A noite desta terça-feira (17) no Rio Open promete um embate eletrizante na Quadra Guga Kuerten do Jockey Club Brasileiro, a partir das 19h (horário de Brasília). O confronto principal coloca frente a frente o carioca João Fonseca e o cearense Thiago Monteiro, em uma partida que pode definir o único representante brasileiro na chave de simples do torneio.
Este duelo representa um choque geracional no tênis nacional. João Fonseca, com 19 anos, figura como o principal nome do país e é o número 38 no ranking da Associação de Tenistas Profissionais (ATP). Thiago Monteiro, aos 31 anos, ocupa a posição 208, mas já alcançou o 61º lugar em 2022, sendo por anos o brasileiro mais bem ranqueado.
Outros Talentos Brasileiros em Destaque no Rio Open
Ambos os tenistas já haviam competido na atual edição do Rio Open. Thiago Monteiro garantiu sua vaga na chave principal após disputar dois jogos na fase qualificatória. João Fonseca, por sua vez, estreou com vitória nas duplas ao lado do mineiro Marcelo Melo, superando a parceria do argentino Ramón Burruchaga e o italiano Andrea Pellegrino. No cenário do tênis internacional, a parceria de Luisa Stefani avançou para as oitavas de final em Dubai.
A programação da noite inclui ainda a participação do jovem goiano Luís Guto Miguel, de apenas 16 anos. Terceiro do mundo entre os juvenis e número 1.593 da ATP, ele enfrentará o lituano Vilius Gaubas (126º). Esta é a primeira vez que Miguel compete em um evento de nível ATP 500, o terceiro em importância no circuito profissional.
Eliminações Precoces na Chave Principal
O Brasil iniciou o Rio Open com seis atletas na chave principal, mas três deles foram eliminados na segunda-feira (16). O paulista Gustavo Heide (258º) não conseguiu superar o tcheco Vit Kopriva (87º), perdendo por 2 sets a 0 (6/2, 7/6 (7-5)) em 1 hora e 49 minutos de jogo. Heide comentou ao site do Rio Open: "Óbvio que ficou um gostinho amargo, eu sei que dava para jogar o terceiro set, mas é o tênis, faz parte. Foi minha primeira partida no saibro esse ano".
O pernambucano João Lucas Reis (207º) travou um confronto difícil contra o alemão Yannick Hanfmann (90º), perdendo por 2 sets a 0 (7/6 (7-3), 6/4) em 1 hora e 57 minutos. João Lucas avaliou: "Acho que foi um jogo bom, bem duro desde o início, onde os dois tiveram que atingir o máximo de esforço, acho que físico e mental também. Foi um detalhe que acabou escapando no final".
Um dos duelos mais apertados foi o de Igor Marcondes (348º). O paulista chegou a vencer o primeiro set contra o peruano Ignácio Buse (91º), mas sofreu a virada, perdendo por 2 sets a 1 (6/4, 5/7, 4/6) após 2 horas e 48 minutos. Buse elogiou Marcondes: "A princípio, achava que ele iria ganhar. Estava jogando melhor do que eu. Pouco a pouco, fui encontrando meu nível. Estou muito feliz porque ele estava jogando em um grande nível e o desejo o melhor, porque realmente o nível que demonstrou está para coisas grandes". Buse aguarda o vencedor do confronto entre Fonseca e Monteiro nas oitavas de final.
Brasileiros Presentes nas Disputas de Duplas
Ainda nesta terça-feira, o Brasil terá representação nas duplas com os paulistas Felipe Meligeni Alves (441º) e Marcelo Zormann (153º). Eles enfrentarão a parceria do belga Sander Gillé (66º) e do holandês Sem Verbeek (61º) no terceiro e último jogo da Quadra 2 do Jockey Club, situado na Gávea, zona norte do Rio de Janeiro, com previsão de início por volta das 19h.
















