Recém-designado relator da CPMI do INSS, o deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL), alinhado ao bolsonarismo, mirou em ministros do STF nos últimos anos no plenário da Câmara, com discursos de tom agressivo e até irônico contra integrantes da corte.
Em outubro do ano passado, ele acusou o ministro Gilmar Mendes de dar uma “cusparada na cara do cidadão”, por ter absolvido o ex-ministro José Dirceu, envolvido no mensalão e na Lava Jato.
“O sr. ministro Gilmar Mendes, pago pelos impostos do povo brasileiro, deu uma cusparada na cara do cidadão, ao pegar um condenado e torná-lo inocente”, afirmou.
Em agosto de 2024, Gaspar fez um discurso recheado de ironias contra Alexandre de Moraes, relator do processo da trama golpista, pela concentração de poderes em suas mãos.
“Alexandre de Moraes é um verdadeiro deus. Alexandre, além de lindo, você é muito competente. Ministro Alexandre, você tem dado demonstração para o Brasil inteiro que nós temos um rei. Viva o rei! Viva Alexandre de Moraes!”, bradou.
Outro alvo de críticas do novo relator foi Dias Toffoli. Em pronunciamento no plenário da Câmara em fevereiro de 2024, Fraga afirmou que o ministro “deu um exemplo para o mundo inteiro de como apoiar a corrupção”, fazendo referência à suspensão por Toffoli do pagamento de multas da J&F.
“Imaginem que uma das advogadas de uma empresa corrupta, chamada J&F, é a própria esposa do ministro Toffoli”, afirmou.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.