A Alphabet, controladora do Google, foi processada pela empresa de publicidade PubMatic, que busca uma indenização de bilhões de dólares alegando que o gigante de buscas monopolizou ilegalmente o mercado de tecnologia publicitária.
O processo foi apresentado na segunda-feira (8) em um tribunal federal na Virgínia (EUA), e é o segundo movido nos EUA por uma agência de publicidade contra o gigante de tecnologia desde que um juiz federal decidiu em abril que o Google havia monopolizado ilegalmente dois mercados tecnológicos-chave —as bolsas de anúncios e as ferramentas usadas por sites para vender espaço publicitário, conhecidas como servidores de anúncios.
Procurado, o Google não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o processo.
O juiz na Virgínia, que deu razão ao Departamento de Justiça e a um punhado de estados em abril, marcou outro julgamento para este mês para decidir se o Google deve vender partes de seu negócio de publicidade para remediar a conduta ilegal.
Na Europa, a Alphabet foi multada em 2,95 bilhões de euros pela União Europeia na última sexta-feira (5) por práticas anticoncorrenciais no mercado de publicidade online.
Rajeev Goel, CEO da PubMatic, afirmou que a decisão anterior de que o Google manteve ilegalmente monopólios em tecnologia publicitária foi “significativa, mas não completa”. O CEO disse que o processo da empresa não é apenas sobre dinheiro, mas também para garantir que os mercados de publicidade online funcionem.
“Parecia que por muitos anos, não importava o quão bem inovássemos, havia uma barreira nos segurando”, comentou Goel. “Essa barreira não era os limites da nossa tecnologia. Era o monopólio ilegal do Google. Cada vez que nos adaptávamos ou inovávamos, o Google encontrava novas maneiras de manipular o jogo”.
A PubMatic ajuda sites, incluindo o X de Elon Musk, a vender espaço publicitário. O Google considerou comprar a empresa em 2011, de acordo com documentos e depoimentos do julgamento antitruste do ano passado, mas em vez disso adquiriu a fornecedora de tecnologia publicitária AdMeld.
No mês passado, a OpenX Technologies, outra empresa de anúncios, processou o Google no mesmo tribunal da Virgínia. A unidade da Alphabet também enfrenta um caso de outro grupo de estados liderado pelo Texas, além de uma série de processos de editores de sites e anunciantes que buscam indenizações pela mesma conduta.
Os processos dos editores e anunciantes estão pendentes em Nova York, e o Google tentou transferir o caso da OpenX para lá, embora o juiz do caso ainda não tenha decidido sobre o pedido.