O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de uma cerimônia em São Paulo, no Hospital Santa Marcelina, para a entrega de um moderno equipamento de radioterapia. O evento marcou um passo significativo na expansão do acesso a tratamentos oncológicos no país, refletindo o compromisso em proporcionar à população recursos de saúde que antes eram menos acessíveis. Lula destacou que a iniciativa é a concretização de um sonho antigo, visando garantir que todos os trabalhadores tenham acesso a tecnologias de ponta, inclusive citando a superioridade do novo aparelho em relação ao que utilizou em seu próprio tratamento.
Expansão Nacional e Investimento em Aceleradores Lineares
A entrega em São Paulo faz parte de uma estratégia mais ampla do Governo Federal para fortalecer a infraestrutura de tratamento de câncer no Sistema Único de Saúde (SUS). Um acelerador linear, considerado um dos equipamentos mais modernos para a radioterapia, foi instalado. Este aparelho integra um pacote de 155 aceleradores lineares contratados desde 2023, com previsão de entrega de 70 unidades até 2026, das quais 44 já foram inauguradas, visando reduzir vazios assistenciais e o deslocamento de pacientes para grandes centros.
Impacto Direto no Hospital Santa Marcelina
Com a chegada do novo equipamento, o Hospital Santa Marcelina estima um aumento de 30% nos atendimentos de radioterapia. A expectativa é que o tempo de espera para o início do tratamento seja drasticamente reduzido, passando de 45 para apenas 10 dias. A instituição, que já opera com três aceleradores mais antigos, também firmou novos convênios com o Ministério da Saúde, recebendo R$ 166,7 milhões para o atendimento a pacientes oncológicos. Além disso, o HSM foi certificado como Hospital de Ensino Nível 1, reconhecendo sua excelência em pesquisa e formação profissional.
Entregas Simultâneas e Reforço em Outros Estados
Simultaneamente à cerimônia em São Paulo, outros aceleradores lineares foram entregues em Fortaleza (CE) e Sinop (MT). Na ocasião, também foi assinada a compra de 20 tomógrafos adicionais para hospitais do SUS, reforçando o diagnóstico e tratamento de diversas enfermidades em todo o país. O governo também reiterou a importância de programas como o 'Aqui Tem Mais Especialistas', que leva atendimento local em vans e carretas, incluindo serviços odontológicos, diretamente para a população em suas comunidades.
Descentralização do Tratamento em Sinop (MT)
O Hospital Santo Antônio, em Sinop (MT), se integra à estratégia nacional de descentralização da radioterapia. A medida visa facilitar o acesso a tratamentos especializados na região norte do estado, que tem se consolidado como um polo regional de saúde e reduzindo a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras cidades. A unidade já se destaca pelo atendimento, como o recente ao cacique Raoni.
Fortalecimento do Instituto do Câncer no Ceará
Em Fortaleza (CE), o novo equipamento será destinado ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC) – Hospital Haroldo Juaçaba. Esta instituição já é uma referência estadual no diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos do câncer, e o investimento visa ampliar sua capacidade de atendimento e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos à população cearense.



