O Volume 05 da ELLE Men Brasil chega um pouco diferente dos anteriores. Pelo menos na sua concepção. Diferentemente das edições passadas, esta não nasceu com um tema definido. Pelo contrário. Ela começou com ideias e fatos aparentemente desconexos, ainda assim necessários ao relato e à apuração. Na moda, tínhamos de falar sobre alfaiataria. Na cultura, sobre os feitos recentes de Amaro Freitas, Don L, Russo Passapusso e Wagner Moura (uma de nossas capas). Na reta final, ainda apareceu Felca (nossa segunda capa). O denominador comum apareceu só ao final. Era questão de olhar. No caso, de um olhar diferente, de outro ponto de vista, outra perspectiva.
Faz uns cinco anos que blazers, calças pregueadas, camisas e sapatos não saem das passarelas. A última temporada de desfiles foi toda sobre a retomada da formalidade e do estilo preppy dos anos 1980. O mundo está encaretando, e isso tem, sim, influência na maneira como muita gente se veste. Existem, porém, outras formas de expressão atreladas às ressignificações do tradicional uniforme de poder masculino. “Tudo muda, a depender de quem e como se usa”, explica o editor de reportagem de moda, Gabriel Monteiro, em “Questão de costume”.
Wagner Moura veste regata, acervo Casa Juisi, e anel, acervo pessoal.
Foto: Bob Wolfenson
Wagner Moura veste camiseta, acervo Casa Juisi. Calça, Levi’s. Anel, acervo pessoal. Tênis, Converse
Foto: Bob Wolfenson
Wagner Moura veste blazer, camisa e calça, tudo Dior.
Foto: Bob Wolfenson
Leia mais: As 10 principais tendências do verão 2026 masculino
Hoje o pianista Amaro Freitas é um nome em ascensão na cena do jazz, mas, no início da carreira, sofreu por não se encaixar no que se esperava de um músico brasileiro. O terceiro álbum de Don L, Caro Vapor II – Qual a forma de pagamento?, o consagrou entre os maiores rappers do país. Sua trajetória e seu repertório, contudo, são o resultado de ambições culturais bastante ricas. Acostumado a mover mares de pessoas em cima de grandes palcos e trios elétricos, o novo projeto solo de Russo Passapusso (cantor da banda BaianaSystem) recupera uma lógica horizontal, no chão, na pista, no mesmo nível – e em maior contato – com a plateia.
Em maio, o filme O agente secreto saiu do Festival de Cannes com os prêmios de melhores diretor e ator, conquistados por Kleber Mendonça Filho e Wagner Moura – um feito inédito para o país. Em outubro, Wagner também estreia a peça Um julgamento – depois de um inimigo do povo, de Christiane Jatahy, em Salvador. O longa marca seu retorno a uma produção nacional depois de quase meia década trabalhando no exterior. A montagem celebra sua volta ao teatro após o hiato de 17 anos. Ambos falam de valores caros ao artista: “Sobre como se manter fiel ao que você acredita quando tudo ao seu redor diz o oposto”, afirma em entrevista à editora de cultura, Bruna Bittencourt.
Em um vídeo de 50 minutos, Felipe Bressanim Pereira (o Felca) denunciou a superexposição, adultização e sexualização de crianças e adolescentes em plataformas de mídias sociais. A postagem já ultrapassa 45 milhões de visualizações, mas não é a primeira desse tipo feita pelo youtuber. Seus conteúdos mais acessados são os que questionam a inércia ou a automatização de algumas práticas. “Acho importante ter pessoas que pisem no freio e pensem: ‘Precisa ser assim? Não dá para ser de outra forma?’.”
Felca veste blazer e calça, Dod Alfaiataria. Blusa, Intimissimi Uomo. Relógio e anéis, acervo pessoal.
Foto: Hudson Rennan
Felca veste suéter, Ferragamo. Relógio e anéis, acervo pessoal.
Foto: Hudson Rennan
A seguir, mais destaques da edição:
Forma e função
Aperte a gravata e calce os chinelos: a temporada masculina de verão 2026 está aberta às contradições, com tudo junto e misturado.
O ponto final?
À medida que o trabalho artesanal dos alfaiates é substituído pela produção em série, alunos e professores do extinto Projeto Sob Medida, a última grande escola de alfaiataria em São Paulo, falam das dificuldades e oportunidades de um setor com baixíssima renovação de mão de obra.
Objetos pessoais
Diretora criativa das linhas masculinas da Hermès há quase 40 anos, Véronique Nichanian conta por que prefere peças individuais em vez de looks totais.
Primeira divisão
Pedro Andrade, criador da Piet e da P.Andrade, fala à ELLE Men sobre paternidade, criatividade, streetwear e sua estreia na semana de moda masculina de Paris.
X-factor
Após anos de folga, a cintura marcada, na construção da peça ou com acessórios, retorna ao centro das atenções para dar nova cara à silhueta masculina.
Black Royalty
O estilo preppy contemporâneo se enobrece ao complementar penteados de origem ancestral.
Twinkle, twinkle, little star
De subcultura gay a uma força capaz de mudar os rumos da cultura pop. Entenda a ascensão do império dos twinks.
Entre o silêncio e os berros
O que está por trás da ausência de falas masculinas na produção cultural e na sociedade?
(Créditos)
Wagner Moura
Direção editorial: Susana Barbosa
Edição: Luigi Torre
Foto: Bob Wolfenson
Direção criativa: Luciano Schmitz
Direção de moda: Lucas Boccalão
Beleza: Carla Biriba
Produção de moda: Thiago Torres
Produção de arte: David Santos
Produção Executiva: Cítrica
Tratamento de imagem: Thiago Auge
Assistentes de foto: Ana Tonezzer Ansbach, João Pedro Hachiya de Azevedo e Naelson de Castro
Assistente de produção moda: Gabriela Bomfim
Assistente de produção executiva: Amanda Bomfim
Contrarregra: Glauber Ventura
Felca
Direção editorial: Susana Barbosa
Edição: Luigi Torre
Foto: Hudson Rennan
Edição de moda: Diego Tofolo
Beleza: Liege Wisniewski
Produção de moda: Bruna Campi e Thiago Torres
Produção executiva: Izabela Ribeiro
Tratamento de imagem: Philipe Mortosa
Assistente de foto: Vinicius Burghetti
Assistente de beleza: Angela Gomes
Assistente de produção executiva: Bruna Campi
Contrarregra: Ronaldo Junge
Clique aqui para garantir sua ELLE Men Brasil Volume 05.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes