quinta-feira, setembro 11, 2025
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
No Result
View All Result
Home Política

Lula e Bolsonaro acumulam frases machistas; relembre – 14/03/2025 – Poder

Redação by Redação
março 14, 2025
in Política
0
0
Lula e Bolsonaro acumulam frases machistas; relembre – 14/03/2025 – Poder
https://www.facebook.com/profile.php?id=61571047525821 Share on Twitter


Após proferir mais uma fala machista, desta vez sobre sua ministra das Relações Institucionais, o presidente Lula (PT) passou a ser atacado pelo campo político Jair Bolsonaro (PL) —ex-presidente que tem no histórico uma série de declarações ofensivas às mulheres.

O petista afirmou nesta quarta-feira (12) ter colocado Gleisi Hoffmann (PT), “essa mulher bonita” como ministra para “melhorar a relação” com o Congresso.

Dias antes, Bolsonaro havia aparecido em vídeo chamando mulheres petistas de “feias” e “incomíveis”.

O ex-mandatário acumula frases contra minorias, notadamente contra mulheres. Uma das mais marcantes foi quando afirmou que a deputada Maria do Rosário (PT) “não merece ser estuprada porque é muito feia”, razão pela qual foi condenado a se retratar e a pagar indenização.

No histórico de Lula, pesam também frases em que ele relativizou a violência doméstica e fez comparação machista entre “mulheres” e “amantes”.

Já Bolsonaro afirmou ter “fraquejado” ao ter tido uma filha mulher e fez ataques a jornalistas quando estas exerciam sua profissão, além de outros casos.

Apesar de serem a maioria da população (52%) e a maior parte dos eleitores (53%), as mulheres são menos eleitas e participam menos dos órgãos de cúpula dos partidos, além de estarem sujeitas a maior violência política.

Relembre frases machistas já proferidas por Lula e Bolsonaro.

LULA

Depois de nomear a ex-presidente nacional do PT Gleisi Hoffmann para o cargo de ministra da SRI (Secretaria de Relações Institucionais), o presidente Lula afirmou ter colocado uma “mulher bonita” no cargo para “melhorar a relação” com o Congresso Nacional.

A declaração, feita nesta quarta-feira (12), foi direcionada aos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que participavam de uma cerimônia com o mandatário.

“Uma coisa, companheiros, que eu quero mudar, estabelecer a relação com vocês, por isso eu coloquei essa mulher bonita para ser ministra de Relações Institucionais, é que eu não quero mais ter distância entre vocês”, afirmou, durante lançamento do chamado “Crédito do Trabalhador”.

Em 8 de janeiro de 2025, durante ato para relembrar os dois anos dos ataques antidemocráticos à sede dos três Poderes, Lula afirmou ser um “amante da democracia” por entender que as amantes são frequentemente mais amadas que as esposas.

“Eu diria que eu sou um amante da democracia. Não sou nem marido, eu sou amante porque a maioria das vezes os amantes são mais apaixonados pela amante do que pelas mulheres, e eu sou um amante da democracia e conheço o valor dela”, disse.

  • ‘Se o cara for corintiano, tudo bem’

O petista condenou a violência doméstica em um evento com empresários do ramo alimentício no Palácio do Planalto, mas, “se o cara for corintiano, tudo bem”, disse em julho de 2024. Antes, ele elogiou a quantidade de mulheres no encontro.

“Quero dizer para vocês que é louvável, é extraordinário, é a primeira reunião que nós fazemos com empresário com nove mulheres, nove mulheres. (…) Eu nunca fiz uma reunião com tantas mulheres aqui dentro”, afirmou, dizendo em seguida ser cobrado pela primeira-dama, Janja, para ampliar a presença feminina nos espaços de poder.

“Hoje eu fiquei sabendo uma notícia triste. Tem pesquisa, Haddad, que mostra que depois de um jogo de futebol aumenta a violência contra a mulher. Inacreditável. Se o cara é corintiano, tudo bem, como eu. Mas eu não fico nervoso quando perde, eu lamento profundamente”, completou.

  • Quando ‘vai fechar a porteira’

O presidente disse em Maceió, em maio de 2024, ter perguntado a uma mãe de cinco filhos que era beneficiária do programa Minha Casa, Minha Vida quando ela “vai fechar a porteira”.

