A empresa chinesa Huawei vai inaugurar no domingo (10) de Dia dos Pais em São Paulo uma loja física que marca seu retorno ao mercado de smartphones no país com foco em modelos avançados.
A pop-up store fica instalada no Shopping Cidade São Paulo (avenida Paulista, 1230) e permitirá que os consumidores testem seus lançamentos recentes, como os celulares dobráveis Huawei Mate XT, de R$ 33 mil, e o Mate X6, de R$ 23 mil, anunciados em junho.
No evento que anunciou a retomada das vendas, o gigante das telecomunicações também disse que vai inaugurar no país uma Huawei Experience Store, loja conceito para apresentar todos seus produtos e tecnologias. Além de smartphones, a empresa vende smartwatches, fones de ouvido e tablets.
Na inauguração da versão pop-up, uma ativação com uma réplica de 3 metros do Mate XT será posicionada na entrada do shopping. Como a data coincide com o Dia dos Pais, a marca também disse que haverá promoções, brindes e sorteios.
O Huawei Mate XT Ultimate Design é o primeiro celular com tela dobrável em três partes do mundo e pode atingir até 10,2 polegadas, tamanho comparável a tablets. O aparelho oferece três modos de uso: tela simples (6,4 polegadas), dupla (7,9) e tripla (10,2).
Para comparação, o concorrente Galaxy Z Fold7, lançado pela Samsung em julho por R$ 14.599, dobra em duas partes e se transforma em uma tela de 8 polegadas. O iPhone 16 Pro Max com 1 TB de armazenamento, versão mais cara do aparelho da Apple, sai por R$ 15.499 na loja brasileira da marca.
O modelo da Huawei também é o dobrável mais fino do mundo quando está totalmente aberto, com 3,6 mm de espessura, contra 4,2 mm do Z Fold7.
Já o Mate X6 tem tela interna dobrável ao meio de 7,93 polegadas e uma câmera que promete maior precisão na captura de cores. Além da loja física, os modelos são vendidos nas páginas oficiais da Huawei na Amazon, Shopee, Mercado Livre e TikTok Shop.
Neste ano, outras duas marcas chinesas estrearam no Brasil —a Vivo, que aqui opera como Jovi, e a Honor. Elas se somaram a Xiaomi, Oppo e Realme.
Apesar do aumento das opções de dobráveis, o segmento vive um momento de incerteza. Segundo relatório da empresa de pesquisa Counterpoint, o mercado de dobráveis deve ter sua primeira retração em 2025 depois de dois anos de crescimento estável entre 3% e 4%.
A expectativa para 2026, no entanto, é que uma eventual entrada da Apple e a expansão dos modelos do tipo “flip”, que dobram na vertical, garantam uma recuperação robusta.