A viagem da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, para a Rússia no começo deste mês virou alvo de ao menos três requerimentos de informação de deputados da oposição. Os três foram direcionados ao ministro da Casa Civil, Rui Costa.
Janja viajou para Moscou no dia 2 de maio, dias antes de Lula e da comitiva presidencial. A agenda da primeira-dama previa, entre outros compromissos, um encontro com a comunidade brasileira, uma visita ao Kremlin (sede do governo russo) e a participação em um evento sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
O deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) solicitou informações sobre as despesas públicas relacionadas à viagem da primeira-dama. Capitão Alberto Neto (PL-AM) cobrou informações sobre a comitiva que acompanhou Janja e questionou se a visita dela ao país russo foi coordenada com o Itamaraty.
Já o terceiro, de autoria de quatro parlamentares da oposição, solicita os motivos que justificaram a ida antecipada de Janja e quais os critérios adotados para a participação dela nessas agendas.
Viagens da primeira-dama têm sido alvo de polêmicas, com questionamentos sobre os custos e a necessidade de sua presença em determinados eventos. A oposição tem explorado esses compromissos internacionais para desgastar a imagem do governo federal.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS