de realidade”) e afirma ter aprendido a viajar de uma realidade para outra.
“A partir daquele momento, minha vida e a maneira como vejo a vida em si mudaram… literalmente.”
A inspiração de Kristin foi o Castelo Highclere dos Condes de Carnarvon em Hampshire, na Inglaterra, que foi o cenário da série de televisão Downton Abbey
Getty Images
Você foi tomado por ceticismo lendo tudo isso?
Você não está sozinho. Mas, curiosamente, Kristin também não está sozinha.
A comunidade de reality shifters é tão grande que atraiu a atenção de cientistas sociais, psicólogos e psiquiatras.
E além da possibilidade real de viajar entre realidades, a tendência levanta questões intrigantes sobre a estrutura da realidade que vivenciamos, algo que filósofos e cientistas vêm ponderando há muito tempo.
‘Ctrl + Alt + Del’ na realidade
Para Kristin, tudo começou há quatro anos, quando, navegando nas redes sociais, ela se deparou com um vídeo curioso.
“A pessoa no vídeo dizia que era muito difícil voltar à realidade depois de saber que esteve em Hogwarts por 8 meses. Eu fiquei tão confusa que me perguntei o que estaria acontecendo.”
O vídeo que Kristin descobriu no TikTok viralizou. Um TikToker afirmava que, de alguma forma, conseguiu viajar para Hogwarts, a escola fictícia para bruxos criada por J.K. Rowling em sua série de livros Harry Potter.
O fenômeno dos reality shifters decolou em 2019, quando o mundo ficou preso na realidade inescapável da pandemia de covid-19, e a internet foi um portal para aliviar o confinamento.
Dezenas de milhões de postagens com a tag #realityshifting começaram a aparecer em plataformas como TikTok, YouTube, Wattpad e Reddit e, em 2021, já haviam acumulado mais de 1,8 bilhão de visualizações online.
Embora o interesse tenha diminuído por um tempo, ele voltou a ganhar força recentemente, com usuários trocando experiências, instruções e vários tipos de truques para se transportarem para outra dimensão.
Alguns “transformadores de realidade” afirmam ter passado anos em elaborados mundos alternativos.
Outros preferem viagens mais curtas e simples, para realidades não tão distantes, onde são mais atraentes ou mais ricas.
Um local popular entre os reality shifters é a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, a escola frequentada por jovens bruxos da série Harry Potter
Getty Images
A maioria dos membros desta comunidade online são adolescentes ou jovens adultos.
Eles fazem parte da Geração Z, às vezes também chamada de zoomers, que inclui aqueles nascidos entre 1997 e 2012.
É a primeira geração que cresceu com a Internet, smartphones e se interessou por videogames 3D.
De acordo com a revista de cultura jovem Dazed, a mudança de realidade é “uma nova vertente do espiritualismo da Geração Z que incentiva os usuários a pressionar Ctrl+Alt+Del para apagar a realidade e entrar em um mundo de fantasia de sua própria criação”.
Mas isso não é tão fácil assim.
Mudando a realidade
O que começou como uma curiosidade se transformou quase em uma obsessão para Kristin.
Ela se define como uma shifter ativa, o que significa que ela muda realidades com frequência.
Milhões de pessoas ao redor do mundo assistem e compartilham conteúdos sobre mudança de realidades — mas poucos afirmam ter conseguido realmente fazer isso.
Aqueles que o fazem oferecem múltiplas técnicas para aumentar as chances de viajar para as dimensões desejadas, como estes dois exemplos descritos pelo psicólogo Mark Travers na revista Forbes:
O método Alice no País das Maravilhas: no qual você visualiza mentalmente a si mesmo caindo em uma toca de coelho para uma realidade diferente.
