domingo, agosto 3, 2025
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato
No Result
View All Result
portalnardelazuoz.com.br
No Result
View All Result
Home Tecnologia

Setor de tecnologia é masculino e branco, diz levantamento – 31/03/2025 – Mercado

Redação by Redação
março 31, 2025
in Tecnologia
0
0
Setor de tecnologia é masculino e branco, diz levantamento – 31/03/2025 – Mercado
https://www.facebook.com/profile.php?id=61571047525821 Share on Twitter


O setor de tecnologia brasileiro é dominado por trabalhadores homens e brancos. Mulheres e negros são minorias no setor, assim como pessoas com deficiência e profissionais LGBTQIA+.

É o que indica um levantamento inédito feito pela Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais), antecipado à Folha.

De acordo com a primeira edição do Censo de Diversidade do setor TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação), 34,2% dos trabalhadores são mulheres, frente a 63,1% de homens e 1% de não binários.

No recorte racial, 62,1% dos funcionários são brancos, 15,5% se identificam como pessoas pretas e 19,5% se declaram pardas. Outros 2,5% se identificam como amarelos e apenas 0,4%, como indígenas. O número de profissionais LGBTQIA+ chega a 10,9%, sendo a maioria cisgênero e heterossexual (89,1%).

Pessoas com deficiência representam 3,7% dos trabalhadores do setor. A maioria delas apresenta deficiência física motora (44,2%), seguido de deficiência visual (25,8%). Com relação ao gênero, mais da metade é do gênero feminino (55,3%).

O levantamento foi feito com 20.653 funcionários de companhias associadas à Brasscom, por meio de questionário. A margem de erro é de 0,7 ponto percentual, considerando o total de aproximadamente 1,2 milhão de pessoas empregadas, segundo dados do Monitor de Empregos e Salários de agosto de 2024.

A corrida das big techs pela liderança no mercado de inteligência artificial e o rápido desenvolvimento de tecnologias como a IA generativa, a realidade aumentada e o 5G devem impulsionar a área e aumentar a demanda por novos profissionais. O momento de alta abre chances para a redução das desigualdades no setor —formado majoritariamente por homens e pessoas brancas—, mas pode acabar aumentando o desequilíbrio.

“Essa corrida tende a manter o conhecimento tecnológico nas mãos de quem sempre esteve, afinal, tecnologia é poder. Mas, se quiserem um produto que espelhe a sociedade, essas empresas vão precisar da diversidade”, afirma Barbara Santiago, gerente de diversidade, equidade e inclusão no Reprograma, organização sem fins lucrativos voltada a reduzir as lacunas de raça e gênero na tecnologia.

Segundo Mariana Giostri Rolim, diretora executiva da Brasscom, os números são consequência da baixa presença de mulheres e pessoas negras em cursos de tecnologia. “Precisamos estimular as meninas a gostarem das exatas desde a infância, apresentando jogos de lógica, por exemplo, que são incentivados para meninos”, diz.

Para Santiago, o contexto social, que coloca mulheres em condições de jornadas triplas e às vezes quádruplas de trabalho, contribui para sua exclusão. “Ciências, matemática e tecnologia podem ser difíceis de aprender, e o mínimo que as pessoas precisam é de tempo de estudo. Tempo é o que as mulheres menos têm na nossa sociedade”, afirma.

O mesmo tipo de exclusão acontece com pessoas negras, segundo a especialista. Enquanto meninas pretas e pardas acumulam tarefas de casa desde a infância, meninos negros iniciam a vida profissional para contribuir com o sustento da casa.

A predominância de brancos no setor também reflete fatores regionais. O relatório de diversidade 2024 da Brasscom mostra que há mais profissionais negros nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil, enquanto as grandes empresas de tecnologia estão concentradas no Sudeste.

Outro fator apontado por Santiago diz respeito à imagem do setor de tecnologia: masculina e branca. “No Reprograma, a gente trabalha para que mulheres se imaginem ocupando esses lugares e colocamos em evidência as profissionais que estão nesse mercado, além de ajudar as participantes a pensarem no desenvolvimento das suas vidas e carreiras.”

Ainda de acordo com o levantamento, maior parte dos trabalhadores do setor de TIC tem entre 26 e 35 anos. Os dados apontam que, quanto mais velho o profissional, maior é seu nível de qualificação.

Na faixa etária de 18 a 25 anos, 55,3% dos respondentes cursaram ensino fundamental, médio e técnico. Na faixa de 26 a 35 anos, 44,8% têm ensino superior. Quase metade dos profissionais de 36 a 45 anos têm pós-graduação, mestrado e doutorado (49,1%).

Para Rolim, o dado tem relação com a evolução de carreira. Um profissional que entra como analista com curso técnico, tende a continuar estudando e se especializando ao longo dos anos.

Já a menor presença de pessoas com mais de 65 anos pode estar relacionada à exclusão pela rapidez com que as tecnologias mudam ou à criação de empresas de consultoria, em que esses profissionais aproveitam sua expertise para empreender.

Os cargos de gestão acompanham a tendência de desigualdade do setor, com homens brancos ocupando a maioria das cadeiras de chefia. De acordo com o levantamento, homens ocupam 65,7% desses cargos, enquanto 34,1% deles são ocupados por mulheres. Não binários somam 1%, e pessoas trans chegam a apenas 0,2% da amostra.

O número de mulheres brancas nos cargos de diretoria e gerência corresponde a 72,7% do total de funcionárias. Trabalhadoras pretas chegam a 16,3%, seguidas pelas pardas, 8,2% e as amarelas, 2,8%.

Segundo Santiago, do Reprograma, as chamadas habilidades de sócio-comportamentais, que envolvem a forma como os profissionais se comportam, lidam com conflitos, se comunicam e exercem liderança, são mais cobradas das mulheres do que dos homens.

“É mais provável que se coloque um homem despreparado em uma função de chefia do que uma mulher. E isso também é construído tanto pelo imaginário, pela ideia de que o homem é naturalmente um bom líder, quanto pela conexão e lealdade que esses homens têm com seus semelhantes”, afirma.

Folha Mercado

Receba no seu email o que de mais importante acontece na economia; aberta para não assinantes.

O levantamento aponta que a maioria das funcionárias não tem filhos, e as que são mães têm menor participação nos cargos de liderança, um indicativo de que a maternidade impacta na carreira das mulheres.

Rolim afirma ser comum que empresas evitem contratar funcionárias por medo de que engravidem e passem um período em licença. A licença paternidade, implementada por algumas empresas do setor, equipara as condições de trabalho e torna indiferente a contratação de homens ou mulheres, uma vez que ambos têm o direito, segundo ela.

A maioria das pessoas com deficiência ocupa cargos de assistente e auxiliar, seguidos da função de analista. Não foi identificada nenhuma pessoa com deficiência em cargo de chefia. Também há maior participação feminina em cargos de auxiliar e assistente (39%).

De acordo com Rolim, não é possível dizer que a maior concentração de pessoas pertencentes a grupos minorizados em cargos de analista tenha relação com preconceito, uma vez que cerca de 70 a 80% do setor é formado por funções operacionais.

Apesar disso, a maior parte dos profissionais LGBTQIA+ também está alocada nessas atividades. A todo, 68,8% deles atuam em cargos de analista enquanto 12,5% do grupo está em posições de diretoria e gerência —a maioria é formada por homens gays.

A diretora executiva da Brasscom acredita que os dados do levantamento podem mostrar pontos de melhoria. “Com esses dados, as empresas podem olhar para dentro de casa e implementar políticas que nos permitam deslanchar no setor de tecnologia. Quanto mais pessoas diversas, mais inovação a gente vai ter. Isso impacta na receita das empresas e faz com que tenham uma competitividade maior”, afirma.


Compartilhe isso:

  • Clique para compartilhar no Facebook(abre em nova janela) Facebook
  • Clique para compartilhar no X(abre em nova janela) 18+

Curtir isso:

Curtir Carregando...

Relacionado

Previous Post

Prefeitura do Rio revoga resolução que reconhecia práticas de matriz africana no SUS; 'retrocesso', dizem entidades

Next Post

Casa Darcy Ribeiro, em Maricá, terá debate com economistas – 31/03/2025 – Painel

Redação

Redação

Related Posts

Nintendo: Lucro aumenta 4% com sucesso do Switch 2 – 01/08/2025 – Mercado
Tecnologia

Nintendo: Lucro aumenta 4% com sucesso do Switch 2 – 01/08/2025 – Mercado

agosto 2, 2025
Livro defende uso militar da IA em nome do bem comum – 01/08/2025 – Mercado
Tecnologia

Livro defende uso militar da IA em nome do bem comum – 01/08/2025 – Mercado

agosto 2, 2025
Explorando as Tendências Tecnológicas que Moldarão o Amanhã
Notícias

