A marca de smartphones chinesa Realme anunciou nesta sexta-feira (8) que a versão com 5G do modelo de entrada C75 será lançado no Brasil com produção local em fábrica de Manaus. O preço ainda não foi informado.
O C75 5G é o primeiro produzido na unidade com a nova geração de conectividade e com certificações IP69, IP68 e IP66, resistência contra poeira, água e líquidos em alta temperatura.
Visando reduzir custos, a empresa conhecida por modelos com boa relação custo-benefício produz aparelhos no país desde abril, resultado de um maior interesse pelo mercado brasileiro.
“Ter uma produção local nos permite reduzir custos logísticos e fiscais, o que impacta diretamente na competitividade de preços ao consumidor. Além disso, nos dá mais agilidade para adaptar os produtos às preferências do público local e nos possibilita aprimorar o pós-venda com mais eficiência e proximidade”, Xiaoyi Shao, country manager da Realme Brasil.
A fábrica por enquanto produz apenas modelos da série C, de entrada (faixa de R$ 1.000), mas já tem planos de iniciar a produção de intermediários como o Realme 14 (a partir de R$ 2.800) e o premium GT 7, lançado na Europa em maio mas ainda não disponível no Brasil.
A empresa também anunciou nesta sexta que terá uma loja oficial no Mercado Livre, onde passará a vender os novos modelos com benefícios da plataforma como entrega rápida e maior confiabilidade.
Segundo a Realme, a montagem no país também é uma forma de combater o contrabando em plataformas de ecommerce, problema alvo de ofensivas recentes da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
“Acreditamos que a produção nacional é uma resposta sólida a esse cenário, pois demonstra comprometimento com o mercado, garante autenticidade e facilita o acesso ao suporte pós-venda”, disse o executivo.
Fundada em 2018 por Sky Li, ex-diretor da hoje rival Oppo, a Realme se firmou em três anos entre as cinco principais marcas de smartphones em 30 mercados ao redor do mundo.
No Brasil, onde também apresentou crescimento acelerado nos últimos anos, a empresa busca criar raízes no momento em que diversas rivais também chinesas almejam uma fatia do mercado. Só neste ano, duas marcas do país asiático anunciaram a estreia no país, Honor e Jovi (Vivo em outros países).
Nos últimos anos a empresa expandiu sua presença para China, Sudeste Asiático, sul da Ásia, Europa, Oriente Médio, América Latina e África, acumulando hoje uma base de mais de 200 milhões de usuários. A meta é atingir o dobro disso em três anos.