“Quando entrego uma chave a uma pessoa, aquela menina tem cinco filhos, eu falei: ‘Companheira, quando vai fechar a porteira?’. Não pode mais ter filho, ela já tem cinco. Ela tem 27 anos de idade. Eu falei: ‘É preciso você se cuidar’. Porque na hora que o filho nasce é preciso saber como a gente vai cuidar e nem sempre o Estado cuida, a religião cuida, quem tem que cuidar é o pai e a mãe”, afirmou o presidente.

  • ‘Nenhuma mulher quer namorar’ ajudante geral

Em discurso no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, o presidente defendeu investimentos na educação e afirmou que nenhuma mulher quer namorar com quem tem como profissão ser ajudante geral. Lula visitou a comunidade para anunciar o lançamento de um instituto federal, ao lado de autoridades como o prefeito Eduardo Paes (PSD) e o ministro da Educação, Camilo Santana (PT).

Em trecho de sua fala, Lula afirmou que o país sempre foi governado por quem “não tinha apreço pela educação” da população. A declaração se deu em fevereiro de 2024.

“Nenhuma mulher quer namorar com um cara que mostra carteira profissional, qual é a sua profissão? Ajudante geral. A mulher fala: ‘Pô cara, nem uma profissão você tem, para levar o feijão e o arroz para casa no final do mês, e as crianças que vão nascer, como é que a gente vai cuidar?’ Então, tem que estudar.”

  • ‘Vá bater em outro lugar’

Em comício realizado em agosto de 2022 em São Paulo, o petista cometeu uma gafe ao condenar a violência contra as mulheres. “Quer bater em mulher? Vá bater em outro lugar, mas não dentro da sua casa ou no Brasil, porque nós não podemos aceitar mais isso.”

Esse trecho do discurso foi levado à televisão pela campanha de 2022 do ex-presidente Jair Bolsonaro para atacar o petista.

BOLSONARO

  • Petistas são ‘feias’ e ‘incomíveis’

Em vídeo divulgado no dia 6 de março, Bolsonaro aparece em uma roda de conversa com apoiadores em Angra dos Reis (RJ) deferindo comentários misóginos contra mulheres petistas.

Na reunião, ele afirma que mulheres do partido são “feias” e “incomíveis”. “Você pode ver, não tem mulher bonita petista. Só tem feia. Às vezes acontece quando estou no aeroporto alguém me xinga. Mulher, né? Olho para dela: ‘Nossa, mãe. Incomível'”, afirmou.

O vídeo foi divulgado por Jair Renan, filho do ex-mandatário. Editado, ele ressalta a expressão “incomível” dita pela ex-presidente e inclui o óculos conhecido como Thug Life, usado com frequência por Bolsonaro para destacar seus ataques a adversários.

  • Comparação entre primeiras-damas

Em setembro de 2022, Bolsonaro elogiou a esposa, Michelle, e ensaiou fazer uma comparação com outras primeiras-damas, sem citar diretamente a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, mulher de Lula.

“A vontade do povo se fará presente no próximo dia 2 de outubro, vamos todos votar, vamos convencer aquelas pessoas que pensam diferente de nós, vamos convencê-los do que é melhor para o nosso Brasil. Podemos dar várias comparações, até entre as primeiras-damas. Ao meu lado, uma mulher de Deus e ativa na minha vida. Ao meu lado não, muitas vezes ela está é na minha frente”, disse.

“Tenho falado com homens que estão solteiros: procurem uma mulher, uma princesa, se casem com ela, para serem mais felizes ainda”, acrescentou.

Ele também zombou da aparência da primeira-dama francesa, Brigitte Macron, em 2019. Na época, ele comentou nas redes sociais uma mensagem de um seguidor que falava em “inveja do macron” ao comparar uma foto entre os políticos e suas respectivas esposas.

Ao lado das fotos dos casais, havia os dizeres: “Entende agora por que Macron persegue Bolsonaro?”.

O perfil de Bolsonaro respondeu ao seguidor: “Não humilha, cara. Kkkkkkk”, dando a entender que críticas de Macron ao presidente brasileiro, dadas na época, seriam motivadas por inveja da esposa do brasileiro.

  • Notícia boa para mulher é beijinho e presente

Em setembro de 2022, Bolsonaro disse, em tom de brincadeira, que notícia boa para mulher é “beijinho, rosa, presente, férias”. A piada machista foi feita durante sua transmissão semanal nas redes sociais.

Isso que vocês gostam, né? Eu também gosto”, disse a interlocutoras, durante uma live. O comentário foi feito antes de dizer que a taxa de feminicídio havia caído, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em junho daquele ano.