O método do elevador: você imagina que está em um elevador viajando para a realidade desejada, localizada no andar superior. À medida que o elevador sobe, os praticantes se concentram em intensificar seus níveis de energia. Quando a energia atinge um nível alto o suficiente, as portas do elevador se abrem, permitindo o acesso à realidade desejada.
Reality shifters podem cair, como Alice, em um outro mundo, segundo um dos métodos
Getty Images
Uma técnica popular é usar “roteiros”, nos quais pessoas que desejam mudar a realidade escrevem uma descrição detalhada do mundo para o qual desejam viajar.
Eles então ensaiam mentalmente esses detalhes antes de tentar dar o salto.
Foi esse que Kristin usou para se transportar para a Inglaterra do século 19.
“Descrevi cada cômodo: qual seria o tema, quem viveria lá e o que aconteceria lá. Havia jardins e empregados para atender a todas as minhas necessidades.”
Então ele se deitou e pensou em todas essas coisas enquanto repetia a frase “Vou trocar de lugar”.
“Eu desmaiei”, ela diz; e afirma que quando recuperou a consciência, ele estava no mundo que havia imaginado.
“Era exatamente o tipo de cama no quarto que eu havia planejado…
“Eu lembro de me levantar e correr pela casa. Encontrei os criados e o mordomo que imaginei. Pensei: ‘Uau! Realmente consegui.'”
Depois de finalmente conseguir, ele tentou novamente.
“Fiz cerca de 10 roteiros diferentes para 10 lugares diferentes. Eu lembro de entrar em uma realidade ambientada em um período aristocrático e ter que evitar ser mandada para a guilhotina. Foi um grande desafio.”
Por que isso ficou tão popular?
Os shifters imaginam e roteirizam realidades para tentar se transportar para um mundo de sua própria criação.
E essa sensação de controle sobre a narrativa de suas vidas talvez seja a chave para entender o fascínio da reality shifting.
Muitos observadores externos estão fascinados pela onda de interesse em escapar da realidade e até mesmo criar uma realidade alternativa, incluindo acadêmicos.
Um deles é o psicólogo clínico Eli Somer, professor emérito da Universidade de Haifa, em Israel, que pesquisou extensivamente esse fenômeno.
Ao longo de sua carreira, ele conduziu uma grande pesquisa sobre vários estados dissociativos de consciência e é especialista em um distúrbio psicológico chamado “devaneio excessivo”. Foi ele quem cunhou esse termo.
Aqueles que apresentam esse transtorno vivenciam “sonhos acordados vívidos e espontâneos que interferem no funcionamento diário”, mas elas reconhecem que os sonhos não são reais.
A diferença do shifting, ele explicou à BBC, é que nesse fenômeno as pessoas acreditam que estão sendo genuinamente transportadas para uma realidade paralela e isso é algo que elas buscam ativamente.
Ele acredita que a experiência de mudança da realidade é produzida por uma espécie de auto-hipnose, “que cria a ilusão de estar em um mundo diferente”.
Quem tenta praticar reality shifting geralmente se prepara para “mudar realidades” usando meditações de atenção plena, áudios subliminares e afirmações
Getty Images
Para Somer, o surgimento desse fenômeno durante a pandemia não foi uma coincidência.
“Qual melhor maneira de se sentir livre, quando você está confinado em seu quarto, do que criar sua liberdade dentro de sua mente?”
Ela descobriu que os shifters se envolvem nessa atividade “não apenas por entretenimento”, mas por vários motivos.
Algumas motivações podem ser enriquecedoras, como “gerar novas experiências de si mesmo para criar respostas emocionais corretivas que mais tarde os ajudarão”.
“Para outros, mudar a realidade é uma maneira de aliviar o estresse e evitar emoções difíceis, mas, como qualquer forma de evasão, pode se tornar prejudicial se for a única maneira de alguém lidar com a situação.”
