O deputado federal Rui Falcão (PT-SP) criticou declaração do ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, de que não vê problema na proposta do relator da PEC da Segurança, deputado Mendonça Filho (União-PE), de fazer uma consulta popular para redução da maioridade penal de 18 para 16 anos.
Segundo Falcão, mexer em uma cláusula pétrea da Constituição poderá gerar precedente para outras mudanças que afetam temas ligados aos direitos humanos.
“É lamentável a declaração atribuída ao ministro da Justiça, de que não vê problema em submeter a consulta popular a redução da maioridade penal, uma cláusula pétrea da Constituição, que só pode ser alterada por outra Constituinte. Isso pode abrir precedente para permitir plebiscito ou referendo em torno da pena de morte”, diz o petista.
A proposta de Mendonça não constava da versão inicial da emenda, enviada pelo Ministério da Justiça, e foi incluída por uma emenda apresentada por ele. O tema deve ser votado pelo Congresso depois do Carnaval.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS
















