domingo, fevereiro 8, 2026
portalnardelazuoz.com.br
  • Login
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
No Result
View All Result
Home Política

Lula tenta isolar Flávio Bolsonaro na eleição presidencial – 07/02/2026 – Política

Redação by Redação
fevereiro 8, 2026
in Política
0
0
Lula tenta isolar Flávio Bolsonaro na eleição presidencial – 07/02/2026 – Política
https://www.facebook.com/profile.php?id=61571047525821 Share on Twitter


O presidente Lula (PT) desencadeou uma operação política em duas frentes para tentar fortalecer sua candidatura à reeleição e isolar seu provável adversário, o senador Flávio Bolsonaro (PL).

O petista tenta afastar os principais partidos do centrão da candidatura de Flávio. Além disso, em um movimento considerado mais delicado, foi receptivo à ideia de mudar o vice de sua chapa para tentar agregar o MDB à sua aliança formal –o que daria mais tempo de campanha na TV e reforçaria a mensagem de frente ampla propagada por ele na eleição de 2022.

A ordem de Lula, já assimilada pelo PT, é ampliar o máximo possível seu arco de alianças para a eleição. Articuladores petistas acreditam que a maioria do eleitorado já decidiu de qual lado ficará, e que apenas algo em torno de 10% dos votos está em disputa. Por isso, qualquer ajuda para atrair mais eleitores é valiosa.

“Temos que trabalhar, fazer alianças para ganhar as eleições. Não estamos com essa bola toda em todos os estados, tem estados que precisamos compor. A gente precisa decidir se quer ganhar ou se quer perder. Como eu quero ganhar, Edinho [Silva, presidente do PT], você vai ter que fazer as alianças”, declarou o presidente no evento de aniversário do PT neste sábado (7).

A tentativa de atrair o MDB é sensível porque envolveria tirar da chapa o atual vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB). Ele é próximo do chefe do governo e quer continuar no cargo no caso de reeleição. Além disso, diretórios poderosos do MDB, como os de São Paulo e do Rio Grande do Sul, devem resistir a uma aliança.

Como mostrou a coluna Painel, da Folha, a cúpula emedebista está se aproximando do PSD, que tem três pré-candidatos a presidente. Dos 27 diretórios estaduais do partido, 17 estariam afastados de Lula e 10, próximos ao governo petista.

Há o risco de Lula magoar e perder seu atual vice e a aliança ser derrotada na convenção emedebista, inviabilizando a coligação. Alckmin já disse à cúpula do PT que, se não estiver na chapa presidencial, apoiará a reeleição de Lula sem se candidatar a nada.

O presidente discutiu o assunto em dezembro com os senadores lulistas Renan Calheiros (MDB-AL) e Eduardo Braga (MDB-AM). Ficou de marcar nova reunião, mas não o fez até agora.

Na quinta (5), porém, Lula disse publicamente que Alckmin tem “um papel a cumprir” na eleição em São Paulo. A frase foi entendida como um sinal de que ele quer o vice concorrendo a algum cargo e reforçando seu palanque no estado com maior eleitorado.

Emedebistas a par da articulação avaliam que a declaração foi uma espécie de “ok” para avançarem na tentativa de formar uma maioria no partido em favor da aliança. Esse grupo, porém, ainda quer que o presidente faça gestos mais fortes.

Dois dias depois, durante celebração dos 46 anos do PT neste sábado (7), em Salvador, o presidente afagou Alckmin dizendo que teve sorte com seus vices: “O Geraldo Alckmin foi uma dessas coisas que Deus fez acontecer na minha vida. É um homem extraordinário que eu respeito e admiro”. O vice esteve presente no evento.

Na reunião com os dois emedebistas, Lula disse que via no MDB a única chance de agregar um novo partido à sua aliança –que deve contar com as siglas de esquerda.

Renan disse ao petista que a única maneira de tentar levar o MDB para a coligação seria oferecendo a vice, porque isso daria um argumento forte na convenção que decidirá o caminho da sigla na eleição. As convenções partidárias serão de 20 de julho a 5 de agosto.

Há três emedebistas cotados para a vice de Lula, caso a articulação dê certo: o ministro dos Transportes, Renan Filho; o governador do Pará, Helder Barbalho; e a ministra do Planejamento, Simone Tebet.

O principal destino especulado para Tebet, porém, é uma candidatura a senadora por São Paulo. Existe a possibilidade de ela mudar de partido, uma vez que o MDB paulista apoia o governador bolsonarista Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Aliados de Lula no PT e no MDB, porém, ainda tentam uma solução que permita a Tebet ser candidata e apoiar a reeleição de Lula sem mudar de legenda. Tanto o presidente do PT, Edinho Silva, quanto Eduardo Braga querem conversar com o presidente do MDB, Baleia Rossi, sobre o tema.