Para Kristin, que vai concorrer em uma eleição local em sua comunidade, a mudança lhe dá a chance de praticar habilidades e ganhar confiança.
Em seu mundo aristocrático, ela diz: “Aprendi a lidar com as pessoas e a ser muito diplomática. Usei [essas habilidades] na vida cotidiana e tem sido muito benéfico.”
Ela planeja continuar viajando para outras realidades e usá-las como campos de testes, “principalmente quando estou nervosa sobre tentar algo: vou tentar, ver como vai ser, voltar e fazer o bem”.
Afinal, o que é a realidade?
Reality shifting, além de ser um fenômeno curioso, é também parte de uma tradição muito mais profunda de questionamento da estrutura da realidade.
O conceito de que o mundo que percebemos pode não ser real é uma ideia que cativou filósofos durante séculos e agora fascina neurocientistas e físicos.
“‘Não vemos as coisas como elas são. Nós as vemos como nós somos’, é uma bela citação do livro A Sedução do Minotauro, de Anaïs Nin, que me vem à mente”, diz o neurocientista Professor Anil Seth, da Universidade de Sussex, na Inglaterra.
Para ele, nossa experiência da realidade é como uma série de alucinações controladas.
É algo que nosso cérebro cria com base nas informações que recebe através dos sentidos.
“Esses sinais elétricos não têm cores nem formas, eles estão indiretamente relacionados ao que está lá fora”, explica ele.
“O cérebro precisa combinar esses sinais sensoriais ambíguos com algum tipo de expectativa prévia sobre o que está acontecendo e chegar a algum tipo de palpite aproximado sobre o que está ao nosso redor. Dessa forma, construímos ativamente os mundos que vivenciamos.”
Além disso, ele enfatiza, a evolução também molda a maneira como percebemos a realidade, com base no que é mais vantajoso para nossa sobrevivência.
“Espécies muito diferentes, de mosquitos a elefantes, terão experiências muito diferentes do mesmo mundo. E para cada espécie, a maneira como elas vivenciam o mundo será adaptável para elas.”
No clássico de 1999 Matrix, Neo descobre que a realidade que ele percebe é uma simulação sofisticada projetada para manter a humanidade dócil
Getty Images
Mas não podemos esquecer que os “transformadores da realidade” não tendem a acreditar que tudo está em suas mentes.
Para eles, realidades infinitas existem ao mesmo tempo e eles mudam sua consciência de uma para outra.
O multiverso é um tema popular em sucessos de bilheteria de Hollywood, como Matrix e filmes da Marvel.
Embora não haja evidências concretas para essa teoria, a ideia surgiu há milhares de anos. Há referências que remontam à Grécia Antiga.
Formalmente, foi proposto pela primeira vez pelo físico Hugh Everett em 1957.
“Everett propôs que várias histórias mundiais diferentes se desenrolam. Isso significa que você e eu existimos em bilhões de cópias diferentes nas quais as coisas aconteceram de forma diferente”, explica Ulf Danielsson, professor de física teórica na Universidade de Uppsala, na Suécia.
“Isso, é claro, leva a discussões filosóficas sobre o que é real e o que não é. E essa é uma maneira de interpretar a mecânica quântica.”
Esse ramo incrivelmente complexo da física envolve partículas minúsculas que se comportam de maneiras realmente estranhas e levantam questões sobre a natureza da realidade.
Partículas subatômicas não existem em um lugar, mas em vários lugares ao mesmo tempo, pelo menos até que as observemos.
Se as coisas são de uma maneira até que as observamos, e então elas se tornam algo completamente diferente, isso não questiona nossa compreensão da própria realidade?
E quanto ao reality shifting?
Provavelmente é uma tendência passageira, mas mesmo assim ela ainda é interessante.


Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

STF: Saldo do julgamento da conspiração será negativo – 09/03/2025 – Marcus Melo

Next Post

Luma César abre álbum da lua de mel em Tóqui, no Japão

Redação

Redação

Related Posts

Capitania dos Portos libera saída da Baía de Guanabara após fim de aviso de ressaca na orla do RJ
Notícias

Capitania dos Portos libera saída da Baía de Guanabara após fim de aviso de ressaca na orla do RJ

agosto 2, 2025
Grave acidente entre 3 veículos na Autoestrada Lagoa-Barra deixa 6 feridos; veículo pegou fogo e via precisou ser fechada | Rio de Janeiro
Notícias

Grave acidente entre 3 veículos na Autoestrada Lagoa-Barra deixa 6 feridos; veículo pegou fogo e via precisou ser fechada | Rio de Janeiro

agosto 2, 2025
Polícia prende envolvido em morte de criança de 3 anos e tentativa de homicídio de ex-PM em Caxias
Notícias

Polícia prende envolvido em morte de criança de 3 anos e tentativa de homicídio de ex-PM em Caxias

agosto 2, 2025
Prefeitura anuncia boulevard e revitalização do polo gastronômico na Mangueira | Rio de Janeiro
Notícias

Prefeitura anuncia boulevard e revitalização do polo gastronômico na Mangueira | Rio de Janeiro

agosto 2, 2025
Casos de crimes sexuais virtuais crescem 1.252% no RJ em 6 anos: mulheres são as principais vítimas
Notícias

Casos de crimes sexuais virtuais crescem 1.252% no RJ em 6 anos: mulheres são as principais vítimas

agosto 2, 2025
'Missionários digitais': conheça alguns dos influenciadores católicos que se reuniram no Vaticano
Notícias

'Missionários digitais': conheça alguns dos influenciadores católicos que se reuniram no Vaticano

agosto 2, 2025
TJ autoriza que provas contra cônsul alemão por morte de marido no Rio sejam enviadas ao MP da Bélgica, país da vítima
Notícias

TJ autoriza que provas contra cônsul alemão por morte de marido no Rio sejam enviadas ao MP da Bélgica, país da vítima

agosto 2, 2025
Areia de praia é tomada por 18 toneladas de lixo após ressaca no mar em Maricá, no RJ
Notícias

Areia de praia é tomada por 18 toneladas de lixo após ressaca no mar em Maricá, no RJ

agosto 2, 2025
Jaé inicia operação exclusiva nos transportes do Rio a partir deste sábado
Notícias

Jaé inicia operação exclusiva nos transportes do Rio a partir deste sábado

agosto 2, 2025
Ação da Polícia Civil em Caxias termina com três baleados | Rio de Janeiro
Notícias

Ação da Polícia Civil em Caxias termina com três baleados | Rio de Janeiro

agosto 2, 2025
carregar mais
Next Post
Luma César abre álbum da lua de mel em Tóqui, no Japão

Luma César abre álbum da lua de mel em Tóqui, no Japão

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Como se proteger do golpe do boleto falso: dicas essenciais para não cair em fraudes financeiras

Como se proteger do golpe do boleto falso: dicas essenciais para não cair em fraudes financeiras

julho 17, 2025
Pobreza gourmet, tendência nos bares da zona oeste de São Paulo – 08/07/2025 – Cozinha Bruta

Pobreza gourmet, tendência nos bares da zona oeste de São Paulo – 08/07/2025 – Cozinha Bruta

julho 8, 2025
Homem é preso pelo ‘golpe da falsa imobiliária’; grupo prometia casa e fugia com o dinheiro

Homem é preso pelo ‘golpe da falsa imobiliária’; grupo prometia casa e fugia com o dinheiro

julho 25, 2025
Homem é preso por matar, esquartejar e cozinhar partes do corpo de amigo, que armazenava na geladeira, diz polícia

Homem é preso por matar, esquartejar e cozinhar partes do corpo de amigo, que armazenava na geladeira, diz polícia

julho 17, 2025
Capitania dos Portos libera saída da Baía de Guanabara após fim de aviso de ressaca na orla do RJ

Capitania dos Portos libera saída da Baía de Guanabara após fim de aviso de ressaca na orla do RJ

agosto 2, 2025
Collor completa 3 meses em prisão domiciliar sob discrição – 01/08/2025 – Poder

Collor completa 3 meses em prisão domiciliar sob discrição – 01/08/2025 – Poder

agosto 2, 2025
Grave acidente entre 3 veículos na Autoestrada Lagoa-Barra deixa 6 feridos; veículo pegou fogo e via precisou ser fechada | Rio de Janeiro

Grave acidente entre 3 veículos na Autoestrada Lagoa-Barra deixa 6 feridos; veículo pegou fogo e via precisou ser fechada | Rio de Janeiro

agosto 2, 2025
Tarifas deveriam abrir espaço para abertura comercial – 01/08/2025 – Deborah Bizarria

Tarifas deveriam abrir espaço para abertura comercial – 01/08/2025 – Deborah Bizarria

agosto 2, 2025

JASMIRA IMÓVEIS (038) 9.8831-0162

JASMIRA IMÓVEIS
JASMIRA IMÓVEIS: COMPRA, VENDA E ADMINISTRA
portalnardelazuoz.com.br

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

No Result
View All Result
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
%d