Pouco depois, em entrevista gravada pela manhã, mas veiculada à noite pela RedeTV!, Bolsonaro disse tratar mulheres “com carinho e consideração”.

“É uma narrativa [sobre rejeição das mulheres], como se eu não gostasse de mulheres. Eu trato as mulheres com carinho e consideração. Por parte do governo, são mais de 60 projetos sancionados por nós, decretos, tudo visando a mulheres.”

  • Ataque a jornalista com conotação sexual

Bolsonaro já foi condenado a indenizar a repórter Patrícia Campos Mello, da Folha, por dizer que ela queria “dar um furo a qualquer preço”.

A declaração foi dada em fevereiro de 2020, quanto ele falava diante de apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada. Na ocasião, ele citou o depoimento do ex-funcionário de uma agência de disparo de mensagens em massa por WhatsApp, Hans River do Nascimento, que mentiu à CPMI das Fake News dizendo que a jornalista queria “um determinado tipo de matéria a troco de sexo”.

“Olha a jornalista da Folha de S.Paulo. Tem mais um vídeo dela aí. Não vou falar aqui porque tem senhoras aqui do lado. Ela falando: ‘Eu sou (…) do PT’, certo? O depoimento do Hans River foi no final de 2018 para o Ministério Público, ele diz do assédio da jornalista em cima dele”, disse o presidente, para em seguida, aos risos, fazer o insulto com insinuação sexual.

“Ela [repórter] queria um furo.” Na sequência, Bolsonaro muda de tom e arregala os olhos e diz: “Ela queria dar o furo [risos dele e dos demais]”. Após uma pausa durante os risos, Bolsonaro concluiu: “A qualquer preço contra mim”.

Em 2019, Bolsonaro defendeu o turismo sexual no Brasil, desde que não fosse praticado por gays. “Quem quiser vir aqui [ao Brasil] fazer sexo com uma mulher, fique à vontade. O Brasil não pode ser um país de turismo gay. Temos famílias”, disse.

A fala se deu durante café da manhã com jornalistas.

  • Insinuação sobre aparência física de jornalista

Em julho de 2019, o então presidente Bolsonaro atacou uma jornalista que trabalhava no cercadinho onde o político costumava dar entrevistas em Brasília.

“Ah, pelo amor de Deus, vai. Se eu chamar você de feia agora, acabou o mundo. Todas as mulheres vão estar contra mim”, falou o político à repórter Isadora Peron, do Valor Econômico, depois de ela ter feito uma pergunta a Bolsonaro sobre a reforma da Previdência.

Depois do ocorrido, a jornalista narrou o ocorrido nas redes sociais e divulgou o caso, que ganhou repercussão.

Dicas do Editor

Receba no seu email a seleção de notícias feita pelo diretor de Redação da Folha, Sérgio Dávila

Bolsonaro se referiu à filha como uma “fraquejada”, insinuando que o ideal era ter tido mais filhos homens. O ex-presidente tem quatro filhos do sexo masculino, todos na política: Jair Renan (PL), vereador de Balneário Camboriú (SC), Carlos Bolsonaro (PL), vereador do Rio de Janeiro (RJ), o senador Flávio (PL-RJ) e o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

“Eu tenho cinco filhos. Foram quatro homens, a quinta eu dei uma fraquejada e veio uma mulher”, afirmou durante palestra em 2017 em referência a Laura, sua filha caçula.

Depois disso, ele afirmou que retiraria tal afirmação. “Pisei na bola. Pisei na bola. É igual… é comum nós homens falarmos, ‘vai nascer criança, vai ser consumidor ou fornecedor?’. Brincadeira entre homens. Não falo mais isso para ninguém. Para mim pega”.

A retificação foi feita em 2022, em um momento em que Bolsonaro tentava reduzir a rejeição entre mulheres, uma das fatias do eleitorado em que enfrenta maior rejeição.

  • ‘Não merece ser estuprada porque é muito feia’

Uma das falas misóginas mais conhecidas de Bolsonaro foi quando disse que a deputada Maria do Rosário (PT-RS) não merecia “ser estuprada porque é muito feia”.

Após ter feito tal afirmação na Câmara, em dezembro de 2014, o então deputado repetiu em entrevista que “ela não merece porque ela é muito ruim, porque ela é muito feia, não faz meu gênero”.

Bolsonaro foi condenado em primeira instância em 2015. Depois, instâncias superiores mantiveram a decisão e o ex-presidente teve que pagar uma indenização à política.


Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

O que aprendemos sobre fechamento de escolas na pandemia? – 14/03/2025 – Educação

Next Post

Operação da Polícia encontra esconderijo de foragidos por homicídio em Paraíba do Sul

Redação

Redação

Related Posts

Fux passa de algoz do 8/1 a aliado de Bolsonaro – 11/09/2025 – Poder
Política

Fux passa de algoz do 8/1 a aliado de Bolsonaro – 11/09/2025 – Poder

setembro 11, 2025
Vice de Tarcísio defende anistia e vê PSD dividido – 11/09/2025 – Poder
Política

Vice de Tarcísio defende anistia e vê PSD dividido – 11/09/2025 – Poder

setembro 11, 2025
Podcast: O voto de Luiz Fux para absolver Bolsonaro – 11/09/2025 – Podcasts
Política

Podcast: O voto de Luiz Fux para absolver Bolsonaro – 11/09/2025 – Podcasts

setembro 11, 2025
Caso Silvio Almeida completa um ano sem conclusão – 11/09/2025 – Poder
Política

Caso Silvio Almeida completa um ano sem conclusão – 11/09/2025 – Poder

setembro 11, 2025
Moraes dirá onde Bolsonaro ficará preso após condenação – 10/09/2025 – Poder
Política

Moraes dirá onde Bolsonaro ficará preso após condenação – 10/09/2025 – Poder

setembro 11, 2025
Saiba quais recursos Bolsonaro pode pedir se for condenado – 10/09/2025 – Poder
Política

Saiba quais recursos Bolsonaro pode pedir se for condenado – 10/09/2025 – Poder

setembro 11, 2025
Livro discute os 40 anos de redemocratização do Brasil – 10/09/2025 – Poder
Política

Livro discute os 40 anos de redemocratização do Brasil – 10/09/2025 – Poder

setembro 11, 2025
Julgamento de Bolsonaro: entenda o cálculo das penas – 10/09/2025 – Poder
Política

Julgamento de Bolsonaro: entenda o cálculo das penas – 10/09/2025 – Poder

setembro 11, 2025
Dino provoca Fux sobre livrar de réus da trama golpista – 10/09/2025 – Brasília Hoje
Política

Dino provoca Fux sobre livrar de réus da trama golpista – 10/09/2025 – Brasília Hoje

setembro 11, 2025
Fux mentiu no julgamento de Bolsonaro – 10/09/2025 – Celso Rocha de Barros
Política

Fux mentiu no julgamento de Bolsonaro – 10/09/2025 – Celso Rocha de Barros

setembro 11, 2025
carregar mais
Next Post
Operação da Polícia encontra esconderijo de foragidos por homicídio em Paraíba do Sul

Operação da Polícia encontra esconderijo de foragidos por homicídio em Paraíba do Sul

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Nunes desapropria Clube Banespa para construir parque – 28/08/2025 – Painel

Nunes desapropria Clube Banespa para construir parque – 28/08/2025 – Painel

agosto 29, 2025
Presidente de Associação de Moradores é morto no Rio

Presidente de Associação de Moradores é morto no Rio

agosto 27, 2025
INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

agosto 24, 2025
Batismo no Leblon: família diz que padre se recusou a falar nome de criança

Batismo no Leblon: família diz que padre se recusou a falar nome de criança

agosto 27, 2025
Caminhão invade contramão da Avenida Brasil e destrói carro

Caminhão invade contramão da Avenida Brasil e destrói carro

setembro 11, 2025
Fux passa de algoz do 8/1 a aliado de Bolsonaro – 11/09/2025 – Poder

Fux passa de algoz do 8/1 a aliado de Bolsonaro – 11/09/2025 – Poder

setembro 11, 2025
RJ estima impulso de R$ 24 bi com universalização do saneamento até 2033

RJ estima impulso de R$ 24 bi com universalização do saneamento até 2033

setembro 11, 2025
Vice de Tarcísio defende anistia e vê PSD dividido – 11/09/2025 – Poder

Vice de Tarcísio defende anistia e vê PSD dividido – 11/09/2025 – Poder

setembro 11, 2025

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

JASMIRA IMÓVEIS (038) 9.8831-0162

JASMIRA IMÓVEIS
JASMIRA IMÓVEIS: COMPRA, VENDA E ADMINISTRA
portalnardelazuoz.com.br

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

No Result
View All Result
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
%d