O principal obstáculo a uma aliança entre Lula e o MDB paulista é a proximidade do prefeito de São Paulo, o emedebista Ricardo Nunes, com Tarcísio. O governador foi fundamental para a reeleição de Nunes, em 2024.

Ajuda Lula o fato de Tarcísio ter decidido ser candidato à reeleição em São Paulo. Forças políticas de direita e de centro queriam que ele disputasse o Palácio do Planalto e ficaram sem um candidato preferido.

Além da tentativa de atrair o MDB, Lula busca obter a neutralidade dos principais partidos do centrão na disputa nacional. O objetivo do petista é que essas legendas não deem apoio formal a Flávio Bolsonaro e que suas direções nacionais não dificultem sua busca por alianças com líderes locais.

Um dos principais movimentos nesse sentido, revelado pela Folha, foi reunião de Lula com o presidente do PP, Ciro Nogueira, na qual ouviu dele uma proposta de neutralidade nacional do partido. A contrapartida seria facilitar a reeleição de Nogueira como senador no Piauí.

Deputados e senadores filiados ao PP e originários de regiões onde Lula é mais popular, como o Nordeste, dão como certo que a legenda liberará seus filiados para se associar ao candidato a presidente que preferirem.

O presidente também mira líderes locais do União Brasil. Um dos estados onde esse esforço deve ser maior é o Ceará. Principal líder do PT cearense, o ministro da Educação, Camilo Santana, tenta impedir que o União Brasil apoie Ciro Gomes (PSDB) na disputa pelo governo local.

Lula julga ser fundamental derrotar Ciro e reeleger o governador Elmano de Freitas (PT).

O PP anunciou a formação de uma federação partidária com o União Brasil, chamada União Progressista. As duas legendas, juntas, constituiriam a maior bancada da Câmara e seriam obrigadas a agir em conjunto na eleição nacional. Ciro Nogueira é um dos líderes dessa associação, que ainda não foi definitivamente reconhecida pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Esse grupo queria apoiar Tarcísio para presidente. Sem uma candidatura de Tarcísio, a prioridade passou a ser eleger o maior número possível de congressistas, o que aumenta a possibilidade de alianças entre Lula e diretórios estaduais dessas siglas.

O presidente da República também se aproximou do presidente da Câmara, Hugo Motta. O partido de Motta, o Republicanos, também tem setores que querem disputar a eleição associados a Lula. O deputado tem participado das articulações do presidente da República inclusive fora de seu partido. Ele intermediou a reunião entre o petista e Ciro Nogueira.

Lula, Motta e diversos outros deputados jantaram juntos na quarta-feira (4). O chefe do governo minimizou os possíveis atritos por partidos que têm ministérios lançarem candidatos a presidente da República. O recado foi direcionado principalmente ao PSD, que tem três ministros e três pré-candidatos ao Planalto (Ronaldo Caiado, Eduardo Leite e Ratinho Jr.).


Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

Câmara do DF: o que aliados e opositores de Ibaneis querem em 2026 | G1

Next Post

Duas casas e um prédio são interditados após nova cratera se abrir | G1

Redação

Redação

Related Posts

Uma leitura útil para Lula antes de falar com Trump – 07/02/2026 – Elio Gaspari
Política

Uma leitura útil para Lula antes de falar com Trump – 07/02/2026 – Elio Gaspari

by Redação
fevereiro 8, 2026

Antes de embarcar para Washington, valeria a pena que Lula lesse as conversas de seus antecessores com os presidentes americanos....

leia mais
Tarcisão do asfalto acumula atrasos e problema em estradas – 07/02/2026 – Política
Política

Tarcisão do asfalto acumula atrasos e problema em estradas – 07/02/2026 – Política

by Redação
fevereiro 8, 2026

Ex-ministro da Infraestrutura, eleito governador de São Paulo sob o apelido de "Tarcisão do Asfalto", Tarcísio de Freitas (Republicanos) chega...

leia mais
Fernando Haddad na frigideira – 07/02/2026 – Elio Gaspari
Política

Fernando Haddad na frigideira – 07/02/2026 – Elio Gaspari

by Redação
fevereiro 8, 2026

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, corre o risco de ser frito numa frigideira especial, a do êxito. Tendo sido...

leia mais
Há palestras e pale$tra$ de ministros do STF – 07/02/2026 – Elio Gaspari
Política