Explorando as Tendências Tecnológicas que Moldarão o Amanhã

agosto 1, 2025
Starlink: internet grátis não vale para Brasil, diz Anatel – 01/08/2025 – Tec
Tecnologia

Starlink: internet grátis não vale para Brasil, diz Anatel – 01/08/2025 – Tec

agosto 1, 2025
Esther Dweck alerta para dependência digital do Brasil – 31/07/2025 – Mercado
Tecnologia

Esther Dweck alerta para dependência digital do Brasil – 31/07/2025 – Mercado

agosto 1, 2025
Receitas da Apple sobem no 2º tri com iPhone e China – 31/07/2025 – Mercado
Tecnologia

Receitas da Apple sobem no 2º tri com iPhone e China – 31/07/2025 – Mercado

julho 31, 2025
Cade investiga suspeita de monopólio da Microsoft na web – 31/07/2025 – Mercado
Tecnologia

Cade investiga suspeita de monopólio da Microsoft na web – 31/07/2025 – Mercado

julho 31, 2025
Amazon pagará US$ 25 mi ao New York Times para treinar IA – 31/07/2025 – Tec
Tecnologia

Amazon pagará US$ 25 mi ao New York Times para treinar IA – 31/07/2025 – Tec

julho 31, 2025
Associação de imprensa derruba site que violava barreiras de portais restritos para assinantes – 31/07/2025 – Tec
Tecnologia

Associação de imprensa derruba site que violava barreiras de portais restritos para assinantes – 31/07/2025 – Tec

julho 31, 2025
Por que empresa de bitcoin está de olho no Brasil? – 31/07/2025 – Tv Folha
Tecnologia

Por que empresa de bitcoin está de olho no Brasil? – 31/07/2025 – Tv Folha

julho 31, 2025
carregar mais
Next Post
Casa Darcy Ribeiro, em Maricá, terá debate com economistas – 31/03/2025 – Painel

Casa Darcy Ribeiro, em Maricá, terá debate com economistas - 31/03/2025 - Painel

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Trending
  • Comments
  • Latest
Como se proteger do golpe do boleto falso: dicas essenciais para não cair em fraudes financeiras

Como se proteger do golpe do boleto falso: dicas essenciais para não cair em fraudes financeiras

julho 17, 2025
Pobreza gourmet, tendência nos bares da zona oeste de São Paulo – 08/07/2025 – Cozinha Bruta

Pobreza gourmet, tendência nos bares da zona oeste de São Paulo – 08/07/2025 – Cozinha Bruta

julho 8, 2025
Homem é preso pelo ‘golpe da falsa imobiliária’; grupo prometia casa e fugia com o dinheiro

Homem é preso pelo ‘golpe da falsa imobiliária’; grupo prometia casa e fugia com o dinheiro

julho 25, 2025
Homem é preso por matar, esquartejar e cozinhar partes do corpo de amigo, que armazenava na geladeira, diz polícia

Homem é preso por matar, esquartejar e cozinhar partes do corpo de amigo, que armazenava na geladeira, diz polícia

julho 17, 2025
Primeiros data centers de IA no Brasil podem consumir mesma energia de 16 milhões de casas; conheça os projetos

Primeiros data centers de IA no Brasil podem consumir mesma energia de 16 milhões de casas; conheça os projetos

agosto 3, 2025
O que Trump quer é eleger Bolsonaro – 02/08/2025 – Elio Gaspari

O que Trump quer é eleger Bolsonaro – 02/08/2025 – Elio Gaspari

agosto 3, 2025
As 40 profissões mais impactadas pela inteligência artificial, segundo estudo da Microsoft

As 40 profissões mais impactadas pela inteligência artificial, segundo estudo da Microsoft

agosto 3, 2025
Datafolha: 71% veem Lula candidato; Alckmin ganha espaço – 02/08/2025 – Poder

Datafolha: 71% veem Lula candidato; Alckmin ganha espaço – 02/08/2025 – Poder

agosto 3, 2025

JASMIRA IMÓVEIS (038) 9.8831-0162

JASMIRA IMÓVEIS
JASMIRA IMÓVEIS: COMPRA, VENDA E ADMINISTRA
portalnardelazuoz.com.br

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

No Result
View All Result
  • Sobre nós
  • Notícias
  • Política
  • Educação
  • Esporte
  • Tecnologia
  • Mundo
  • Entretenimento
  • Música
  • Moda
  • Política de Privacidade
  • Formulário de Contato

© 2025 Todos os direitos reservados por Portal Nardel Azuoz Política de Privacidade.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
%d