sábado, fevereiro 21, 2026
portalnardelazuoz.com.br
  • Login
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
No Result
View All Result
Home Notícias

Santarém: indígenas protestam contra desestatização de hidrovias

Redação by Redação
fevereiro 21, 2026
in Notícias
0
0
Santarém: indígenas protestam contra desestatização de hidrovias
https://www.facebook.com/profile.php?id=61571047525821 Share on Twitter


Um grupo de indígenas ocupou, na madrugada deste sábado (21), o escritório do terminal que a multinacional Cargill opera no Porto de Santarém, no Pará.

Segundo o Conselho Indígena Tapajós e Arapiuns (Cita), o ato faz parte da série de protestos que há mais de um mês o movimento indígena vem promovendo contra o Decreto nº 12.600, de agosto de 2025, que inclui as hidrovias dos rios Madeira, Tocantins e Tapajós no Programa Nacional de Desestatização (PND).

Enquanto representantes de comunidades indígenas paraenses e mato-grossenses ligadas à Cita bloqueavam o acesso ao terminal, a cerca de 3,2 mil quilômetros dali, em São Paulo, ambientalistas e integrantes de entidades sociais protestavam diante do escritório central da Cargill, bloqueando duas faixas da Avenida Chucri Zaidan, na Vila São Francisco, na zona sul da capital paulista.

Em nota, a multinacional classificou as duas ações deste sábado como “violentas”. Segundo a assessoria da Cargill, há 30 dias os manifestantes bloqueiam o acesso de caminhões ao terminal portuário de Santarém, apesar de a Justiça já ter determinado a desocupação da área.

Ainda de acordo com a assessoria da empresa, diante da iminente ocupação do terminal paraense, os funcionários que estavam trabalhando buscaram abrigo em um local fechado onde permaneceram em segurança até serem retirados do local.

Não há, até o momento, registros de trabalhadores ou manifestantes feridos, e a empresa informou estar checando se máquinas ou equipamentos foram depredados.

“Além disso, a companhia, que já tem ordem judicial [favorável] à desocupação [do terminal], segue em contato com as autoridades para que as providências para a desocupação sejam tomadas de forma ordeira e segura”, acrescentou a Cargill.

Indignação

Pelas redes sociais, o Conselho Indígenas Tapajós e Arapiuns afirmou que a ocupação do escritório da multinacional após mais de 30 dias acampados diante do terminal paraense foi motivada pela indignação frente a não revogação integral do Decreto nº 12.600, cujos efeitos “ameaçam a qualidade da água, a pesca, a soberania alimentar e a integridade da floresta”.

“Estamos aqui porque defendemos o direito de existir”, afirmou o Cita, argumentando que, durante a ocupação do pátio do terminal, no último mês, chegou a liberar, “de forma pacífica e organizada”, as vias de acesso e os espaços necessários à operação de carga e descarga.

“Não queremos tratar essa questão como caso de polícia. Nossa luta não é de segurança pública, mas de justiça socioambiental, responsabilidade constitucional e direitos humanos.”

A entidade indígena disse ainda que cobra das autoridades federais responsáveis, explicações sobre os critérios adotados para autorizar a “privatização dos rios da região”, bem como a realização de estudos para avaliar eventuais impactos sociais, ambientais e culturais decorrentes dos empreendimentos.

“Permaneceremos mobilizados até que haja compromisso concreto com a revogação do Decreto nº 12.600 e com a garantia de consulta prévia, livre, informada e de boa-fé antes de decidirem sobre qualquer empreendimento que avance sobre nossos corpos e nossos territórios”, concluiu a Cita.

Em nota enviada à Agência Brasil, a Secretaria-Geral da Presidência da República informou estar acompanhando a mobilização dos povos indígenas do Pará e do Mato Grosso.

A pasta afirmou que reconhece e defende o direito a manifestações pacíficas e reiterou o compromisso de, junto com outros órgãos federais, consultar, previamente, as comunidades que vivem sob a área de influência dos empreendimentos sobre os eventuais impactos sociambientais. 

“As condições técnicas para a instalação de um grupo de trabalho interministerial – com a participação de órgãos federais e representantes indicados pelos povos indígenas da região, para organizar e conduzir os processos de consulta – já estão garantidas e, conforme acordado em reunião com as lideranças do movimento, aguarda o aval dessas lideranças, no momento em que julgarem adequado”, assegurou a secretaria-geral.

