Antes da cotovelada, Raphinha chegou a levar perigo com um chute de esquerda de fora da área, após carregar a bola da ponta direita para o meio. Ele acabou substituído na metade do segundo tempo, dando lugar a Antony.
O segundo encontro de Raphinha com a Argentina foi em 21 de novembro de 2023, já como jogador do Barcelona. O Brasil perdeu de 1 a 0 com gol do próprio Otamendi, em jogo válido pela 14ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo 2026, no Maracanã. Na ocasião, a seleção verde e amarela foi derrotada pela primeira vez em casa na história das eliminatórias e ouviu gritos de “time sem vergonha” da torcida.
Raphinha foi titular da equipe, que tinha Fernando Diniz ainda como técnico interino. O atacante começou o jogo levando um cartão logo aos 14min, após acertar o rosto De Paul. Na sequência, foi um dos principais nomes do Brasil apesar da derrota, com boas jogadas e um chute perigoso. Deixou o campo aos 26min da etapa final para a entrada de Endrick.

Fala de Raphinha causa polêmica
Raphinha esquentou os ânimos para o jogo entre Argentina e Brasil, pelas Eliminatórias. O atacante da seleção brasileira foi questionado sobre o clássico em entrevista ao ex-jogador Romário.