Filiado ao PDT e alvo da CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito) da fraude do INSS, Milton Baptista de Souza Filho, o Milton Cavalo, foi reeleito presidente do Sindnapi (Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos), que tem como vice-presidente o irmão do presidente Lula (PT).
Cavalo recebeu 214 votos a favor, três brancos e três abstenções, o que representa 97,2% dos votos. A eleição aconteceu no sábado (30) e a nova diretoria vai atuar nos próximos cinco anos.
O Sindnapi é uma das entidades investigadas pela Polícia Federal e pela CGU (Controladoria-geral da União) por descontos não autorizados de benefícios do INSS. Cavalo é alvo de quatro requerimentos de convocação na CPMI, em meio a questionamentos sobre o aumento da arrecadação do sindicato, que saltou de R$ 23 milhões em 2020 para R$ 154,7 milhões em 2024.
De acordo com o TCU (Tribunal de Contas da União), o número de associados ligados ao Sindnapi passou de 237,7 mil em dezembro de 2021 para 366,2 mil em dezembro de 2023. Em fevereiro deste ano, foram 207,6 mil descontos em folha para a entidade.
Em junho, Cavalo havia sido nomeado um dos vice-presidentes estaduais do PDT em São Paulo. A informação foi divulgada pelo site do partido e confirmada pela assessoria de Cavalo. Após ser divulgada pelo Painel, a legenda mudou a versão e disse que a nomeação não havia ocorrido, atribuindo o vaivém a um erro formal da legenda.
Enquanto isso, o governo tenta blindar da CPMI José Ferreira da Silva, conhecido como Frei Chico, o irmão de Lula.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.