Dragagem suspensa e consulta pública

No último dia 6, quando organizações indígenas e sociais já protestavam em diferentes localidades do país, o governo federal anunciou a suspensão do processo de seleção e contratação de uma empresa para realizar a dragagem do Rio Tapajós, no Pará.

Na ocasião, o governo federal informou, por meio de uma nota, que a suspensão das obras era um “gesto de negociação”, ainda que a dragagem não tivesse relação direta com o projeto de conceder a hidrovia à exploração comercial privada.

“É importante mencionar que as obras de dragagem anunciadas pelo Ministério de Portos e Aeroportos constituem ação de rotina, feitas igualmente em anos anteriores, e respondem à necessidade de garantir o tráfego fluviário na Hidrovia do Tapajós diante dos períodos de baixa das águas”, argumentou o governo.

Além disso, assumiu outros dois compromissos: instituir um grupo de trabalho interministerial com a participação de órgãos e entidades da administração pública federal e de representantes indicados pelos povos indígenas da região, para discutir, sistematizar e orientar os processos de consulta prévia às comunidades afetadas; e apresentar um cronograma para realizar as consultas, definido em comum acordo com a entidades representativas.

Em novembro do ano passado, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, já tinha assumido o compromisso de consultar os povos do Rio Tapajós sobre a destinação das hidrovias.

“Temos o compromisso, e o governo federal fará, em relação ao Tapajós, uma consulta livre, prévia e informada a todos os povos da região, antes de implementar qualquer projeto no rio. E nós, da Secretaria-Geral da Presidência da República, criaremos uma mesa de diálogo com todos esses povos, para recebê-los em Brasília e construir a solução.”

Na época, os indígenas protestarem durante a 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP30). 

Também em novembro, a Casa Civil garantiu que não faria qualquer intervenção nos rios Tapajós, Madeira e Tocantins sem o devido processo de licenciamento ambiental, incluindo a realização de estudos de impacto.

“É compromisso deste governo garantir ao longo do processo de estudo e licenciamento uma consulta prévia, livre e Informada às comunidades locais, indígenas, quilombolas e ribeirinhos, seguindo a Convenção 169 da OIT [Organização Internacional do Trabalho], da qual o Brasil é signatário.”

De acordo com a Casa Civil, o propósito de transferir para a iniciativa privada a responsabilidade pela manutenção da navegabilidade das hidrovias seria para garantir “um escoamento mais seguro e ambientalmente protegido”.

Matéria ampliada às 18h35 para inclusão de nota da Secretaria-geral de Presidência da República, nos 13°, 14° e 15° parágrafos


Compartilhe isso:

  • Compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

Socorro ao BRB: Ibaneis enfrenta resistência até de aliados | G1

Next Post

Johanna Parv Fall 2026 Ready-to-Wear Collection

Redação

Redação

Related Posts

Brasileirão Feminino: Ferroviária e Internacional Conquistam Vitórias Essenciais
Notícias

Brasileirão Feminino: Ferroviária e Internacional Conquistam Vitórias Essenciais

by nardel.azu@gmail.com
fevereiro 21, 2026

A Ferroviária fez valer o mando de campo e garantiu sua primeira vitória na Série A1 do Campeonato Brasileiro de...

leia mais
Marie Lueder Kicked off LFW Weekend With a Basement Rave
Moda

Marie Lueder Kicked off LFW Weekend With a Basement Rave

by Redação
fevereiro 21, 2026

10 hours later, the rave-at-the-end-of-the-world vibe continued at LN-CC in Dalston, east London. The now 15-year-old fashion concept store has...

leia mais
Ovos de Páscoa: Mercados de São José antecipam vendas após o Carnaval | G1
Notícias

Ovos de Páscoa: Mercados de São José antecipam vendas após o Carnaval | G1

by Redação
fevereiro 21, 2026

Ovos de chocolate já estão nos supermercados Os corredores com ovos de chocolate típicos da Páscoa já estão nos supermercados...

leia mais
Chopova Lowena Fall 2026 Ready-to-Wear Collection
Moda

Chopova Lowena Fall 2026 Ready-to-Wear Collection

by Redação
fevereiro 21, 2026

It’s been nearly a decade since Emma Chopova and Laura Lowena launched their brand fresh out of Central Saint Martins,...

