A Fundação SOS Mata Atlântica fará a partir desta terça-feira (5) uma série de projeções em prédios e espaços públicos de Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília com mensagens em defesa do veto integral do governo Lula ao projeto de lei que flexibiliza o processo de licenciamento ambiental, apelidado de PL da Devastação.
As ações começaram nesta terça em Belo Horizonte, com projeções na esquina da rua Bahia com a Álvares Cabral.
No dia seguinte, será a vez da rua da Consolação com a Caio Prado, em São Paulo, além de um ato com intervenções artísticas em frente ao Theatro Municipal.
Na quinta (7), a ação ocorrerá na Biblioteca Nacional, em Brasília, e na sexta (8), no Largo da Prainha, no centro do Rio de Janeiro. Todas as projeções estão marcadas para acontecer entre 19h e 22h.
“São milhares de bombas prestes a explodir”, diz a mensagem projetada. “Florestas devastadas, Mata Atlântica extinta, lama nas cidades, vidas em risco.” Há ainda um apelo direto ao presidente: “Desarma essa bomba, Lula. Veta tudo.”
Também há mobilização por um abaixo-assinado na plataforma Avaaz, que reúne até o momento mais de 60 mil assinaturas em apoio ao veto.
“Nosso objetivo é chamar atenção para a gravidade do que está em jogo. Enquanto cresce a pressão da sociedade, o governo federal tem a oportunidade de reafirmar seu compromisso com a proteção ambiental e a justiça climática”, afirma Malu Ribeiro, diretora de Políticas Públicas da Fundação SOS Mata Atlântica.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.