O ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga afirmou nesta quinta-feira (31) que o governo Lula adota dois pesos e duas medidas ao silenciar sobre o gesto do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), de mostrar o dedo a torcedores.
Moraes esteve na noite de quarta-feira (30) em jogo do Corinthians, em São Paulo. Ele foi visto acenando para o público. O jornal Estado de S. Paulo publicou foto de momento em que Moraes também fez um gesto obsceno com o dedo médio da mão direita.
A ida ao jogo ocorreu horas depois de o ministro do STF ter sido sancionado pelos Estados Unidos com a Lei Magnitsky, normalmente empregada contra ditadores e outros violadores de direitos humanos.
Queiroga foi punido em dezembro de 2024 pela Comissão de Ética Pública por mostrar o dedo a manifestantes que criticavam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em Nova York, em episódio ocorrido em setembro de 2021.
O ex-ministro reconhece que, naquele ano, ao ser chamado de “assassino” e “genocida” por manifestantes, reagiu “de forma imprópria”. “E reconheci meu erro publicamente”, diz.
Queiroga fala ainda em uso seletivo da máquina pública. “A Comissão de Ética, sob um governo que não prima pela ética e cujo líder foi condenado em múltiplas instâncias do Judiciário, decidiu me punir — enquanto absolveu outros, inclusive um ex-colega de ministério que agiu de forma semelhante. Dois pesos, duas medidas”, afirma.
O ex-ministro afirma que Moraes incorreu no mesmo erro. “Reage com agressividade e descontrole diante de provocações no exterior”, diz. “No entanto, a repercussão é mínima, o silêncio é evidente. Não se fala em censura, muito menos em punição.”
“A verdade é que, para os que não se curvam ao sistema, aplica-se a letra dura da lei. Para os aliados do poder, vale o manto da proteção seletiva”, prossegue. “O que está em jogo não é apenas o tratamento desigual entre autoridades, mas a credibilidade das instituições que deveriam servir à República — e não a um projeto de poder.”
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.