leia mais
Brasil e Índia fazem parceria para produção de medicamentos
Notícias

Brasil e Índia fazem parceria para produção de medicamentos

by Redação
fevereiro 21, 2026

Brasil e Índia firmaram hoje (21) três acordos chamados de “Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo” que vão garantir a oferta...

leia mais
Carro do DER atinge motorista de aplicativo no DF e condutor foge | G1
Notícias

Carro do DER atinge motorista de aplicativo no DF e condutor foge | G1

by Redação
fevereiro 21, 2026

Motorista de aplicativo é atingido por carro com adesivo do DER e condutor foge no DF Um motorista de transporte...

leia mais
Baterista mirim rouba cena e toca com Black Pantera em show | G1
Notícias

Baterista mirim rouba cena e toca com Black Pantera em show | G1

by Redação
fevereiro 21, 2026

VÍDEO: baterista mirim rouba cena e se apresenta em show do Black Pantera em Sorocaba A baterista mirim de Sorocaba...

leia mais
Johanna Parv Fall 2026 Ready-to-Wear Collection
Moda

Johanna Parv Fall 2026 Ready-to-Wear Collection

by Redação
fevereiro 21, 2026

Group chats have long been a hidden backbone of global brands, big and small. Email threads are too fussy—it’s easier...

leia mais
Socorro ao BRB: Ibaneis enfrenta resistência até de aliados | G1
Notícias

Socorro ao BRB: Ibaneis enfrenta resistência até de aliados | G1

by Redação
fevereiro 21, 2026

Não é apenas a oposição, comandada por PT e PSOL, que dá dor de cabeça ao governador Ibaneis Rocha, do...

leia mais
Chuva em Bauru: alagamentos e imóvel interditado na Vila São Paulo | G1
Notícias

Chuva em Bauru: alagamentos e imóvel interditado na Vila São Paulo | G1

by Redação
fevereiro 21, 2026

Na Vila São Paulo, a Defesa Civil atendeu uma ocorrência de alagamento em uma residência. O imóvel foi parcialmente interditado...

leia mais
carregar mais
Next Post
Johanna Parv Fall 2026 Ready-to-Wear Collection

Johanna Parv Fall 2026 Ready-to-Wear Collection

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
STF forma maioria para permitir dupla punição por caixa 2 – 06/02/2026 – Política

STF forma maioria para permitir dupla punição por caixa 2 – 06/02/2026 – Política

fevereiro 6, 2026
Vítimas de acidente eram da família de empresário morto em dezembro  | G1

Vítimas de acidente eram da família de empresário morto em dezembro | G1

fevereiro 12, 2026
Bia Haddad crava 1ª vitória de 2026 em classificatório do WTA de Doha

Bia Haddad crava 1ª vitória de 2026 em classificatório do WTA de Doha

fevereiro 6, 2026
Escritora que prejudicou carreira ao criticar Vale do Silício ressurge após 25 anos

Escritora que prejudicou carreira ao criticar Vale do Silício ressurge após 25 anos

janeiro 22, 2026
Brasileirão Feminino: Ferroviária e Internacional Conquistam Vitórias Essenciais

Brasileirão Feminino: Ferroviária e Internacional Conquistam Vitórias Essenciais

fevereiro 21, 2026
Marie Lueder Kicked off LFW Weekend With a Basement Rave

Marie Lueder Kicked off LFW Weekend With a Basement Rave

fevereiro 21, 2026
Ovos de Páscoa: Mercados de São José antecipam vendas após o Carnaval | G1

Ovos de Páscoa: Mercados de São José antecipam vendas após o Carnaval | G1

fevereiro 21, 2026
Ciro Nogueira reage a escolha de Bolsonaro ao Senado em SC – 21/02/2026 – Política

Ciro Nogueira reage a escolha de Bolsonaro ao Senado em SC – 21/02/2026 – Política

fevereiro 21, 2026

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

JASMIRA IMÓVEIS (038) 9.8831-0162

JASMIRA IMÓVEIS
JASMIRA IMÓVEIS: COMPRA, VENDA E ADMINISTRA
portalnardelazuoz.com.br

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

No Result
View All Result
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
%d