sábado, dezembro 13, 2025
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
No Result
View All Result
Home Turismo

Intrepid Museum: como é visitar o Concorde em museu de NYC – 10/12/2025 – Turismo

Redação by Redação
dezembro 11, 2025
in Turismo
0
0
Intrepid Museum: como é visitar o Concorde em museu de NYC – 10/12/2025 – Turismo
https://www.facebook.com/profile.php?id=61571047525821 Share on Twitter


Parece um contrassenso, mas cruzar o Atlântico de avião já foi muito mais rápido do que é hoje. Isso porque, na segunda metade do século 20, a aviação comercial viveu o que parecia ser o seu auge com o Concorde, um avião supersônico (isto é, que voava acima da velocidade do som, equivalente ao dobro dos aviões atuais) capaz de fazer o trajeto em só três horas.

É que, apesar da rapidez, da conveniência e do status que ele dava aos seus passageiros, o Concorde consumia cerca de 20 toneladas de combustível por hora em voo de cruzeiro (quatro vezes o consumo de um jato moderno, como o Airbus A350), e muito mais na decolagem. Tudo isso levando só cem passageiros —uma operação absurdamente cara.

Além disso, havia também o chamado boom supersônico, um forte estrondo ouvido da terra firme toda vez que o jato ultrapassava a velocidade do som. Isso restringia sua operação a áreas não povoadas —ou seja, ele só voava rápido assim sobre o oceano, nunca sobre os continentes.

Ao longo desse auge, foram produzidas 20 unidades do Concorde. Um deles fica hoje aberto à visitação no Intrepid, em Nova York. É um museu militar, instalado no porta-aviões que dá nome ao museu e que desde 1982 está atracado no píer 86.

O navio fez parte da espinha dorsal da Marinha americana durante a Segunda Guerra Mundial, tendo sobrevivido a cinco ataques dos kamikazes e servindo ainda na Guerra do Vietnã.

Embora a temática naval seja sedutora —além do porta-aviões, há também um submarino que pode ser visitado por dentro— e haja um protótipo do ônibus espacial da Nasa, que pode ser visto apenas de fora, o mais inusitado do museu é mesmo o Concorde.

A visita à aeronave, infelizmente, é cobrada à parte —US$ 20, além dos US$ 50 da entrada do museu, o que dá cerca de R$ 380 pela experiência completa. Ela é feita em pequenos grupos e dura cerca de 20 minutos. É restrita ao cockpit e às primeiras fileiras de assentos —o suficiente para matar a curiosidade, embora uns 10 minutos a mais fossem bem-vindos para fazer fotos com calma.

Para entrar no Concorde, uma pessoa de 1,80 m de altura já precisa dar uma abaixadinha. Uma vez dentro, a sensação é parecida com a de estar em um jatinho privado, com a diferença de que ali existem 28 fileiras de assentos, com dois de cada lado do corredor. Dá para ficar em pé numa boa, mas levantar os braços… aí já é demais. Enquanto os visitantes se acomodam nos assentos, o guia conta a história do jato.

O Concorde começou a ser pensado no início dos anos 1960, quando os aviões a jato lançados pela americana Boeing eram a grande novidade da aviação.

Um avião ainda mais rápido, supersônico, era portanto o próximo passo natural para os europeus, que queriam frear a dominância dos Estados Unidos nessa indústria. O Concorde foi então concebido e construído por uma joint-venture entre britânicos e franceses —que depois de muitas fusões e aquisições, passou a fazer parte do que hoje é a Airbus.

Os primeiros voos aconteceram em 1976 operados pela British Airways, para o Bahrein, no Oriente Médio, e pela Air France, para o Rio de Janeiro, com uma parada técnica em Dacar, no Senegal.

Além de todo o luxo e exclusividade de voar em uma aeronave que parecia ter saído de “Os Jetsons”, havia algo ainda mais especial no Concorde. Como ele voava muito alto, a cerca de 60 mil pés (ou 18 mil quilômetros de altura, bem mais que os 12 mil dos aviões a jato), os passageiros conseguiam ver a curvatura da Terra.

É curioso também observar as mudanças no padrão de conforto da aviação. Dentro do Concorde que está exposto no museu de Nova York, o visitante percebe que os assentos da época eram bem mais espaçosos que os atuais.

Por outro lado, nota-se que o banheiro era ainda mais apertado que os de hoje (afinal, era uma fuselagem estreita) e a janelas que entregavam aquela vista incrível eram, na verdade, do tamanho de um passaporte —isto é, cerca de três vezes menores do que as janelas do moderno Boeing 787.

Enquanto o guia fala, os visitantes vão, um de cada vez, visitar o cockpit, de onde é possível entender por que o nariz pontiagudo da aeronave, desenhado assim para romper a barreira do som, se curvava para baixo na hora do pouso. Sem esse mecanismo, seria impossível que o piloto pudesse ver a pista.

O guia também circula fotos antigas da aeronave e até a cópia de um cartão de embarque de janeiro de 1997. Ele registra que, à época, um voo de Concorde entre Nova York e Paris custava cerca de US$ 6.700 o trecho, o que em valores atuais seriam US$ 13.500, ou o equivalente a R$ 75 mil. É quase o mesmo preço que a Air France cobra hoje pela ida e volta na mesma rota, em primeira classe.

O Concorde teve vida curta, indo de de coqueluche da aviação a peça de museu em apenas 27 anos —em comparação, o Boeing 747, lançado em 1969, voa até hoje.

Além dos altíssimos custos operacionais, em julho de 2000 um Concorde que partia de Paris sofreu um acidente que matou todos a bordo, marcando o início do final da era dos voos supersônicos. O último voo dele foi em 2003.

Mas o encanto da aviação supersônica foi tanto que algumas empresas seguem tentando desenvolver um novo avião desse tipo que seja mais silencioso e menos beberrão do que o Concorde. Os envolvidos prometem o primeiro voo comercial da nova fase para 2029.


Previous Post

Show de Joelma causa ‘briga’ entre MP e prefeitura mineira pelo 3º ano | G1

Next Post

PEC do 6×1 ignora necessidades de setores, diz relator – 11/12/2025 – Painel

Redação

Redação

Related Posts

Veja como é a nova sala VIP da Mastercard em Guarulhos – 11/12/2025 – Turismo
Turismo

Veja como é a nova sala VIP da Mastercard em Guarulhos – 11/12/2025 – Turismo

dezembro 11, 2025
A falta de luz estragou minha ceia de Natal – 11/12/2025 – Cozinha Bruta
Turismo

A falta de luz estragou minha ceia de Natal – 11/12/2025 – Cozinha Bruta

dezembro 11, 2025
Por que as salas VIP já não são mais tão VIP assim? – 10/12/2025 – Turismo
Turismo

Por que as salas VIP já não são mais tão VIP assim? – 10/12/2025 – Turismo

dezembro 11, 2025
Hotel Waldorf Astoria Nova York: como ficou após reforma – 10/12/2025 – Turismo
Turismo

Hotel Waldorf Astoria Nova York: como ficou após reforma – 10/12/2025 – Turismo

dezembro 11, 2025
Mirante do Rockfeller, em Nova York, recria foto famosa – 10/12/2025 – Turismo
Turismo

Mirante do Rockfeller, em Nova York, recria foto famosa – 10/12/2025 – Turismo

dezembro 11, 2025
Jeff Santos completa a Tríplice Coroa das trilhas nos EUA – 10/12/2025 – É Logo Ali
Turismo

Jeff Santos completa a Tríplice Coroa das trilhas nos EUA – 10/12/2025 – É Logo Ali

dezembro 11, 2025
Vale a pena acumular milhas? Entenda – 10/12/2025 – Turismo
Turismo

Vale a pena acumular milhas? Entenda – 10/12/2025 – Turismo

dezembro 11, 2025
Waldorf Astoria: curiosidades sobre hotel de Nova York – 10/12/2025 – Turismo
Turismo

Waldorf Astoria: curiosidades sobre hotel de Nova York – 10/12/2025 – Turismo

dezembro 11, 2025
Arajet tem passagens grátis para menores de 16 anos – 10/12/2025 – Turismo
Turismo

Arajet tem passagens grátis para menores de 16 anos – 10/12/2025 – Turismo

dezembro 10, 2025
Versalhes aumenta ingresso para turistas não europeus – 09/12/2025 – Turismo
Turismo

Versalhes aumenta ingresso para turistas não europeus – 09/12/2025 – Turismo

dezembro 9, 2025
carregar mais
Next Post
PEC do 6×1 ignora necessidades de setores, diz relator – 11/12/2025 – Painel

PEC do 6x1 ignora necessidades de setores, diz relator - 11/12/2025 - Painel

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Operação da PF prende assessor financeiro suspeito de desviar R$ 11 mi | G1

Operação da PF prende assessor financeiro suspeito de desviar R$ 11 mi | G1

dezembro 4, 2025
VÍDEO: mulher sofre amputação das pernas após ser atropelada e arrastada pelo ex na Marginal Tietê, em SP | G1

VÍDEO: mulher sofre amputação das pernas após ser atropelada e arrastada pelo ex na Marginal Tietê, em SP | G1

novembro 30, 2025
Presentes de Natal: 28 lançamentos de beleza especiais de fim de ano

Presentes de Natal: 28 lançamentos de beleza especiais de fim de ano

dezembro 12, 2025
Governo de SP faz catálogo de espécies animais ameaçadas – 27/11/2025 – Painel

Governo de SP faz catálogo de espécies animais ameaçadas – 27/11/2025 – Painel

novembro 29, 2025
VÍDEO: Tornado ‘landspout’ é registrado no interior de SP | G1

VÍDEO: Tornado ‘landspout’ é registrado no interior de SP | G1

dezembro 13, 2025
Toffoli retira quebra de sigilo de Vorcaro da CPMI do INSS

Toffoli retira quebra de sigilo de Vorcaro da CPMI do INSS

dezembro 13, 2025
Alckmin diz que PL da Dosimetria passa ideia errada – 12/12/2025 – Poder

Alckmin diz que PL da Dosimetria passa ideia errada – 12/12/2025 – Poder

dezembro 13, 2025
VÍDEOS: EPTV 2 Sul de Minas de sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

VÍDEOS: EPTV 2 Sul de Minas de sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

dezembro 13, 2025

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

JASMIRA IMÓVEIS (038) 9.8831-0162

JASMIRA IMÓVEIS
JASMIRA IMÓVEIS: COMPRA, VENDA E ADMINISTRA
portalnardelazuoz.com.br

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

No Result
View All Result
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In