Elon Musk planeja introduzir publicidade nas respostas do Grok, chatbot de inteligência artificial do X (ex-Twitter), para impulsionar os anúncios em declínio da rede social após a saída da CEO Linda Yaccarino.
Durante uma discussão ao vivo com anunciantes transmitida no X nesta quarta-feira (6), o empresário bilionário disse que sua empresa permitiria que profissionais de marketing pagassem para aparecer nas sugestões do Grok, o chatbot da plataforma. O Grok foi desenvolvido pela startup de IA de Musk, a xAI, que adquiriu o X em março por US$ 45 bilhões (R$ 245,7 bilhões).
“Nosso foco até agora tem sido apenas tornar o Grok a IA mais inteligente e precisa do mundo, e acho que conseguimos isso em grande parte. Então, vamos voltar nossa atenção para como pagar por essas GPUs caras”, disse Musk, referindo-se às unidades de processamento gráfico, os chips caros necessários para alimentar aplicações de IA.
“Se um usuário está tentando resolver um problema [perguntando ao Grok], então anunciar a solução específica seria ideal nesse momento”, acrescentou, sem compartilhar mais detalhes sobre a estratégia de monetização.
Em uma rara ofensiva de charme com profissionais de marketing, Musk também delineou planos para automatizar ainda mais o processo de publicidade para marcas e melhorar o direcionamento de anúncios usando a tecnologia da xAI. Antes da fusão, a equipe de tecnologia de publicidade do X estava tendo dificuldades para exibir anúncios para o público pretendido, segundo pessoas de dentro.
Vários executivos de publicidade disseram ao Financial Times que querem que empresas de IA vendam espaços publicitários em seus chatbots, enquanto grupos como a OpenAI, criadora do ChatGPT, negaram abertamente quaisquer planos para fazê-lo em meio a temores de uma reação negativa dos consumidores.
Enquanto isso, marcas e agências de publicidade têm experimentado como promover seus produtos nos resultados de busca de chatbots organicamente, por exemplo, publicando conteúdo que acreditam ter mais probabilidade de ser captado pelos modelos.
O anúncio de Musk ocorre enquanto alguns anunciantes continuam a evitar o X devido a problemas de moderação. No mês passado, o Grok gerou controvérsia ao repetidamente elogiar Adolf Hitler e compartilhar retórica antissemita, levantando preocupações de que Musk estaria implementando tecnologia de IA sem as devidas salvaguardas.
Recentemente, o X tem diversificado suas receitas além da publicidade para assinaturas premium, impulsionadas pela introdução do Grok como um recurso para usuários pagantes. Mas Musk também tem arrecadado fundos freneticamente para acompanhar uma corrida de IA custosa contra rivais como Meta, OpenAI e Google.
Em um e-mail enviado a alguns anunciantes antes da discussão desta quarta-feira e visto pelo Financial Times, o X se gabou de que a empresa havia passado por uma “transformação completa” nos últimos dois anos em termos de negócios e esforços de segurança.
Em particular, disse que havia melhorado seus leilões de anúncios, resultando em “custos significativamente reduzidos” para empresas que fazem lances por espaços. Também disse que havia melhorado a relevância da publicidade usando a xAI e retreinado modelos que medem quando um clique em um anúncio se torna uma venda.
O volume de conversões —quando um usuário compra um produto visto em um anúncio— aumentou 40% desde junho para publicidade na web, disse o X no e-mail, enquanto o custo médio de publicidade diminuiu 7% em comparação trimestral “em todos os objetivos de marca”.
As aproximações com os anunciantes restabeleceram Musk como o rosto do X após a saída de Yaccarino em julho.
Veterana da Madison Avenue, Yaccarino frequentemente atuava como intermediária entre profissionais de marketing e Musk, que anteriormente criticou os anunciantes por retirarem gastos da plataforma.
Ele pareceu moderado na ligação desta quarta-feira, que realizou com vários outros executivos da xAI e do X. Musk disse que seu objetivo era “superar a maldição do Twitter” como o lugar onde os usuários vinham “por uma década e nunca compravam uma única coisa porque o sistema de publicidade nunca mostrava aos participantes o que eles queriam”.
Entre outras mudanças, sua tecnologia Grok avaliará quão esteticamente agradáveis são os anúncios e priorizará aqueles considerados melhores, disse ele. A empresa também está planejando construir um recurso de checkout para que os usuários façam compras a partir de anúncios enquanto permanecem no aplicativo.
Enquanto alguns anunciantes deram a Musk avaliações brilhantes das atualizações do X durante a ligação, outros se recusaram a participar, mantendo que o conteúdo da plataforma ainda permanecia muito tóxico. Um comprador de mídia de uma grande holding disse ao Financial Times: “Não vou desperdiçar meu tempo”.