Há palestras e pale$tra$ de ministros do STF – 07/02/2026 – Elio Gaspari

by Redação
fevereiro 8, 2026

Liderando a bancada do Supremo Tribunal Federal que se opõe à pactuação de um código de conduta pela corte, o...

leia mais
MinC diz ter reduzido gargalo das prestações de contas – 07/02/2026 – Painel
Política

MinC diz ter reduzido gargalo das prestações de contas – 07/02/2026 – Painel

by Redação
fevereiro 8, 2026

O Ministério da Cultura diz ter batido o recorde de análise de prestação de contas de processos de financiamento na...

leia mais
Trump quer roubar a eleição – 07/02/2026 – Celso Rocha de Barros
Política

Trump quer roubar a eleição – 07/02/2026 – Celso Rocha de Barros

by Redação
fevereiro 8, 2026

O supremacista branco Donald Trump pretende fraudar as eleições de meio de mandato deste ano nos Estados Unidos. Durante a...

leia mais
Pais de jovem contaram a mulher de juiz relato de assédio – 07/02/2026 – Política
Política

Pais de jovem contaram a mulher de juiz relato de assédio – 07/02/2026 – Política

by Redação
fevereiro 8, 2026

Os pais da jovem que acusa o ministro do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Marco Buzzi de importunação sexual relataram...

leia mais
Viagem de Toffoli com advogado gera debate ético na OAB-SP – 07/02/2026 – Política
Política

Viagem de Toffoli com advogado gera debate ético na OAB-SP – 07/02/2026 – Política

by Redação
fevereiro 7, 2026

A OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil de São Paulo) deve analisar em março uma consulta sobre os limites éticos...

leia mais
Braga Netto quer cursar faculdade e TV a cabo na prisão – 07/02/2026 – Brasília Hoje
Política

Braga Netto quer cursar faculdade e TV a cabo na prisão – 07/02/2026 – Brasília Hoje

by Redação
fevereiro 7, 2026

A defesa do general Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil no governo de Jair Bolsonaro (PL), solicitou ao ministro...

leia mais
Samba-exaltação a Lula é nítida propaganda indevida – 07/02/2026 – Dora Kramer
Política

Samba-exaltação a Lula é nítida propaganda indevida – 07/02/2026 – Dora Kramer

by Redação
fevereiro 7, 2026

Não serão os 80 minutos de desfile da Acadêmicos de Niterói na Marquês de Sapucaí, no domingo de Carnaval, que...

leia mais
carregar mais
Next Post
Duas casas e um prédio são interditados após nova cratera se abrir | G1

Duas casas e um prédio são interditados após nova cratera se abrir | G1

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
STF forma maioria para permitir dupla punição por caixa 2 – 06/02/2026 – Política

STF forma maioria para permitir dupla punição por caixa 2 – 06/02/2026 – Política

fevereiro 6, 2026
Escritora que prejudicou carreira ao criticar Vale do Silício ressurge após 25 anos

Escritora que prejudicou carreira ao criticar Vale do Silício ressurge após 25 anos

janeiro 22, 2026
Bia Haddad crava 1ª vitória de 2026 em classificatório do WTA de Doha

Bia Haddad crava 1ª vitória de 2026 em classificatório do WTA de Doha

fevereiro 6, 2026
Casa Branca remove vídeo de Trump que mostra casal Obama como macacos

Casa Branca remove vídeo de Trump que mostra casal Obama como macacos

fevereiro 6, 2026
Mulheres relatam complicações após cirurgia estética com dentista | G1

Mulheres relatam complicações após cirurgia estética com dentista | G1

fevereiro 8, 2026
Uma leitura útil para Lula antes de falar com Trump – 07/02/2026 – Elio Gaspari

Uma leitura útil para Lula antes de falar com Trump – 07/02/2026 – Elio Gaspari

fevereiro 8, 2026
Licenciamento 2026 DF: taxa vence a partir de 23 de fevereiro | G1

Licenciamento 2026 DF: taxa vence a partir de 23 de fevereiro | G1

fevereiro 8, 2026
Duas casas e um prédio são interditados após nova cratera se abrir | G1

Duas casas e um prédio são interditados após nova cratera se abrir | G1

fevereiro 8, 2026

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

INVESTIGADOR PARTICULAR 11 98806-4613

JASMIRA IMÓVEIS (038) 9.8831-0162

JASMIRA IMÓVEIS
JASMIRA IMÓVEIS: COMPRA, VENDA E ADMINISTRA
portalnardelazuoz.com.br

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

No Result
View All Result
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
%d