O trabalho do Supremo Tribunal Federal é reprovado por 47% dos brasileiros, uma parcela levemente superior à dos que aprovam o desempenho da corte, que chega a 41%. Outros 12% não souberam ou não quiseram responder.
Os dados foram aferidos por uma pesquisa do instituto Nexus, realizada entre 14 e 20 de julho de 2025, com 2.021 entrevistados. A margem de erro é de dois pontos percentuais.
O STF está sob os holofotes no momento em razão do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados na suposta trama golpista.
A aprovação é mais alta entre pessoas mais velhas e de menor renda e escolaridade. Ela chega a 47% no segmento com mais de 60 anos e 51% no grupo com renda familiar de até 1 salário mínimo.
Por outro lado, a desaprovação é mais expressiva em perfis com maior renda e escolaridade. Entre quem tem ensino superior, 52% desaprovam a corte, parcela que chega a 58% nos que têm renda familiar de mais de 5 salários mínimos.
No recorte por regiões, a maior aprovação ao STF ocorre no Nordeste (53%), enquanto a menor se encontra no Sudeste (37%). Também há discrepâncias de gênero: 52% dos homens desaprovam o trabalho da corte, contra 42% das mulheres que têm visão negativa.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS